Não tenha medo de dirigir em dias chuvosos

Dicas para dirigir na chuva com segurança

Você sabe como dirigir na chuva? As condições adversas são fatores que podem prejudicar o ato de conduzir o veículo. O Tempo está entre elas, portanto ao dirigir em dias chuvosos o cuidado deve ser redobrado.

A chuva prejudica a real visão do condutor, podem ocorrer baixa aderência dos pneus às vias e há também a possibilidade de alagamento em vários pontos, aumentando assim a possibilidade de acidentes.

Estamos chegando no fim do ano e essa preocupação aumenta. Em dezembro a previsão é de chuva em muitas regiões como já é comum para o período do ano.

Dirigir em dias assim exigem muita cautela e várias ações que devem ser tomadas a fim de evitar qualquer transtorno. Por isso reunimos aqui no Blog Cadê Guincho algumas dicas para você dirigir com segurança em dias chuvosos. Afinal, todo mundo quer gastar o 13º com coisas legais. E não tendo que fazer manutenção por ter enguiçado o veículo.

Dirija com atenção.

Mantenhas as duas mãos ao volante, isso fará com que tenha maior controle de seu veículo.

Os pneus devem estar sempre em boas condições para evitar aquaplanagem. Mantenha os sulcos do tamanho correto e trafegue em baixa velocidade.

Mantenha distância segura do veículo a sua frente, evite freadas bruscas e não faça manobras arriscadas.

Boa visibilidade é essencial

Mantenha os vidros sempre limpos e verifique o nível de água do limpador. 

Conserve as palhetas do limpador de para-brisa em bom estado.

Utilize o ventilador ou ar condicionado e o desembaçador do vidro traseiro. Caso o veículo não possua estes recursos abra um pouco as janelas para o ar circular dentro do carro.

Acenda os faróis, mesmo durante o dia, utilize o farol baixo. Desta forma seu veículo ficará mais visível.

Caso a chuva esteja muito forte, o ideal é se abrigar em um local seguro.

Locais alagados

Transitar por trechos alagados é sempre muito perigoso. Procure rotas alternativas, caso não tenha o ideal é esperar baixar, nunca atravesse trechos com correnteza. Se for pego de surpresa, algumas atitudes podem ser tomadas:

  • Mantenha calma.
  • Atravesse devagar, mantenha uma velocidade constante e não pise no freio.
  • Caso outro veículo esteja passando em sua frente aguarde ele finalizar a travessia.

Importante: Se o carro “morrer” no ponto de alagamento, significa que misturou água com óleo, portanto não tente dar partida, pois pode entrar mais água no motor e o prejuízo ser ainda maior. Neste caso, ligue o pisca alerta e chame um Guincho para rebocar seu veículo até uma oficina de sua confiança. Se você não possui seguro em seu automóvel, conte com o Cadê Guincho para localizar os profissionais mais bem avaliados e com os menores preços de sua região.

Deixe um comentário