Beber e dirigir: Quais as consequências e tolerâncias?

Copo com Whisky próximo a chave de carro

O consumo de álcool misturado com o volante vem sendo uma das principais causas de acidentes de trânsito nos últimos tempos – encabeçando as mais letais – e está aumentando o número de infrações a cada ano.

Entre 2019 e 2020, segundo o Detran, tivemos apenas no estado de São Paulo 551 mortes por embriaguez ao volante.

Uma pesquisa feita pelo Vigitel junto ao ministério da saúde no ano de 2018, em todas as capitais do Brasil 5,3% dos entrevistados admitiram já terem dirigido alcoolizados.

Desse modo, mesmo com tanta influência da mídia, investimentos em publicidade, ainda não é suficiente para fazer com que a totalidade das pessoas parem com essa prática e se conscientizem do perigo que estão correndo e causando a outros indivíduos na sociedade. 

Como mencionado na pesquisa acima, uma parcela considerável da população não considera tão perigoso dirigir alcoolizado.

E infelizmente é fácil citar pessoas do nosso convívio que sabemos que já dirigiram bêbadas alguma vez, e eventualmente há quem já pegou carona com um amigo ou até mesmo já voltou para casa bêbado depois de uma festança.

Dirigir embriagado é uma infração?

Malhete ao lado de um cinto de segurança de veículo

A resposta para essa pergunta é sim! Dirigir embriagado é uma infração gravíssima. 

No Brasil as leis de trânsito relacionadas à embriaguez ao volante têm tolerância zero. 

Se o indivíduo tiver qualquer concentração de álcool no sangue detectada, terá que pagar uma multa de R$ 2.934,70, seu carro será apreendido, ficará um ano sem CNH e terá 7 pontos na carteira por infração gravíssima que constitui como infração administrativa.

Já a infração criminal, (a penalização é maior do que a administrativa) pode ser aplicada ao condutor que estaria dirigindo de forma perigosa e inadequada visivelmente, causada pela influência de álcool.

Outra maneira de se constituir como crime é dada pela quantidade ingerida, a partir de 0,06 g/L começa a ser categorizado como crime passível de prisão, podendo levar o condutor de seis meses a três anos de reclusão e a suspensão ou proibição da permissão de dirigir um veículo automotivo.

Se o motorista for dado como embriagado após um acidente de trânsito que resultou em morte, ou que no caso seria considerado homicídio culposo, a pena aumentaria para 5 a 8 anos de reclusão condizente com a Lei 14071/20. 

Quanto posso beber se for dirigir?

A proibição de pegar no volante sob efeito de álcool todo mundo já conhece, mas você sabe quais são os motivos pelos quais a lei seca é tão dura e quais as penalidades cabíveis?

O consumo de bebidas alcoólicas mesmo em quantidades mínimas, já é capaz de prejudicar os reflexos, diminuir a atenção, danificar a memória, afetar a visão e causar confusão.

O excesso de confiança junto com a agressividade são alguns dos sinais presentes ao se ingerir bebidas alcoólicas em maior volume e já pode ser observado com 0,05g de álcool/L de sangue referente de 2 a 3 latinhas de cerveja.

Dessa forma, se misturar com o volante acaba por comprometer totalmente a direção segura, colocando em risco a segurança tanto de quem está dirigindo embriagado quanto do carona e dos outros carros na pista e pedestres nas vias.

Após beber, quanto tempo tenho que esperar para dirigir?

Após ingerir bebidas alcoólicas leva um tempo para que saia do nosso corpo, isso varia do organismo de cada pessoa, mas é necessário ficar atento porque ainda pode demorar até você poder dirigir novamente. 

Muitas vezes dependendo da quantidade e da bebida ingerida em uma noite, mesmo dormindo, no outro dia de manhã ainda pode haver resquícios de álcool no sangue e ser considerado embriaguez ao volante.

Quanto tempo o álcool fica no sangue?

Pessoa apontando para relógio de dentro de um carro

O tempo que se deve esperar para dirigir ou o tempo em que o álcool permanece no sangue varia do metabolismo de cada pessoa.

A média e o tempo aconselhado de espera é de 1 hora por dose, por exemplo, a cada copo de cerveja ingerido é uma hora a mais para poder dirigir, mas também varia de acordo com o teor alcoólico. 

O aconselhado por especialistas é que após beber, o tempo que se deve esperar para dirigir seria de pelo menos 12 horas após o consumo, para dirigir com segurança, e em consumo excessivo, são de até 24 horas.

Hoje em dia existem muitas opções para não ter que assumir o volante quando estiver sob efeito de álcool, confira alguns exemplos a seguir:

  • Pedir um carro em aplicativos de mobilidade;
  • Combinar um amigo ou pessoa da família para buscar o pessoal depois da diversão;
  • Se estiver de carro, é possível acionar um serviço de guincho através do aplicativo Cadê Guincho para que o veículo seja transportado em segurança.

O que não pode mesmo é dirigir após beber, porque já está mais do claro que a prática coloca não só a vida do condutor em risco, mas também a de muitas outras pessoas.

Deixe um comentário