Impactos dos acidentes de trânsito no Brasil

Acidente de carro na via

Dia 25 de setembro é o Dia Nacional do Trânsito, uma data importante para alertar e conscientizar motoristas, motociclistas, pedestres etc. a respeito dos cuidados e da segurança nesse tipo de ambiente. E, pensando nisso, resolvemos abordar no artigo de hoje um assunto muito relevante: os impactos dos acidentes de trânsito.

Isso porque o número de acidentes de trânsito no Brasil é bastante elevado e isso, claro, acaba gerando diversos impactos e consequências para as pessoas, para a cidade e também para o meio ambiente.

Portanto, veja a seguir alguns dados, informações e reflexões importantes que envolvem esse assunto. Como você verá, ainda há muito a ser feito!

Acidentes de trânsito no Brasil: principais consequências

De acordo com o Anuário 2021, divulgado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), 5.381 pessoas morreram em 64 mil acidentes de carro que aconteceram no ano passado (isso apenas em rodovias federais).

No Brasil todo, segundo dados do RENAEST (Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito), mais de 880 mil acidentes de trânsito aconteceram em 2021 e, desse total, 21.545 pessoas vieram a óbito.

Além disso, de acordo com o Global Status Report on Road Safety, o Brasil é o terceiro país com mais mortes no trânsito em todo o mundo, ficando apenas atrás da Índia e da China (países altamente populosos e com um trânsito muitas vezes caótico).   

Ou seja, com base nesses dados é possível observar o quão arriscado e problemático ainda é o trânsito em nosso país. 

Por isso, investir em ações, campanhas educativas, como Maio Amarelo, e eventos é fundamental para chamar a atenção da população e conscientizá-la para que o trânsito seja um lugar melhor e mais seguro.

A seguir, separamos para você as principais consequências e impactos dos acidentes de trânsito no Brasil. Veja!

Impactos na saúde, integridade física e fatalidades

Mulher chorando com a perna machucada com um carro quebrado atrás

Acidentes de trânsito, dependendo da intensidade e da gravidade, podem gerar diversas consequências que impactam a saúde e a integridade física das pessoas.

Por exemplo, há casos em que uma vítima pode perder um membro ou precisar passar por uma amputação depois, há situações em que os acidentados sofrem queimaduras sérias, fraturas, sequelas, lesões que podem resultar em paraplegia etc.

E esses são apenas alguns exemplos que envolvem pessoas que tiveram consequências de um acidente e continuam vivas.

Em outras situações, infelizmente, o acidente pode ser fatal e, assim, a pessoa acaba perdendo a vida. 

Por conta desses e outros casos, um outro tipo de impacto é gerado e é sobre ele que nós falaremos a seguir.

Emocional, psicológico, doenças e seus impactos

Imagine como é para uma pessoa que sofreu um acidente de trânsito e perdeu um membro, como um braço ou uma perna. Ou ainda, imagine como é para um indivíduo que, após um acidente, ficou paraplégico.

São situações muito difíceis, complicadas, delicadas e que, naturalmente, podem afetar o lado emocional/psicológico dessas pessoas — sem contar que, muitas vezes, elas não são as únicas impactadas.

Por exemplo, imagine como fica o aspecto mental de uma criança que perdeu os pais em um acidente de carro. Imagine o quão abalada ela pode ficar e como o seu crescimento/desenvolvimento pode ser prejudicado.

Por conta de situações como essas, as pessoas podem desenvolver quadros de depressão, ansiedade, estresse agudo e distúrbios.

Além disso, as pessoas envolvidas podem ficar traumatizadas, com medo e receio, por exemplo, de ter que dirigir de novo ou até mesmo de se locomover por meio de um automóvel.

Alta demanda em leitos hospitalares

Como você viu nos dados que apresentamos mais acima, inúmeros acidentes acontecem em nosso país anualmente. E claro, quando acontecem, as pessoas precisam ser socorridas.

E como o número de acidentes é alto, a consequência é que haja uma alta demanda (e às vezes, sobrecarga) em leitos hospitalares.

Isso porque as pessoas acidentadas precisam ser cuidadas, tratadas, passar por exames e cirurgias e, em diversos casos, ficar internadas durante um certo período, que pode durar alguns dias, semanas ou até mesmo meses.

Implicações econômicas

Dinheiro em nota em cima de uma mão

Outro impacto dos acidentes de trânsito no Brasil são as diversas implicações econômicas que eles geram.

Por exemplo, em caso de um acidente que não resultou em perda total do veículo, será necessário arcar com os reparos do automóvel (caso não haja seguro), com o guincho para retirá-lo do local etc.

Além disso, dependendo do caso, pode ser necessário arcar com multas, punições, indenizações etc.

Pode haver também gastos com hospital (caso não tenha um plano de saúde que cubra todos os procedimentos e tratamentos), pode haver gastos com remédios etc.

Além do mais, pode haver ainda implicações econômicas ligadas ao trabalho. Por exemplo:

  • Se você é funcionário de uma empresa, terá que faltar/ficar afastado e, assim, o seu serviço será comprometido;
  • Se você é autônomo ou dono de uma empresa e um de seus colaboradores tiver que se ausentar por causa de um acidente, os resultados do negócio poderão ser afetados;
  • Se você trabalha no segmento de transporte de cargas e sofrer um acidente (ou um de seus funcionários), haverá diversos prejuízos;
  • E se você trabalha sozinho, por conta própria, os seus ganhos também poderão ser afetados.

Por fim, vale ressaltar que ainda há as implicações econômicas ligadas a cidade. Afinal, dependendo de como foi o acidente, um poste, um semáforo, um muro, uma árvore, um estabelecimento, por exemplo, podem ter sido afetados e isso, claro, gera um custo.

Ajude o trânsito a se tornar um lugar melhor e mais seguro

Ao longo deste post você conferiu os diversos problemas e impactos dos acidentes de trânsito no Brasil.

Por isso, faça a sua parte e incentive outras pessoas para que façam o mesmo de modo a tornar o trânsito um lugar melhor e mais seguro.

Então, respeite as leis de trânsito, pratique uma direção defensiva e esteja sempre atento, seja como motorista, motociclista e ciclista, seja como pedestre, pois para que os acidentes em nosso país diminuam, é fundamental ter um esforço conjunto. 

Todos precisam ter mais cuidado, atenção, respeito e consciência. Só assim conseguiremos melhorar!

Deixe um comentário