Como fazer a manutenção da moto de maneira correta

Aplicativo de Guincho para Motos

manutenção da moto não é apenas questão de desempenho, mas de segurança. Garantir que seu veículo está funcionando perfeitamente ajuda a evitar acidentes que podem ser bem graves.

A boa notícia é que a manutenção da moto por vezes é mais barata do que a do carro. Além de ser econômica, vai ajudá-lo muito em longo prazo, pois você não vai gastar com consertos e sua moto ainda vai durar bastante. Então, continue lendo o post e confira algumas dicas bem simples de como fazer a manutenção da moto da melhor forma possível.

Tome todos os cuidados envolvendo o óleo

Realize a troca do óleo da sua moto no período correto

O óleo lubrificante é essencial para que as peças não se desgastem. Portanto, você precisa fazer a troca no período certo. A melhor dica é olhar no manual do veículo, pois lá você encontra o cronograma direitinho. Geralmente, isso é feito a cada revisão ou a uma quilometragem fixa.

Além do óleo, também é importante substituir o filtro. Afinal, não adianta trocar o óleo se o filtro está todo sujo. Por fim, quanto ao óleo, vale a pena conferir o nível do líquido semanalmente.

Fique de olho nas principais peças

Atenção aos cuidados com a corrente e disco de freio de sua motocicleta

Além do óleo, existem algumas peças que merecem cuidado especial. Por exemplo, a corrente, que também deve ser mantida bem lubrificada e ajustada. Esse é um procedimento simples, que é importante para aumentar a vida útil da peça.

Os pneus são outro bom exemplo. Sua calibração afeta praticamente todos os outros aspectos da moto, por conta do equilíbrio. O consumo de combustível, a segurança e a performance do motor são afetados pelos pneus.

Já os freios são, naturalmente, essenciais e você não precisa ser nenhum mecânico para verificar seu estado. Apenas ao olhar os discos você já consegue determinar o desgaste da peça. Caso o freio seja a tambor, esse é um processo mais delicado.

Cuidados no dia a dia e na direção

Siga essas dicas ao pilotar sua moto

Além das peças principais, é importante ter alguns cuidados no dia a dia que garantam o maior potencial da sua moto. Por exemplo, um erro comum e que causa um desgaste desnecessário é evitar pilotar com a mão na embreagem. Isso aumenta o desgaste da peça.

Outro ponto importante é o excesso de peso. Principalmente quem trabalha com entregas, pode carregar mais do que o recomendado, o que afeta negativamente os amortecedores. Se você se vê carregando muito peso, procure alternativas.

É claro que também vale a pena ficar de olho na estrada. As vias brasileiras estão longe de serem as ideais, e os buracos e lombadas podem acabar com a sua moto.

Leia o manual do veículo

Esse processo é chato?
A maioria pode dizer que sim.
Mas é importante?
Muito!

Então atenção: É o manual do veículo que tem todas as informações que você precisa para fazer a manutenção ideal da sua moto. Todos os cuidados com as peças que descrevemos acima são feitos com muito mais precisão se você lê o manual. É chato demais, mas é importante ler e fazer um resumo das principais informações.

Especialmente se você trabalha com o veículo, fazer a manutenção da moto da maneira correta é essencial. Com isso, você otimiza seu desempenho e maximiza a lucratividade. E mesmo para quem a usa de forma recreativa, o cuidado é uma forma de economizar e ter a melhor experiência possível.

Deixe um comentário

sete − 6 =