Como transportar cachorro no carro com segurança?

Cachorro dentro de uma cadeirinha no carro

Inúmeras pessoas têm animais de estimação e muitas delas os consideram como um filho ou uma filha. Por conta disso, quando vão viajar, fazer um passeio no shopping, no parque ou outro tipo de atividade, desejam levar o bichinho com elas. Agora, você sabe qual é o jeito certo de transportar o cachorro no carro? Ter o entendimento sobre essa questão é fundamental para evitar riscos e maiores problemas. Ademais, é uma forma de proporcionar mais segurança a todos.

Portanto, se você quer saber como transportar o cachorro no carro corretamente, confira, com atenção, as informações a seguir!

Vamos lá?

Como transportar o cachorro no carro corretamente?

Geralmente, levar o cachorro até o carro não é uma tarefa que costuma ser muito difícil. Você o conduz até uma das portas do veículo, abre-a e o coloca para dentro. Simples, não é mesmo?

Porém, para transportar o seu bichinho corretamente, com cuidado, segurança e respeitando as leis, é necessário se atentar a mais alguns pontos.

Descubra a seguir quais são eles!

Preze pelo conforto do animal

Como sabemos, o trânsito, muitas vezes, é um ambiente barulhento, cansativo, estressante e caótico. E da mesma forma que você é afetado por ele, o seu amigo canino também pode ser.

Sendo assim, o primeiro ponto que você deve dar atenção ao transportar o cachorro no carro é prezar pelo conforto dele — o que não quer dizer deixar ele solto, livre para fazer o que quiser.

O que você precisa verificar é de que maneira ele se sente melhor, mais confortável e menos estressado. Alguns cães se comportam bem na caixa de transporte. Já outros lidam melhor com o cinto próprio para cachorros. 

Portanto, o ideal, inicialmente, é fazer testes e ir acostumando o cachorro. Para isso, procure levá-lo em alguns trajetos mais curtos. 

Algumas voltas no quarteirão, por exemplo, que durem 5-10 minutos, já o ajudarão a se familiarizar com o ambiente e a situação. Depois, com o tempo, você passa a aumentar as distâncias percorridas.

Faça teste com as soluções disponíveis no mercado

Pegando gancho com o que foi dito acima, é importante que você faça alguns testes utilizando as soluções disponíveis no mercado. Desse modo, você poderá verificar qual opção o seu bichinho se adapta melhor.

Conforme citado, há a caixa de transporte. Embora haja opções de diferentes tipos e tamanhos, ela é mais adequada para cães pequenos. O assento/cadeirinha para cães também é uma opção para animais desse porte.

Além delas, há dois tipos de cintos próprios para cachorro: um mais simples, que se encaixa no plugue comum do cinto, e outro que tem uma espécie de colete que envolve o corpo do animal.

Há ainda uma opção tipo tirolesa, a qual é esticada um fita entre as duas alças de teto presentes na parte traseira do veículo. Nessa alternativa, o cão fica ligado a essa fita, o que permite mais mobilidade a ele.

Por fim, vale destacar que existem ainda as grades/telas divisórias. No caso, elas ficam posicionadas nas laterais e entre o banco de trás e a parte da frente do veículo.

Não deixe o cachorro solto

Cachorro dentro do carro

Muitas pessoas mantêm os seus cães soltos no carro para deixá-los livres, a vontade e menos estressados. Porém, se você deseja realizar um transporte seguro, não faça isso.

Afinal, quando soltos, os cães podem tirar a sua atenção, atrapalhá-lo e, por conta disso, ocasionar acidentes. Dessa forma, tanto você quanto ele e outras pessoas podem sofrer graves consequências — o que, claro, ninguém deseja.

Portanto, não deixe o bichinho solto. Transporte-o em uma caixa de transporte, na cadeirinha ou assento, ou com o cinto de segurança canino — sempre no banco de trás, vale ressaltar. 

Essas são as formas corretas de transportar o animal com segurança ao cair na estrada com ele.

Proteja o carro

Além de dar atenção ao modo como o cachorro será transportado, é importante pensar em como proteger o seu carro.

Afinal, cães são imprevisíveis. Além dos pelos que costumam soltar, eles podem, por exemplo, fazer suas necessidades no banco ou no tapete do veículo, babar, rasgar o estofado ou, ainda, vomitar porque passaram mal.

Nesse contexto, é essencial utilizar algum tipo de capa, manta ou lona para proteger os bancos e o veículo de modo geral.

Mantenha a temperatura adequada

Assim como nós, os cães tendem a ficar incomodados se o ambiente no veículo estiver muito quente ou muito frio.

Sendo assim, tenha atenção para manter a temperatura interna do carro controlada. Em dias de muito calor, por exemplo, é interessante ligar o ar-condicionado para manter o ambiente mais agradável.

Tenha atenção com as leis de trânsito

Cachorro dentro do carro

Por fim, outro aspecto que você precisa considerar ao transportar o cachorro no carro são as leis de trânsito. Isso porque, se elas não forem respeitadas, você pode acabar sendo autuado.

Há dois cenários principais que resultam nesse tipo de consequência: deixar o cachorro ficar com a cabeça para fora na janela e levá-lo no seu colo ao dirigir.

Por mais que o seu cachorro goste de tomar um ar na janela do carro, isso não é permitido pela legislação brasileira. 

No caso, trata-se de uma infração grave, prevista no artigo 235 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que resulta em uma multa de R$ 195,23, além de 5 pontos na carteira.

Da mesma forma, você também pode ser penalizado se o seu cão estiver no seu colo ou entre as suas pernas enquanto estiver dirigindo. 

Trata-se de uma infração média, prevista no artigo 252 do CTB, que gera uma multa de R$ 130,16 e 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

Por último, ainda no artigo 252, vale ressaltar que cães também não podem ser transportados na caçamba de caminhonetes ou picapes.

Portanto, para evitar esses e outros problemas, respeite as leis de trânsito, ok?

Ao longo deste artigo, você conferiu os principais pontos relacionados a como transportar o cachorro no carro com segurança e de forma correta. Sendo assim, não deixe de aplicar o que aprendeu no próximo passeio que fizer com seu bichinho.

E se você tiver alguma outra dúvida sobre o assunto, comente abaixo para podermos esclarecê-la!

Deixe um comentário