Como funciona o novo Rodízio em São Paulo?

A prefeitura da Cidade de São Paulo anunciou o novo rodízio no dia 07 de maio de 2020. A ampliação do Programa de Restrição ao Trânsito de Veículos Automotores (Rodízio de Veículos Municipal), funciona no seguinte formato:

  • Veículos com final de placa par, poderão circular apenas em dias pares.
  • Veículos com final de placa ímpar, apenas em dias ímpares.
    Confira a tabela abaixo:

A medida passou a valer desde a última segunda-feira, dia 11 de maio de 2020.

A restrição vale durante as 24 horas do dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados, independentemente do local de licenciamento do veículo, e diferente do rodízio tradicional que antes era apenas no centro expandido, o decreto atual passa a valer em todas as ruas da cidade de São Paulo.

Ficam excluídos da restrição de circulação os seguintes casos:

I – de transportes coletivos e de lotação, devidamente autorizados a operar o serviço;
II – motocicletas e similares;
III – táxis, devidamente autorizados a operar o serviço;
IV – de transporte escolar, devidamente autorizados a operar o serviço;
V – guinchos, devidamente autorizados a operar o serviço;

[Trecho replicado do Diário Oficial Cidade de São Paulo – Ano 65 – São Paulo, sexta-feira, 8 de maio de 2020 – Número 87]

Veja a lista completa de veículos autorizados a circular diariamente (independente do final de placa).

Qual o preço da Multa do novo rodízio de São Paulo?

O valor da multa é de R$ 130,16 e 4 pontos na CNH (carteira nacional de habilitação).
Será aplicado apenas uma multa por dia para o mesmo veículo, independente da quantidade de vezes que o mesmo esteve na rua no dia da restrição.

O rodízio é válido todos os dias do mês?

Enquanto a medida estiver em vigor, o rodízio não será válido apenas nos dias 31 de cada mês.  Neste dia, todos os veículos poderão circular sem nenhuma restrição. Nos demais dias deve-se seguir a regra: veículos com placa de dígitos final par, devem circular nos dias pares do mês. Veículos com placa de dígitos final ímpar, devem circular nos dias ímpares do mês.

Porque o rodízio mudou?

Segundo a Prefeitura de São Paulo, a medida do novo rodízio foi implantada com o objetivo de diminuir o fluxo de pessoas nas ruas para evitar a disseminação do coronavírus. A restrição de circulação de veículos é um regime emergencial e temporário, que segundo a prefeitura se soma aos esforços para combater o avanço da Pandemia da Covid-19 na Cidade.

O Cadê Guincho continua acompanhando as ações e resultados das estratégias impostas pelas prefeituras e governos dos Estados para trazer mais notícias e informações no Blog do Aplicativo Cadê Guincho.

Deixe um comentário