5 dicas para o motorista colaborar com o meio ambiente

O trânsito tem uma grande influência na poluição global pela alta emissão de carbono feita pelos veículos. Mesmo com tantos danos gerados pelo trânsito é possível praticar uma direção sustentável, causando menos prejuízos ao meio ambiente e sendo até uma boa alternativa economicamente.

Para isso é necessário que alguns comportamentos da hora de dirigir sejam revisados, com algumas das dicas que você vai ver a seguir já é capaz de fazer parte dessa prática e de fazer a diferença.

1. Não jogue lixo pela janela

Em hipótese alguma jogue lixo pela janela, não importa se é apenas plástico ou um papel, qualquer tipo de material pode levar meses ou até anos para se decompor, dessa forma, podendo prejudicar o solo, chegar aos rios e até causar enchentes nas cidades, apenas em São Paulo são retiradas mais de 400 toneladas de lixo das bocas de lobo todos os dias.

Motorista jogando lixo na rua

Precisamos sempre ter uma lixeira de carro no câmbio do veículo, ela que servirá como local apropriado para descarte desses materiais e assim ao parar em algum local esvaziá-la em uma lixeira. Essa simples ação contribui com o meio ambiente e ainda ajuda a manter o veículo mais limpo e organizado. 

Lixeira de câmbio para carro

2. Considere realizar lavagem de carro a seco

Forma sustentável de lavar um veículo

Hoje podemos optar por formas mais sustentáveis na hora de lavar os nossos veículos, de maneira que reduza o gasto com água, ajudando o seu bolso e colaborando com a preservação do meio ambiente. Para isso podem ser utilizadas algumas técnicas, mas a mais adotada é a da lavagem a seco com produtos como cera carnaúba e pano de microfibra. 
Cera carnaúba
A cera carnaúba é o mais usado e indicado para esse tipo de lavagem, com tecnologia que faz com que a sujeira amoleça em um processo de cristalização, tornando a limpeza do veículo fácil e eficiente, ela por fim cria uma barreira de impermeabilização e proteção da pintura.
Pano de microfibra
O pano de microfibra é essencial no processo, ele retira a cera e toda a sujeira do carro, para uma limpeza eficiente é orientado o uso do pano com sardas para uma melhor remoção da sujeira.  

Essa é a melhor opção para lavagens a seco, podendo economizar até 600 litros de água que são gastos em uma lavagem normal, assim reduzindo para quase 0, dessa forma acaba por preservar um recurso natural e evita desperdícios.  

3. Sempre que possível utilize transporte alternativo

Pessoas compartilhando veículo

Sempre que escolhemos andar de transportes públicos como metrô, ônibus ou até de carona diminuímos a emissão de gases. Isso se dá pela maior quantidade de ocupantes concentrados em um mesmo veículo, o número de gases emitidos seria relativamente o mesmo, se compararmos o transporte e um carro privado, mas dessa forma evitamos emitir gases poluentes com vários veículos, para emitir apenas com um transporte onde acaba com uma média de poluentes transmitidos por pessoas muito menor.

A melhor opção para o meio ambiente e muitas vezes para o nosso bolso é o transporte compartilhado, diminuir todos os dias a emissão de gases per capita e economizar são essenciais para a nossa situação atual, tornando dessa forma o trânsito mais sustentável.

4. Mantenha a manutenção do veículo em dia

A melhor maneira de garantir o desempenho, conservação e minimização da emissão de gases poluentes do veículo é com as manutenções e com atenção aos pneus, quando ocorre algum problema mecânico no motor ou em qualquer parte do sistema de um carro isso pode causar uma emissão de gases poluentes nocivos e a forma de evitar isso é com as manutenções em dia e até manutenções preventivas, assim diminuímos a probabilidade de qualquer falha e maior porcentagem de emissão de gases poluentes. É sempre importante ficar de olho na calibragem dos pneus, o ideal é realizá-la a cada 15 dias, pois se a pressão dos pneus ficar abaixo do recomendado pelo fabricante o veículo terá um desgaste maior e um aumento considerável no consumo de combustível.

5. Pratique a eco condução

Eco condução é uma prática de direção onde o motorista opta por maneiras mais sustentáveis e econômicas ao dirigir, a forma que o veículo é conduzido afeta diretamente na quantidade de poluentes emitidos e no gasto de combustível.

Considere dirigir de maneira adequada e mantenha a manutenção do veículo em dia. A condução, sempre que realizada de maneira consciente, favorece o meio ambiente, a economia pessoal e tem ligação direta com a segurança de todos.

Deixe um comentário