Como escolher a cor do carro novo

Para você que está em busca de um carro novo e tem dúvida sobre qual cor escolher, neste artigo você vai ver algumas dicas e vai saber quais as principais vantagens e desvantagens das cores dos veículos mais vendidos no Brasil.

As cores de automóveis mais vendidos são: prata, preto, cinza, vermelho e branco. Isso porque as pessoas, em sua maioria preferem os tons mais comuns.

O Branco listado entre as opções acima, há um tempo atrás não era tão queridinho assim, podemos dizer que havia certo preconceito, carro branco por ser em sua maioria táxi, devido a rodagem e a quantidade de passageiros que utilizavam o veículo sofria maior depreciação. Mas nos últimos tempos a venda desta cor cresceu e virou tendência.

Segundo estudo realizado pela Axalta Coating Systems, uma das maiores fornecedoras de tinta automotiva, o branco também caiu na graça dos brasileiros e atualmente é preferência de 29% dos motoristas ao redor do mundo. Quem quer sair do tradicional está na época de aproveitar, pois nos últimos tempos a paleta de cores oferecida pelas montadoras cresceu. Com isso é possível escolher entre: verde, azul, amarelo, dourado, laranja, marrom entre outras.

Acréscimo de valor pela escolha da cor do veículo

O comprador pode optar por pintura sólida, metálica ou perolizada. Lembrando que o tipo escolhido pode representar acréscimo de 4% do valor inicial da compra.

Sobre durabilidade virou mito a história que cores especiais duram mais. Há tempos a pintura original dos carros é feita em duas camadas e não em apenas uma como era antigamente nas cores sólidas, geralmente oferecidas em vermelho, preto e branco. Vale lembrar que mesmo entrando nesta categoria, a maioria das montadoras cobram a parte para entregar o carro em branco. Isso se deve a procura pela cor por parte dos compradores, é aí que entra aquela história: O aumento da procura, fez subir os preços mesmo o branco sendo uma cor sólida.

Para você entender a diferença sobre os tipos de pinturas, confira abaixo:

  • Pintura sólida contém apenas pigmentos de cores, ela é também conhecida como lisa.
  • Pintura metálica possui partículas de alumínio e deixa a pintura com um aspecto mais brilhante. 
  • Pintura perolizada possui partículas de pérola  e dependendo da luz dá efeitos de diferentes tonalidades.

Qual a cor de carro mais segura

Você já ouviu falar sobre isso?

Pois bem…a cor do seu atual ou futuro automóvel tem relação também com este quesito.

Segundo índices as cores claras proporcionam maior visibilidade na estrada reduzindo o risco de acidentes, e neste caso o branco está no topo da lista. Claro que este assunto é muito mais amplo que isso e merece um post especial no Blog, então vamos abordá-lo outro dia.

Durabilidade da pintura automotiva

Cor de carros

Em geral, independentemente da cor, para conservar a pintura do seu veículo alguns cuidados são de extrema importância. 

Lavar o carro o carro frequentemente com produtos adequados está entre o principal deles. Não deixar acumular poeira, barro, lama ou areia é essencial. E retirar rapidamente os dejetos de pássaros, pois eles possuem ácido corrosivo que mancham a pintura se permanecer sobre o veículo por um longo período.

Evite exposição excessiva ao sol.

E faça polimento e enceramento regularmente. Seguir essas dicas lhe ajudarão a conservar a lataria do seu veículo.

Deixe um comentário

dezessete − 6 =