Cuidados essenciais ao dirigir em dias chuvosos

Veículo em uma estrada em um dia chuvoso

Pilotar um carro é uma sensação deliciosa e, não à toa, a maioria das pessoas não vê a hora de tirar a carteira de motorista e ter o próprio veículo. Porém, alguns momentos também podem ser delicados e, sempre, a atenção precisa ser máxima.

Um exemplo de situação mais difícil é o momento de dirigir em dias chuvosos. Neste momento é de extrema necessidade de alerta, porque as ruas ficam escorregadias, a visibilidade diminui e, além da atenção na própria direção, ainda é preciso redobrar os cuidados referentes aos demais carros e pedestres na via.

Portanto, fica evidente a necessidade de que alguns cuidados extras, e extremamente essenciais, sejam tomados neste contexto. Motoristas podem até conhecê-los e aplicá-los ao máximo, mas nunca é demais incentivar as precauções.

Por isso, neste conteúdo separamos alguns cuidados essenciais para o momento de dirigir em dias chuvosos. Com estas dicas, o leitor poderá se sentir mais seguro, tornar a própria viagem melhor e, ainda, zelar pelo bem-estar de todos que dividirem as vias com ele em momentos de pista molhada.

Diminuição da velocidade e uso do para-brisas

Motorista dirigindo na chuva

Para começar, dois conselhos básicos, mas bastante relevantes. Em dias chuvosos, não dá para pensar em acelerar ou usar a velocidade normal da pista, como se fosse um dia de sol. Automaticamente, é preciso ter em mente que o trajeto vai ser mais lento e isso só ajuda na segurança.

Reduzir a velocidade é o primeiro cuidado. Isso porque a pista molhada pode gerar situações de aquaplanagem, por exemplo. E, a partir do momento em que perde o contato com o solo, o carro fica incontrolável. Soma-se a isso a baixa visibilidade, comum nestes dias, e acidentes podem acontecer. Portanto, primeiro cuidado: diminuir drasticamente a velocidade.

Além disso, é importante acionar os dispositivos que são feitos, justamente, para estes tipos de situação. No caso, estamos falando dos para-brisas. A ferramenta existe, justamente, para limpar o vidro e melhorar a visibilidade.

Sabemos que alguns motoristas relutam em usar, acreditando que atrapalha ou não é necessário. Ou porque pode riscar o vidro do carro. Mas, em dias de chuva, é um cuidado necessário.

Dependendo do volume de água, a solução não será completa. Mas, pelo menos, é melhor que deixar a água acumulada em uma região tão importante. Afinal, não é possível enxergar um palmo à frente se a chuva estiver muito intensa e o para-brisa não for usado para, minimamente, limpar os vidros.

Mantenha a distância dos demais carros e não busque manobras ousadas

Cada um tem um estilo de dirigir. Alguns gostam de ficar mais perto dos demais carros para passá-los quando abrir uma chance. Outros são mais cautelosos. Porém, em dias chuvosos, é necessário seguir um padrão mais conservador para evitar riscos.

O principal é tentar manter a máxima distância possível. Sabendo que a situação neste tipo de contexto é mais imprevisível, com pista molhada e escorregadia e com menor visibilidade de todos, dar uma maior margem para todos os veículos é o ideal. Não encostar demais no carro da frente é um cuidado necessário.

E, para completar, evitar manobras mais ousadas. Não dá para tentar ultrapassagens, a menos que a pista esteja claramente aberta para isso e tudo possa ser feito sem uma aceleração exagerada, como já explicamos no tópico anterior.

Mas, ao máximo, é preciso ter o cuidado de não arriscar manobras. Isso vale para a própria segurança e, claro, para diminuir o risco do próximo, das pessoas que estejam no carro ao lado. Ou seja, o comportamento na pista molhada precisa ser mais cauteloso, pelo bem maior.

Uso de farol baixo

Veículos na estrada com chuva

Aqui, além de um cuidado, trata-se também de uma dica e, até mesmo, de uma recomendação dos órgãos e regulamentos que zelam pela boa qualidade e segurança na direção, como o CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Estamos falando do uso de farol baixo.

É importante gerar melhor iluminação em dias chuvosos, isso é um fato. O que muitos acabam fazendo errado é acionar o farol alto, acreditando que isso ajudará mais. Não é por mal, mas a verdade é que, no fim, quem faz isso atrapalha, em vez de auxiliar.

O brilho do farol alto, refletido nas gotas de água que caem, pode criar um reflexo forte, o que acaba diminuindo a visibilidade das vias e dos demais carros e pessoas na rua. Por isso, o cuidado aqui é a utilização de farol baixo, pois este não causa este efeito de reflexo com a água e, ao mesmo tempo, ajuda em parte na melhoria da visualização do que está em volta.

Se necessário, pare!

O último cuidado essencial que passamos aqui é, ao mesmo tempo, uma dica: se a chuva ficar muito forte, seja racional e entenda se a melhor opção não é simplesmente parar por algum tempo.

Escolher um lugar seguro e encostar o carro é um cuidado que, mais do que essencial, pode ser necessário. Claro, isso precisa ser bem pensado para que o local em que o veículo pare não traga outros riscos, lembrando a questão da invisibilidade.

Porém, se a direção ficar perigosa, este cuidado pode ser estritamente necessário em dias chuvosos. É importante lembrar, também, de não parar em locais que muitos carros possam passar ou que existam árvores perto, já que o vento também pode gerar problemas. Para parar, escolha um lugar totalmente seguro.

Estes são, portanto, alguns dos principais cuidados quando falamos em direção em dias chuvosos. Muitas vezes, não há o que fazer, sendo necessário sair e dirigir neste contexto. Para que a segurança seja completa, portanto, redobrar a atenção, em todos os tópicos que citamos, é uma boa opção para que tudo dê certo e nada aconteça.

Criar formas de minimizar riscos é essencial, como vimos neste texto. Porém, nem sempre estamos livres de imprevistos com nosso carro, não é? Para isso, a Cadê Guincho tem a solução.

Melhor aplicativo de guincho do mercado

Somos uma solução completa para o mercado de autossocorro. Com nossa plataforma, é possível acionar o melhor serviço de guincho, a toda hora e local, sempre que necessário. É possível receber a melhor ajuda, escolhendo a opção desejada. Não dá para ficar sem este serviço, então faça o download do aplicativo e tenha a Cadê Guincho sempre ao seu lado.

Deixe um comentário