6 itens de segurança que todo veículo deve ter

Ter um carro é sinônimo de facilidade para se locomover, seja dentro da própria cidade ou indo de uma cidade à outra, mas para que seja mais seguro dirigi-lo, são necessários alguns itens que contribuem para isso.

A seguir, vamos te contar quais os principais itens obrigatórios que todo automóvel deve ter. Confira!

1. Freios ABS

Freios abs

Desde o ano de 2014, este item se tornou obrigatório em todo o território brasileiro, os freios ABS (anti-block braking system) são um sistema eletrônico que têm a responsabilidade de impedir o travamento das rodas, quando há a necessidade de uma frenagem mais brusca.

De maneira resumida, ele possui sensores que aliviam a pressão das pinças dos freios, permitindo que o carro pare em um tempo menor. Além disso, deixa o controle do mesmo com o motorista, possibilitando que ele desvie de algo em seu caminho.

2. Sistemas eletrônicos EBD e BAS

Sistemas eletrônicos EBD e BAS

Trata-se de dois sistemas complementares entre si. O EBD é responsável pela distribuição da força entre os eixos da roda na hora de frear, enquanto o BAS é uma assistência que multiplica o esforço aplicado no pedal, garantindo mais pressão em um tempo menor.

3. Airbags

Airbags

Outro item que se tornou obrigatório para os automóveis fabricados no Brasil, no ano de 2014. Eles são bolsas de ar que se inflam em cerca de três centésimos de segundo, quando há algum tipo de colisão contra o veículo em questão.

O seu objetivo é proteger as pessoas no interior do carro, principalmente do choque contra materiais mais rígidos, como o painel, o volante, os vidros e a carroceria.

Portanto, é obrigatório ter dois airbags frontais, mas existem modelos que possuem opções laterais (a partir dos bancos), de cortina (a partir do teto) e de joelho (a partir do motorista).

4. Cintos de segurança com pré-tensionador

Cinto de segurança com pré-tensionador

Um dos mais conhecidos desta lista, os cintos de segurança com um pré-tensionador, são acionados quando o sistema identifica que uma colisão está prestes a acontecer, através de uma frenagem mais forte ou mesmo com a perda de aderência das rodas.

Ele é responsável por retrai-los, diminuindo o espaço existente entre o seu corpo e o assento, evitando que as pessoas se desloquem no interior do carro, fugindo do raio de ação do airbag.

5. Encosto de cabeça

Encosto de cabeça

Muitas vezes não percebemos que este é um item de segurança propriamente dito, mas o encosto para a cabeça é muito importante para a saúde dos ocupantes do veículo, principalmente quando ocorrem colisões traseiras.

Caso não haja, as chances de uma lesão na coluna cervical, conhecido como efeito chicote, aumentam consideravelmente, comprometendo a saúde da vítima no futuro.

6. Controle eletrônico de estabilidade

Controle eletrônico de estabilidade

Também chamado de ESP ou de ESC, tem como principal objetivo, evitar que o seu carro derrape em curvas ou desvios de trajetória e, consequentemente, perca o controle do veículo em si.

Os seus sensores são colocados nas rodas, direção e motor e, em caso de alguma adversidade, ele é acionado e faz as correções necessárias, reduzindo o torque do motor e a frenagem, por exemplo.

Esperamos que goste deste conteúdo, e se quiser contribuir, conte para nós nos comentários abaixo, qual item é indispensável para segurança do veículo 🧡

Deixe um comentário