Como a falta de atenção é perigosa no trânsito

Motorista dirigindo e mexendo no celular

Fator humano é o principal causador de acidentes no trânsito.

Mexer no rádio, pegar algo no banco de trás, utilizar o celular são só alguns dos exemplos que desviam a atenção do motorista por alguns segundos e podem ocasionar acidentes e gerar uma fatalidade.

Por isso, é importante se atentar a cada detalhe.

Não prestar atenção na seta, na distância para o veículo da frente, no semáforo, ou nas sinalizações de trânsito são alguns dos exemplos da falta de atenção e que tem um grande impacto no trânsito.

Entenda nesse artigo como a falta de atenção devido a falha humana pode causar acidentes e prejudicar muitas vidas.

Fator humano causa perigo no trânsito 

Acidente de trânsito

Segundo informações dadas pelo Observatório Nacional de Segurança Viária 90% dos acidentes são caudados por falhas humanas.

Não é apenas a falta de atenção que entra no fator humano, existem muitas outras ações causadoras de infrações no trânsito que vem totalmente do lado humano, como por exemplo:

  • A falta de sinalização correta enquanto dirige ou não dar seta;
  • Não respeitar as sinalizações de trânsito;
  • Beber e dirigir;
  • Realizar ultrapassagens indevidas;
  • Andar em velocidade alta não correspondente com a velocidade da via.

Estas são apenas algumas das atitudes que podem causar acidentes de trânsito todos os dias e são caracterizadas como fator humano.

Apenas no ano de 2019 a falta de atenção e a violação das leis de trânsito geraram uma média de 50% dos acidentes nas rodovias brasileiras, o que gerou mais de mil mortes, além de mais de 20 mil feridos.

Você sabia que se um motorista desviar a sua atenção da via por 2 segundos a uma velocidade de 50km/h ele poderá percorrer até 25 metros sem perceber?


Com a prática de uma direção segura e responsável, tomando decisões com consciência já podemos reduzir muitos dos acidentes que vemos diariamente nas rodovias do país.

Como informado acima uma média de até 90% dos acidentes são ocasionados por fator humano, 5% são causados por motivos adversos como irregularidades na pista, causas naturais como fortes chuvas, granizo, fumaça entre outros. E os 5% restantes vêm de falhas no veículo, que muitas vezes também podem ser evitadas se houver manutenções preventivas nos automóveis o que acaba voltando ao fator humano.

Seja consciente, dirija com atenção e responsabilidade.

Deixe um comentário