Como contribuir com o trânsito sendo pedestre

Pessoas atravessando pela faixa de pedestre

No dia 8 de agosto, é celebrado o Dia do Pedestre, tanto aqui no Brasil quanto em outras partes do mundo também.

E trata-se de uma data de suma importância para lembrar que, não só motoristas, motociclistas e ciclistas devem ter cuidados e consciência no trânsito, mas os pedestres também.

Por isso, ao longo deste artigo nós trouxemos algumas reflexões, dicas e orientações para que o trânsito seja cada vez mais seguro por parte de quem está a pé, caminhando e circulando todos os dias pelas ruas do país. Veja!

Como contribuir com o trânsito sendo pedestre

Muito se fala sobre os cuidados que pessoas que dirigem devem ter no trânsito, como respeitar os limites de velocidade e as sinalizações, evitar mexer no celular enquanto está conduzindo, não dirigir embriagado, dar seta, etc.

Porém, nós, como pedestres, também precisamos ter atenção, certos cuidados e comportamentos para contribuir com o trânsito e torná-lo um lugar mais seguro e menos arriscado.

Sendo assim, para isso, é muito importante que você siga as dicas e orientações que separamos a seguir!

Pedestres devem ter atenção em todo o ambiente que o cerca

A primeira dica é algo mais geral: preste atenção em todo o ambiente que o cerca. Ou seja, ao sair da sua casa e caminhar pelas ruas, fique sempre alerta, ligado ao que está ao seu redor.

Afinal, isso é importante não só para evitar acidentes, mas também possíveis riscos de furtos e roubos. 

Infelizmente, muitos criminosos se aproveitam da distração dos pedestres para pegar seus pertences.

Rua movimentada de pedestres

A princípio, pode parecer óbvio falar sobre isso, mas utilizar a faixa de pedestres é algo fundamental para evitar problemas no trânsito.

O que acontece, muitas vezes, é que para “cortar caminho” e ganhar tempo, muitas pessoas atravessam em qualquer lugar, sendo que nem sempre é um local seguro e bem sinalizado. 

Consequentemente, isso pode gerar acidentes, como atropelamentos. Por isso, para evitar essa situação, use sempre a faixa de pedestres.

Certifique-se que foi visto antes de atravessar

Outra dica importante para contribuir com o trânsito sendo pedestre, está relacionada ao tópico anterior.

Quando for atravessar uma rua, certifique que você foi visto pelos motoristas, motociclistas e ciclistas.

Isso porque, mesmo estando na faixa de pedestres, por pressa, falta de atenção ou irresponsabilidade, uma pessoa que está dirigindo pode não parar para você atravessar — o que, claro, pode ser um grande risco para sua integridade.

Portanto, ao colocar o pé na faixa de pedestre, olhe se as pessoas que estão dirigindo viram você e começaram a reduzir a velocidade.

Tenha cuidado com o celular e o fone de ouvido 

Frequentemente muitos pedestres ao estarem nas ruas, costumam utilizar o celular e/ou o fone de ouvido, por exemplo, para ouvir uma playlist, um podcast, uma mensagem de áudio etc.

Porém, isso pode ser um grande risco, afinal, ao fazer isso, você não está totalmente atento ao trânsito e ao que está a sua volta. Portanto, tenha cuidado com esses dois itens ao andar pelas ruas. 

Isso porque, caso um motorista ou um motociclista que esteja indo na sua direção, por exemplo, buzine, você pode não ouvir e não ter tempo suficiente de reação.

Então, se precisar, por exemplo, ouvir um áudio, mandar uma mensagem pelo celular ou ligar para alguém, encoste em um canto, na calçada, e faça isso.

Tal cuidado, inclusive, é importante para não ser alvo de criminosos. Como já dissemos, os bandidos aproveitam a distração dos pedestres para assaltar e furtar.

Além de perder o seu celular, o bandido pode limpar as suas contas bancárias, pois o aparelho estava desbloqueado.

Evite atravessar na frente de um ônibus

Outro cuidado importante que você deve ter como pedestre, é não atravessar na frente de um ônibus quando descer dele.

Isso porque, como este veículo é grande, os motoristas que estão passando pela via podem não vê-lo na hora de atravessar, você acaba ficando “escondido”.

Por conta disso, caso você atravesse na frente do ônibus, o motorista pode vê-lo tardiamente, não tendo tempo de reagir e frear. Consequentemente, você pode ser atropelado.

Cuidado com as garagens

Todo motorista, ao sair da garagem de sua casa, precisa ter cuidado e atenção para verificar se não tem ninguém passando no momento.

Porém, como pedestre, você não deve depender apenas da prudência do motorista. 

Então, ao passar por garagens, observe se não tem nenhum veículo saindo. E caso tenha, espere que ele saia totalmente para prosseguir a sua caminhada (a menos que o motorista veja você, pare e sinalize que você pode seguir).
Às vezes, motoristas desatentos, com pressa e/ou dando ré, podem não vê-lo e, por conta disso, gerar um risco para a sua integridade física.

Tenha calma e paciência

Pedestres atravessando a rua conversando

Muitos pedestres e motoristas não são muito tolerantes no trânsito e, qualquer coisa, mesmo que pequena, pode virar uma discussão, um xingamento, uma ofensa e, em situações mais sérias, casos de violência.

Por isso, para evitar esses e outros acontecimentos desagradáveis, tenha calma e paciência no trânsito. 

Às vezes, o motorista pode ser iniciante, pode estar com algum tipo de problema, etc. Não tem como você saber. 

Portanto, não saia gesticulando e querendo brigar com todo mundo. Evite confrontos e comportamentos agressivos.

Olhe a rua ao atravessar e respeite a sinalização

Por fim, separamos duas orientações que você já deve saber, mas que não podem ficar de fora.

Primeiro, olhe para os dois lados ao atravessar (mesmo que a rua tenha apenas um sentido), afinal, nunca se sabe se um motorista pode estar na contramão.

E segundo, respeite a sinalização. Portanto, espere o semáforo fechar para os motoristas, motociclistas, etc. para que então você possa atravessar na faixa de forma segura.

Pronto para contribuir com o trânsito sendo pedestre?

E então, o que você achou das nossas dicas e orientações especiais em homenagem ao Dia do Pedestre? Elas foram úteis, te ajudaram? Comente abaixo.

Além disso, caso tenha algum outro conselho que não abordamos sobre o assunto e que você considere importante, diga-o no espaço de comentários. Assim, você pode ajudar mais pessoas!

Deixe um comentário