Tudo que você precisa saber para blindar seu carro

Entenda como funciona para blindar um veículo, quais são os custos e qual deve ser a blindagem ideal para o seu carro.

Blindar Carro

Como é feita a blindagem?

Quando é realizada a blindagem, são retirados quase que por completo os componentes do veículo, deixando apenas o motor e o painel. No momento de remontar o carro, deve ser grande a atenção e o cuidado para que o veículo mantenha as características originais de fábrica. É explicito que este trabalho é muito delicado e requer experiência. Portanto escolha uma empresa competente e responsável para realizar este serviço.

Consulte se a empresa tem todas as autorizações e licenças que regulamentam o setor, pois um Certificado de Registro precisará ser emitido. Este CR (certificado de registro) é emitido pelo Exército, que precisa receber os documentos do proprietário e do veículo para análise, o processo de emissão demora cerca de 30 dias. Este registro é pessoal, portanto em caso de transferência do veículo o novo proprietário precisará emitir seu próprio CR.

Níveis de proteção e blindagem

Existem vários tipos de proteção e elas variam de acordo com o calibre dos disparos que a mesma pode suportar. Listamos os níveis abaixo:

Blindagem Nível I

Esta é a proteção mais básica do mercado, a mesma resite a disparos de armas com calibre .32 e .38.

Blindagem Nível II e II-A

Estes dois níveis, suportam os mesmos calibres do nível I e além disso resistem a disparos de calibres maiores como 9 mm e revólver .357.

Blindagem Nível III-A

É o nível mais usado no mercado atualmente. Ela é quatro vezes mais resistente que a Nível I e suporta disparos de todas as armas de mão, inclusive submetralhadoras e Magnum 44.

Blindagem Nível IV e V

Este é o nível de blindagem mais resistente que existe no Brasil, os mesmos são aplicados em carros fortes e veículos de transporte de valores.

Blindagem Nível VI

Veículos de transporte de autoridades internacionais e chefes de estado utilizam essa blindagem, a mesma suporta minas terrestres, granadas e até mesmo armas químicas.

Blindar Carro

Qual o valor para blindar o carro?

A Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin) afirma que a média de preço para blindar um carro é de 45 mil reais, tudo por conta da complexidade do serviço, nível de compromisso e duração do processo. Mas claro que esse valor é o médio, dependendo do Nível desejado pelo dono do carro o valor do investimento pode variar.

Em qual carro a blindagem é mais barata?

As pequenas picapes, como Saveiro e Fiat Strada por exemplo, são os veículos em que a blindagem fica com um investimento de menor custo. O preço médio para esses veículos é de R$ 40 mil.

Em resumo quanto maior o veículo, maior será o preço da proteção, e isso ocorre pois carros grandes necessitam de uma quantia superior de material a ser aplicado.

Quais a desvantagens da blindagem?

Carros blindados ficam com um peso maior do original, portanto o desgaste do sistema de suspensão e o consumo de combustível podem aumentar em uma média de 20%.

Revisões periódicas devem ser feitas, isso acarreta em custos extras, e além disso caso haja algum acidente com o carro, o mesmo precisa ter o serviço de funilaria executado pela blindadora, para garantir que a proteção fique em condições seguras. Portanto eventuais reparos de funilaria serão mais caros do que em veículos convencionais.

A blindagem e a segurança

Sem dúvidas um veículo blindado proporciona uma maior segurança para o motorista e os passageiros, aliás estamos em um país que segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública 557 mil veículos foram roubados ou furtados no ano passado, isso significa que o Brasil tem 1 carro roubado ou furtado a cada minuto.

Infelizmente essa proteção ainda é para poucos, pois o custo da instalação da blindagem e revisões além do aumento no consumo de combustível inviabiliza esse investimento em segurança para a maioria dos brasileiros.

Se você precisar transportar seu veículo até uma blindadora acesse nosso sistema online, e faça seu orçamento: Orçamento de Guincho Online.

Deixe um comentário