Descarte irregular de lixo agrava o número de enchentes

O que causa enchentes? Temos o fator natural, onde muitos centros urbanos tem uma forte recorrência de chuvas, principalmente em épocas específicas do ano. Com a intensidade dessas chuvas, as galerias pluviais que são os sistemas de escoamento subterrâneos não comportam a capacidade de água e acabam gerando inundações. E mesmo que de forma natural ainda há a influência do homem, pois como a pavimentação o solo não absorve da mesma forma a água e o lixo jogado nas ruas entopem então os bueiros (que dão acesso às galerias) e causam as enchentes.

A falta de infraestrutura e o descarte irregular do lixo provocam um aumento nas enchentes e nas tragédias gerando muitos prejuízos aos cofres públicos e aos cidadãos. Mas então quais são as ações que estão sendo feitas para a diminuição das enchentes e como iremos reverter essa situação? Confira a seguir.

Falta de infraestrutura causa enchentes

Como evitar as enchentes?


Uma das maneiras é pela pavimentação e asfalto sustentáveis, que são permeáveis, diminuem os impactos ambientais e funcionam como um sistema de drenagem. Ele permite a drenagem da chuva e sua captação, de maneira a levar para as galerias pluviais mais facilmente, além de ser mais seguro para os motoristas, sendo mais aderentes, reduzindo as chances de aquaplanagem e absorvendo menos calor. 

Outra forma que podemos identificar é o planejamento urbano e com saneamento básico, com o crescimento das cidades podemos ver que muitas ruas e bairros estão mal planejados, isso acaba com que não exista uma pavimentação propicia a permeabilização, aumentando as chances de novas áreas das cidades já estarem com problemas de enchentes. 

Mas até antes de se evitar as próprias enchentes é necessário evitar alguns dos perigos que elas trazem, hoje no Brasil temos centenas de milhares de pessoas que vivem em situações de risco que muitas das vezes acabam desabrigadas. 

Lixo no lugar correto

O lixo descartado de forma incorreta muitas das vezes pode contribuir com as enchentes, sem a conscientização das pessoas em relação a importância da reciclagem e do impacto que o lixo tem no meio ambiente, muito desse lixo acaba sendo descartado na rua de maneira incorreta. Apenas na cidade de São Paulo são realizadas mais de 20 mil limpezas por ano em bocas de lobo e bueiros, chegando a retirar mais de 400 toneladas de lixo todos os dias. Grande parte desse lixo são garrafas, sacolas plásticas, entre outros materiais que são recicláveis.

Lixo jogado na rua entope bueiros

Como os rios afetados pelo lixo causa enchentes

Os rios sentem os impactos do lixo gerado pelo ser humano, não é apenas nas ruas das cidades que temos problemas com a quantidade de lixo e materiais jogados de forma inadequada. Quando o lixo chega ou é jogado no rio, ele acaba por se alojar no fundo, contribuindo com o fenômeno natural de assoreamento. Dessa forma, aumenta o nível do rio, dificultando o percurso natural e gerando alagamentos e enchentes nas épocas de chuva. Dentro da cidade de São Paulo vemos como a situação de alguns rios é alarmante, no rio Tietê foi retirado mais de 800 toneladas de lixo e no rio Pinheiros foi tirado uma média de 4 mil toneladas em um ano, grande parte dos materiais retirados eram recicláveis. 

Rio com lixo

Qual a situação das enchentes no Brasil? 

Nos últimos 20 anos tivemos mais de 2500 mortes por enchentes no Brasil e hoje ainda temos mais de 300 mil pessoas em áreas de risco segundo a Defesa Civil, tudo isso se dá a falta de investimentos em soluções, essa falta de investimentos e inovação na área pública em relação a enchentes e infraestrutura já vem sendo um ponto importante de preocupação há quase um século, se pegarmos os números históricos, onde 63% dos pontos de alagamentos hoje em São Paulo eram os mesmos 90 anos atrás, acaba sendo um descaso com a população tantos anos com o mesmo problema na maior cidade do país.

O país ainda necessita de muita infraestrutura e inovação para o crescimento das cidades, apenas com investimentos em limpezas de rios, em engenharia e com a conscientização da população podemos reverter alguns danos que já foram causados e diminuir a média de enchentes para os próximos anos.  

Contribua com sua cidade e com o meio ambiente 💚
Descarte o lixo corretamente o lixo 🧡
Campanha de conscientização Cadê Guincho #JogueLixoNoLixo

Deixe um comentário