Como saber se um veículo possui Recall?

Notificação de recall de veículo

É importantíssimo saber se um veículo possui Recall, afinal, quando essa convocação é feita, o automóvel apresenta riscos que colocam a segurança no trânsito em péssima condição.

Não há dificuldade nenhuma em descobrir se o carro tem pendência com Recall, o processo de descoberta pode ser realizado em âmbito digital.

Quer entender melhor sobre esse assunto, certo? Continue acompanhando esse artigo atentamente para conhecer detalhes do Recall. Boa leitura!

Descubra se o veículo possui Recall

Entenda que há duas maneiras de saber se o automóvel possui Recall.

A primeira forma de descobrir essa informação é consultando a plataforma digital do Denatran, basta buscar pelo modelo do veículo e será identificado se esse carro deve passar pelo Recall.

Ademais, também é possível identificar a necessidade de Recall ao realizar a renovação do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, saiba que a convocação que se encontra em aberto e não atendida constará no CRLV.

Essa medida é nova, está em ação desde 2019, portanto, nem todos sabem da novidade.

Entenda que quando o condutor do veículo não atende o chamado da montadora dentro de 12 meses após o início da convocação, passa a ser obrigatório que a pendência de Recall seja avisada no documento conhecido como CRLV.

É uma forma do proprietário do veículo conseguir atender o pedido de Recall quando o seu automóvel se encontra com algum defeito de fábrica que deve ser resolvido.

É fundamental ter em mente que essa informação só estará no CRLV após um ano de chamado da fabricante e ainda não tenha sido solucionado o problema do carro.

Antes disso, o documento emitido do automóvel não vai constar essa informação, logo, só haverá como saber se um veículo possui Recall fazendo a consulta no site do Denatran.

Como retirar essa informação do CRLV? Entenda!

Para que a necessidade de Recall suma do CRLV será necessário que o condutor faça o conserto do problema causado na fábrica.

O processo estabelece que após o término dessa manutenção, a fabricante tem a responsabilidade de avisar o Sistema Renavam, sendo assim, o órgão tem o prazo de 15 dias para que o veículo seja retirado da lista de Recall.

Consequentemente, a emissão do novo documento do automóvel não apresentará mais a pendência de Recall.

Pesquisando o Recall no site do Denatran

Vários carros estacionados

Antes de 12 meses não é possível identificar a necessidade de levar o carro até a montadora pelo CRLV, portanto, só há como saber se um veículo possui Recall por meio de plataformas online do Denatran e do Senacon.

Seja pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), seja pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), a consulta do automóvel irá identificar ou não a pendência de Recall.

Ao acessar o site do Denatran do seu estado, basta disponibilizar o número do Renavam e do CPF do proprietário do carro.

No entanto, caso o Senacon seja utilizado, a pesquisa é feita na sessão de alerta de Recall, em seguida, o consultante faz o agendamento para ser atendido em canais que são fornecidos pela montadora e, obviamente, levar o automóvel até a concessionária.

Se atente nas notícias sobre o universo automobilístico brasileiro

Só é possível se manter informado sobre Recall no Brasil ao se atualizar com notícias sobre o universo de automóveis, pois, qualquer Recall é divulgado de forma massiva pela mídia.

A internet facilita encontrar notícias de Recall, seja de automóvel, seja de qualquer outro produto.

O portal do Ministério da Justiça, por exemplo, está sempre informando sobre os automóveis que precisam passar por esse processo.

Tem prazo para atender o Recall? Descubra!

Estacionamento com muitos automóveis

Embora seja difícil, muitos condutores acabam perdendo o chamado de Recall e deixam de levar o veículo até a fabricante, pois, “perdem o prazo”, entretanto, não há período para atender o Recall.

Saiba que qualquer fábrica e concessionário possui a obrigação de realizar o Recall durante toda vida útil do carro que necessita de reparos para os problemas causados durante a fabricação.

De forma geral, os anúncios vão estabelecer um prazo, que pode durar 180 dias, porém, como já explicado, não é possível definir períodos.

O propósito do Recall é evitar qualquer prejuízo à segurança e saúde do condutor, por esse motivo, enquanto o problema que foi responsável pela convocação persistir, o motorista tem o direito de exigir a solução para o risco ou a substituição da peça que apresenta defeitos juntamente ao fornecedor.

Isso indica que esse processo só vai acabar no momento em que o risco é totalmente solucionado do mercado de consumo, isso significa que o Recall só é finalizado quando 100% dos carros com defeitos são reparados ou trocados.

Mas vale lembrar da importância de enviar o veículo para realizar a manutenção necessária assim que souber da obrigatoriedade do recall, dessa forma o motorista garantirá sua segurança, dos demais passageiros e de todos envolvidos no trânsito.

O que deve ser feito quando é necessário passar pelo Recall?

Ao saber que um veículo possui Recall, o proprietário deve contatar o fornecedor e ir até o lugar indicado no aviso, portanto, esse reparo é feito no local que foi informado e normalmente até mesmo agendado antecipadamente.

É importante que isso seja seguido corretamente para que tudo dê certo, seja reparando o problema ou substituindo a peça que está com defeito, sem qualquer ônus.

Também é importante conhecer que este Recall não se limita a veículos que foram comprados de segunda mão, no Brasil ou no exterior.

Por que é importante atender o Recall?

Mecânico avaliando motor do veículo

A importância de saber se um veículo possui Recall é que o conserto do problema vai evitar qualquer prejuízo no trânsito, e risco à vida, pois o automóvel que circula com qualquer defeito de fábrica é um perigo gravíssimo e causa consequências sérias.

Logo, quanto mais cedo o Recall é atendido, melhor é para o motorista, pedestres e outros condutores.

O carro que atende o Recall terá o defeito resolvido diretamente pela montadora, sem custo algum, além da economia, o proprietário não deixa que seu veículo se desvalorize e a manutenção é mantida em dia.

Não se esqueça de que o Recall é um direito e responsabilidade do motorista, justamente por esse motivo é importante saber se um veículo possui Recall e atender essa convocação.

Esteja sempre alerta e mantenha as manutenções em dia para garantir a segurança de todos.

Conheça a solução Cadê Guincho para motoristas sem seguro.

Deixe um comentário