Na próxima sexta-feira (4), será celebrado, no Brasil e no mundo, o Dia Mundial de Combate ao Câncer.
E esta data, estabelecida em 2005 pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), tem como objetivo aumentar a conscientização e a educação mundial a respeito dessa grave doença que atinge milhões de pessoas todos os anos.
Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer afeta mais de 15 milhões de pessoas no mundo anualmente, sendo uma das principais causas de morte na população brasileira.
Por isso, falar sobre o assunto, disseminar informações e agir de forma preventiva, são recomendações extremamente importantes que a população em geral deve seguir.
A importância do Dia Mundial de Combate ao Câncer
Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que estão relacionadas ao crescimento anormal e desordenado de células.
E devido a esse crescimento irregular, as células acabam invadindo órgãos e tecidos do corpo humano, formando tumores que, dependendo da agressividade, podem se espalhar para outras regiões do corpo.
Por isso, é de suma importância que ações e iniciativas como o Dia Mundial de Combate ao Câncer sejam estabelecidas, para que, assim, toda a sociedade discuta este assunto e, principalmente, ajude a controlar essa doença que tira a vida de milhões de pessoas ao redor do mundo.
O que causa o câncer?
O câncer é uma doença que não possui uma causa única.
Ele pode acontecer tanto por conta de causas internas (condições imunológicas, hormonais, mutações genéticas e histórico familiar, por exemplo), quanto por causas externas (presentes no meio ambiente).
Porém, vale destacar que a grande parte dos casos de câncer que acontecem no Brasil e no mundo, são devidos a causas externas, ou seja, à hábitos e ao estilo de vida que as pessoas têm.
Sendo assim, é de suma importância dar muita atenção ao que fazemos e ao que deixamos de fazer em nossa rotina, pois certos hábitos e escolhas podem influenciar tanto positivamente quanto negativamente o aparecimento do câncer.
Como prevenir o câncer: hábitos e cuidados essenciais
Alimentação saudável
O que você come ou deixa de comer em seu dia a dia, pode impactar vigorosamente a sua saúde – tanto para o bem quanto para o mal.
Sendo assim, para prevenir o câncer e evitar outros problemas de saúde, é fundamental que você mantenha uma alimentação saudável.
Ou seja, em sua rotina, procure montar pratos coloridos na hora de fazer refeições, invista em frutas, legumes, verduras, grãos, hortaliças e alimentos frescos, e evite/reduza o consumo de produtos industrializados e ultraprocessados.
Dê preferência a alimentos ricos em antioxidantes, fibras, minerais e vitaminas.
Agora, para saber o que, de fato, é o melhor para a sua alimentação, recomendamos que você marque uma consulta com um nutricionista, pois apenas esse especialista poderá fazer indicações com base no seu perfil, idade, peso, etc.
Atividade física
Manter o corpo em movimento é algo extremamente importante para cuidar da saúde física e mental, e também para evitar doenças e problemas de saúde.
Por isso, em sua rotina, não deixe de praticar uma atividade física.
O ideal é que você se exercite de três a cinco vezes por semana, e por pelo menos trinta minutos diários.
E para tornar esse hábito mais simples e fácil em seu dia a dia, procure fazer uma atividade que você goste, que te dê prazer.
Isso porque, um erro que diversas pessoas cometem em relação à atividade física, é fazer algo que não gosta ou que não se identifica – o que, com o tempo, faz com que muitas delas desanimem e desistam.
Nem todo mundo gosta de malhar, de ir para a academia, por exemplo. E não tem nenhum problema nisso.
Portanto, se esse for o seu caso, procure fazer uma outra atividade, como caminhar, correr, nadar, dançar, andar de bicicleta, jogar bola com os amigos, etc.
O importante é evitar a obesidade e o sedentarismo. Procure manter o peso corporal adequado.
Exames
Cuidar da saúde e evitar doenças como o câncer, também está muito associado a frequência que você vai ao médico e realiza exames.
Isso porque, tendo esse acompanhamento regular, você estará sempre informado e atualizado sobre a sua saúde, e poderá iniciar tratamentos e cuidados, caso algum problema seja observado.
Um erro que muitas pessoas cometem é procurar o médico somente quando já estão com muita dor ou se sentindo muito mal. Nesses casos, a situação além de ser grave, pode dificultar a cura.
O câncer, mesmo se detectado e tratado em estágios iniciais, possui muito mais chances de cura do que se for diagnosticado tardiamente.
Portanto, não negligencie a ida ao médico. Ao longo do ano, marque consultas, faça exames e check-ups, e acompanhe a sua saúde mais de perto.
Além disso, vacine-se, especialmente contra o HPV e a hepatite B.
Evite cigarro e bebida alcoólica em excesso
Até aqui, você conferiu hábitos e cuidados importantes que você deve ter em sua rotina para prevenir o câncer e evitar outros problemas de saúde.
Agora, além de adotar esses hábitos e cuidados em seu dia a dia, é essencial que você evite, de todas as formas, fumar.
Isso porque, o cigarro, além de aumentar de maneira considerável o risco de câncer, pode causar: asma, bronquite crônica, infarto, impotência sexual, envelhecimento precoce, entre outros diversos problemas.
Só para você ter uma ideia, a mortalidade para o câncer de pulmão entre fumantes é 15 vezes maior do que entre pessoas que nunca fumaram, segundo dados do INCA.
Então, se você fuma, é hora de parar. E se você não tem esse hábito, continue assim.
Além disso, como outro cuidado importante para prevenir o câncer, evite bebidas alcoólicas em excesso. Se for beber, beba pouco, com moderação.
E agora que você sabe mais sobre essa doença e o que deve fazer (e evitar) para preveni-la, compartilhe este artigo com seus familiares, amigos e pessoas próximas, e conscientize-os sobre o Dia Mundial de Combate ao Câncer!
Vamos fazer com que essa mensagem produzida especialmente pela Cadê Guincho, chegue a cada vez mais pessoas.