4 Sinais de que a Bateria do seu Carro está Fraca

Bateria de carro sendo recarregada

Se existe uma situação que é desconfortável para qualquer motorista, é ter que lidar com um veículo que não liga. Pior ainda é quando isso acontece no meio da rua ou na hora de sair para um compromisso importante.

Nesse momento, antes de ficar com raiva do veículo, o motorista deve se perguntar como está a saúde da bateria do carro. Isso porque, na maioria das vezes em que o carro não pega, é sinal de que a bateria está fraca e precisa de uma alta carga de tensão para voltar a funcionar.

Se você já passou por isso, conhece bem o inconveniente da situação. Mas se você nunca ficou na mão com seu veículo, fique atento às dicas que preparamos para te ajudar a não enfrentar esse problema. A seguir, conheça 4 sinais de que a bateria do seu carro está fraca e não passe perrengue!

Como funciona a bateria do seu carro?

Antes de falarmos sobre os sinais que a bateria apresenta quando está fraca, vale a pena explicarmos o que é e como funciona este componente, que é essencial para o funcionamento de qualquer veículo.

Baterias comuns são compostas de óxido de chumbo (água e ácido sulfúrico) e são preenchidas com eletrólitos. No interior da peça, há placas negativas, positivas e separadoras, as quais possibilitam a passagem de corrente elétrica, além de evitarem a ocorrência de curtos-circuitos.

Duas funções básicas da bateria são: possibilitar o arranque do carro e fornecer energia aos componentes elétricos do veículo. Mais do que isso, este componente garante um isolamento térmico e, assim, protege os acessórios internos de qualquer tipo de ação mecânica.

Portanto, a bateria é de vital importância para o seu veículo. Sem ela, é o mesmo que não ter combustível no tanque, ou seja, o carro fica impossibilitado de andar.

4 sinais de que a bateria do seu carro está fraca

Primeiramente, é importante dizer que toda bateria tem um ciclo de vida, que dura em média 4 anos e que pode variar de acordo com as condições climáticas, o uso e outras variáveis. Por isso, além dos sinais abaixo, verifique também a data em que você trocou o componente pela última vez.

Vamos, então, aos principais sinais de que a bateria do seu carro está fraca.

1. O carro tem dificuldade para ligar

Motorista ligando carro

O sinal mais comum de que a bateria do carro está descarregando é a dificuldade que o motorista tem em ligar o veículo. Isso ocorre porque é justamente no momento de dar a partida no motor que a bateria é mais exigida. Sem carga suficiente, o motor de arranque não tem energia.

Normalmente, o inconveniente ocorre pela manhã. Quando isso acontece, é comum que o motorista vire a chave várias vezes até conseguir que seu carro funcione e ele possa sair para o trabalho ou outro compromisso.

Se isso ocorre apenas de vez em quando, significa que o problema pode não ser a bateria, mas o alternador, por exemplo. Porém, se você notar que isso acontece com frequência e que a demora para o motor pegar só aumenta, é sinal de que a bateria não vai nada bem e de que você precisa agir antes que ela te deixe na mão.

2. As luzes do carro estão fracas

Uma das funções da bateria é fornecer energia não só para os faróis, como também para as luzes do painel. Por isso, uma das formas de verificar a saúde da bateria do seu carro é observar a iluminação interna e externa do veículo.

Iluminação fraca, inconstante ou irregular são claros indicativos da carga inadequada da bateria. Isso significa que as luzes não estão recebendo uma quantidade suficiente de energia e que, por isso, não podem funcionar perfeitamente.

Se as luzes simplesmente não acendem, o problema deve estar no fusível ou na própria lanterna e não na bateria, cujo sinal comum está relacionado com falhas constantes na iluminação, tanto interna quanto externa.

3. Ocorrência do zinabre

Se você nunca ouviu falar em zinabre, chegou a hora de começar a se preocupar com ele. Também conhecido como azinhavre, nada mais é do que um resíduo esverdeado que se acumula nos polos da bateria e que pode ser facilmente observado.

A presença do zinabre é um claro sinal de alta oxidação dos polos do componente, já que este é composto por materiais corrosivos. Dependendo do grau de oxidação da peça, a situação pode ser preocupante e o alternador não é capaz de carregar perfeitamente a bateria, pois as conexões ficam impedidas.

A boa notícia é que, dependendo da gravidade, o problema pode ser resolvido em casa, apenas com a limpeza dos polos da bateria. No caso de oxidação mais grave, a única saída possível é a troca do componente.

4. O carro não liga em dias frios

Atire a primeira pedra quem nunca teve dificuldade de dar a partida no motor em dias de inverno. É uma situação extremamente comum, já que, nesse período, a umidade do ar, o frio e mesmo os faróis acesos logo pela manhã acabam desgastando a bateria do carro.

O que ocorre é que as reações químicas envolvidas na produção de energia elétrica pela bateria são facilitadas pelo calor. No frio, portanto, o processo é dificultado e o carro demora a ligar, ainda mais se o componente já estiver fraco.

O que prejudica a saúde da bateria?

Mecânico fazendo teste em carro

A vida útil da bateria é influenciada por diversos fatores. Saiba quais ações prejudicam a saúde do componente:

  • Deixar o rádio ligado quando o motor está desligado;
  • Esquecer os faróis acesos;
  • Deixar a chave na ignição sem necessidade e por muito tempo;
  • Problemas nos componentes elétricos do carro;
  • Ciclo de vida muito longo, ou seja, bateria muito antiga.

Lembre-se: caso você observe um ou mais dos sinais apresentados, é importante realizar um teste de bateria em uma loja, concessionária ou oficina autorizada do fabricante. Assim, você evita que ela te deixe na mão de repente, o que é uma situação desagradável e estressante. Também é uma forma de manter a saúde do seu veículo em dia.

Esperamos que essas dicas te ajudem a não passar mais perrengue com seu veículo. Mas se mesmo assim você precisar de uma mãozinha, conte com a Cadê Guincho. Fale conosco e encontre o guincho mais barato, rápido e perto de você!

Se você tem celular android, baixe o aplicativo de auto socorro mais bem avaliado do Brasil e dirija sem preocupações

Deixe um comentário