CNH Digital: 5 dicas para fazer a sua

Mulher cadastrando a CNH digital

Vamos fazer um exercício. Pegue a sua carteira e conte quantos documentos possui dentro dela. RG, CPF, Carteira de Habilitação, Título de Eleitor, e, se você for homem, certificado de reservista. Sendo assim, sempre é bom carregar, por que não, a carteira de trabalho?

O Brasil possui uma série de documentos que não são necessariamente intercambiáveis entre si. É preciso ter todos em mãos para uma série de procedimentos legais. Nesse mesmo tempo, o mundo se encaminha para a unificação de informações, e o nosso país, acompanha o desenvolvimento.

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) já reúne uma série de informações que são uma mão na roda, e resolvem a maioria das situações. Mas e se, além disso, ela fosse digital para ter um acesso ainda mais facilitado?

A realidade é que já existe a CNH Digital desde 2017, que vem ganhando novas funções a cada atualização. Nesse conteúdo vamos falar tudo sobre ela, e como conseguir uma. Confira!

Documentos digitais e a CNH Digital

Carteira de habilitação física

É um fato, o mundo está cada vez mais abolindo os papéis para se tornar digital. No entanto, os documentos pessoais ainda enfrentam algumas restrições, tanto por parte do setor público que precisa se adaptar, e até mesmo a sociedade em geral.

No entanto, a CNH Digital possui a mesma validade que a carteira de habilitação física. Os agentes de trânsito possuem equipamentos específicos, que funcionam mesmo sem a internet, para identificar a autenticidade via QR Code, da mesma maneira que fariam com a cópia original.

A questão é que o seu aparelho precisa estar conectado à internet, ou a carteira ter sido previamente baixada para então ser utilizada como documento oficial.

Na verdade, a partir de 4 de janeiro de 2021, por meio da Resolução nº 809 do Contran, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos é gerado exclusivamente por meio eletrônico, e pode ser acessado pelo mesmo aplicativo.

Mas e como utilizar?

1. Baixando o Aplicativo

O primeiro passo para utilizar o aplicativo da CNH Digital, é preciso tê-lo baixado no seu celular. Visite a App Store do seu iPhone, ou o Google Play do seu celular Android para fazer o download.

Procure pelo nome “Carteira Digital de Trânsito” e verifique a autenticidade antes de realizar o procedimento. O nome correto do desenvolvedor é “Governo Do Brasil”. Tenha muita atenção para não informar os dados pessoais em aplicativos que simulam os canais oficiais.

2. Cadastro de conta

Homem conferindo documentos digitais

Há duas contas que precisam ser criadas, primeiro na plataforma oficial do governo. Essa página foi desenvolvida para atender a população através de diversos documentos eletrônicos, como a carteira de trabalho, portanto, você provavelmente já possui esse cadastro.

Caso seja o primeiro acesso no aplicativo da CNH Digital, após acessar com os dados do Gov.br, precisará preencher algumas informações mais específicas e escanear o QR Code que consta na carteira física.

Os documentos mais recentes, emitidos após 2017 já estão automaticamente na versão digital, então alguns passos podem ser reduzidos.

3. Identifique-se

Abrirá uma janela para um reconhecimento facial, que é fundamental já que se trata de um documento de identificação. O aplicativo irá dar as orientações, porém, é fundamental estar em um local bem iluminado, sem acessórios como boné e óculos, deixando o rosto completamente visível.

4. Crie a sua chave de acesso

Não há como prosseguir sem esse passo. O aplicativo irá exigir que você crie uma chave de acesso com quatro números. Utilize uma sequência que consiga lembrar, mas não seja óbvia, como data de nascimento ou senha de cartões.

Esse código será exigido todas as vezes que você quiser utilizar o documento digital.

5. Autenticação em dois fatores

Todos os serviços que estão sob o domínio de gov.br, fornecem a opção de autenticação em dois fatores. Essa é uma medida de segurança extra que pode te salvar de ter os documentos roubados.

Esse tipo de confirmação acontece da seguinte maneira. Todas as vezes que fizer login, será solicitado um código aleatório, que é enviado para o seu celular, e-mail, ou até mesmo pelo aplicativo do governo.

Esse endereço de envio é o segundo fator de autenticação, para garantir que é você mesmo que está acessando. Poderá escolher dentro da CNH Digital para onde o código deve ser enviado todas as vezes.

Preciso ter internet para usar a CNH?

Motorista com celular

Não é necessário ter acesso à internet para acessar a carteira nacional de habilitação no formato digital, conforme dito anteriormente. No entanto, o primeiro acesso é fundamental. É preciso baixar o documento, então ele ficará disponível dentro do aplicativo mesmo off-line.

Por outro lado, nunca se esqueça de sempre conferir a bateria antes de pegar o carro. Se você for parado e não tiver bateria, é multa e retenção do veículo sem desculpas.

E se o meu celular for roubado?

Essa é uma das dúvidas mais comuns quanto aos documentos digitais. Se o seu celular for roubado, você deve imediatamente ir até o Posto de Atendimento do Denatran, ou acessar o site para solicitar um bloqueio imediato do documento, isso irá colocá-lo sob aviso de roubo.

Se o criminoso foi parado pela polícia e apresentar esse documento, será identificado na mesma hora.

Tire proveito do digital

Foi-se o tempo em que os documentos precisavam ser todos carregados de um lado para o outro. Dentro do mesmo aplicativo é possível acessar o Certificado de Registro e Licenciamento Veicular, que funciona assim como a CNH Digital, basta baixá-lo uma vez, e estará sempre disponível.

Receba notificações

passageiro criando a sua CNH digital

Dentro do aplicativo, ainda, é possível acessar todas as infrações, separadas em duas categorias:

  • Por infrator, ou o dono daquele documento digital;
  • Por veículo, quando outra pessoa é multada no seu veículo;

Assim, você ganha mais controle e consegue se regularizar com mais facilidade.

Ainda, receberá notificações quando o Denatran iniciar campanhas de educação no trânsito, com uma aba exclusiva dentro do próprio serviço.

A digitalização de documentos está se tornando uma tendência. Faça já a sua carteira de habilitação digital e tenha todas essas facilidades na palma da mão.

Deixe um comentário