5 dicas para você aumentar a vida útil dos pneus do seu carro

Os pneus são sem dúvida uma das partes mais importantes dos nossos veículos, pois sua boa condição traz uma maior estabilidade e auxilia nas frenagens. O alto custo para substituição dos mesmos aumenta nossa preocupação quanto a durabilidade. Por este motivo listamos algumas dicas para que você aumente não só a vida útil dos pneus, mas também garanta uma viagem com qualidade e segurança.

Vida Útil dos Pneus

Quantos quilômetros dura um pneu?

Em média os pneus de boa qualidade duram cerca de 50 mil km rodados, porém isso pode variar por diversos fatores, como temperatura, condições do solo que se costuma conduzir o veículo e principalmente o cuidado que se tem para preservar os mesmos. Deixamos 5 dicas importantes para fazer com que os pneus do seu veículo durem mais.

Alinhamento e balanceamento dos pneus – Dica 01

Quando a direção do veículo está alinhada e o balanceamento está em dia uma série de problemas são evitados, com o carro fora do alinhamento ou com o balanceamento irregular o consumo de combustível pode aumentar, além de proporcionar um desgaste precoce do sistema de suspensão e acarretar na diminuição da vida útil do pneu.

Realize o rodízio regularmente – Dica 02

Mudar a posição dos pneus dianteiros com os traseiros faz com que o desgaste da borracha seja igual em todos eles. Não realizar o rodízio poderá reduzir o tempo de uso dos pneus que estão no eixo da tração do veículo, este eixo costuma desgastar mais a superfície da borracha pelo fato de ter uma ação mecânica maior.

Geralmente é recomendado que o rodízio dos pneus seja feito a cada 7 mil km rodados, porém o ideal é que você consulte o manual do seu veículo, pois isso pode variar por conta do peso do carro e pela determinação do fabricante.

No mesmo eixo, nada de usar pneus com desenhos diferentes – Dica 03

Utilizar dois modelos de pneus diferentes no mesmo eixo pode prejudicar o escoamento de água aumentando as chances de uma aquaplanagem. Por conta do alto custo dos pneus, muitos motoristas optam por comprar pneus diferentes quando encontram uma promoção. Os fabricantes recomendam que os 4 pneus do carro sejam do mesmo modelo, porém caso necessite utilizar pneus diferentes em seu veículo ao menos mantenha modelos iguais posicionados no mesmo eixo.

Desenho dos pneus

Mantenha os pneus calibrados – Dica 04

Calibre os pneus do seu carro quinzenalmente, essa é a frequência recomendada em condições normais, caso percorra grandes percursos durante o mês o ideal é que faça a calibragem a cada 500 km rodados.

Não é recomendado calibrar os pneus após ter conduzido o veículo por longos trajetos pois o calor interno altera o volume e a pressão dos gases. Portanto calibre os pneus quando os mesmos estiverem “frios”, o melhor momento seria após ter ficado parado por no mínimo 4 horas, ou que tenha rodado no máximo 3 km.

Cuidado ao estacionar – Dica 05

Estacionar o veículo com o pneu forçado em guias de calçada pode provocar rachaduras e furos nos pneus, além disso ao estacionar observe se não há produtos químicos no solo, pois óleo e solventes por exemplo, podem prejudicar a borracha.

Dica Extra – e o estepe?

Muitos motoristas se esquecem de calibrar o pneu reserva e na hora que mais precisam encontram um pneu sem condições de uso no porta malas, portanto sempre que calibrar os pneus do seu carro lembre-se de verificar a pressão do estepe.

Caso precise de auxílio para uma troca de pneu acesse o Cadê Guincho Online e encontre o profissional mais rápido e mais barato para te ajudar!

Deixe um comentário