8 tecnologias para caminhões e veículos pesados

Pessoa segurando um tablet com vários caminhões atrás

A cada ano que passa, surgem novos equipamentos e dispositivos no mercado automotivo — inclusive, tecnologias para caminhões e veículos pesados.

Hoje, a indústria automotiva está muito mais moderna e evoluída, disponibilizando soluções que tornam os veículos mais eficientes, seguros e sustentáveis. 

Diante desse contexto, confira neste post 8 tecnologias para caminhões e veículos pesados. Como você verá, elas proporcionam diversos benefícios tanto para os motoristas quanto para seus automóveis e o trânsito em geral. Acompanhe!

Quais são as 8 principais tecnologias para caminhões e veículos pesados?

1. Computador de bordo

O computador de bordo é uma tecnologia que permite monitorar diversas informações sobre o veículo em tempo real. 

Por meio de sensores, ele coleta dados como consumo de combustível, quilometragem, velocidade média, temperatura do motor e pressão dos pneus. 

Essas informações são exibidas em uma tela no painel de instrumentos, fornecendo ao motorista uma visão completa a respeito do desempenho e estado do seu veículo. 

Além disso, esse tipo de computador pode alertar motoristas sobre possíveis problemas mecânicos, contribuindo para a manutenção preventiva e reduzindo o risco de falhas.

2. Sistema de roteirização

Outra tecnologia para caminhões e veículos pesados que vale ser mencionada é o sistema de roteirização. Isso porque ele é de grande utilidade para o planejamento de trajetos.

Por meio de algoritmos avançados, esse sistema considera diversos fatores, como distância, tráfego, restrições de carga e regulamentações, para determinar a melhor rota a ser seguida. 

Isso ajuda a reduzir o tempo de viagem, economizar combustível e aumentar a eficiência operacional. 

Ademais, vale ressaltar que o sistema de roteirização pode oferecer informações em tempo real sobre o trânsito e possíveis obstáculos. Assim, os caminhoneiros podem tomar decisões mais adequadas durante um percurso.

3. Retrovisores digitais

Além do computador de bordo e do sistema de roteirização, mais uma tecnologia para caminhões e veículos pesados são os retrovisores digitais, uma evolução dos retrovisores convencionais. 

Em vez de espelhos físicos, eles utilizam câmeras de alta resolução instaladas na parte externa do veículo, transmitindo imagens em tempo real para telas localizadas no interior da cabine. 

Dessa forma, é possível ter uma visão ampla e clara dos arredores do veículo, eliminando eventuais pontos cegos e melhorando a segurança de todos.

4. Direção autônoma

Imagem simulando dois caminhões na estrada com direção autônoma

Dando andamento à lista de tecnologias para caminhões e veículos pesados, nós não podemos deixar de falar sobre uma das soluções mais inovadoras para automóveis desse tipo — a direção autônoma.

Esse tipo de direção permite que o veículo seja capaz de se deslocar de forma independente, sem a necessidade de intervenção constante do motorista. 

Para isso, sensores, câmeras e sistemas de inteligência artificial são utilizados para detectar e interpretar o ambiente ao redor do veículo. Desse modo, possibilita que ele tome decisões e execute manobras de forma segura. 

A direção autônoma promete reduzir o risco de acidentes, aumentar a eficiência operacional e proporcionar uma experiência de condução mais relaxada.

5. Motores elétricos

Outra tecnologia para caminhões e veículos pesados (e que já é mais conhecida pelos motoristas) são os motores elétricos. 

Embora sejam mais populares em carros e motos, vale destacar que eles estão ganhando cada vez mais espaço em caminhões e veículos pesados. Em especial, devido aos benefícios que oferecem, como:

  • eficiência energética;
  • redução das emissões de gases poluentes;
  • baixo ruído.

Essa tecnologia utiliza energia elétrica armazenada em baterias para alimentar o veículo, eliminando a necessidade de combustíveis fósseis. 

Além disso, os motores elétricos são conhecidos por seu alto torque, o que os torna interessantes para veículos que exigem força e potência.

6. Motores movidos a GNV ou GNL

Relacionado ao item anterior, vale saber que os motores movidos a Gás Natural Veicular (GNV) ou a Gás Natural Liquefeito (GNL) são outra opção sustentável que as montadoras estão investindo para caminhões e veículos pesados. 

Inclusive, nós publicamos aqui em nosso blog um post falando sobre o Scania movido a gás — um caminhão que funciona por meio desse combustível (vale a pena conferir o conteúdo depois).

7. Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC)

Em sétimo lugar na lista de tecnologias para caminhões e veículos pesados está o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), um sistema que auxilia na estabilidade e segurança do automóvel. 

Essa solução monitora constantemente o comportamento do veículo, detectando desvios de trajetória e ajustando a potência do motor e a frenagem de cada roda de forma independente para evitar derrapagens e capotamentos. 

O ESC é especialmente importante para caminhões e veículos pesados, pois esses automóveis têm uma tendência maior a sofrerem instabilidades devido ao seu peso e tamanho.

8. Freio de emergência

Por fim, encerrando a lista de tecnologias para caminhões e veículos pesados, temos o freio de emergência, uma solução primordial em termos de segurança.

O freio de emergência é uma solução que atua como um sistema adicional de frenagem, sendo acionado automaticamente em situações inesperadas e repentinas. 

O seu funcionamento ocorre por meio de sensores que detectam uma possível colisão e acionam os freios de maneira automática e instantânea, ajudando a reduzir a velocidade do veículo e evitar acidentes. 

Essa tecnologia é particularmente importante para veículos de grande porte, que têm uma capacidade de frenagem mais limitada. O freio de emergência proporciona uma proteção adicional para o motorista, para as cargas e outras pessoas na via.

Quais são os benefícios dessas tecnologias?

Como você viu acima, existem diferentes tecnologias para caminhões e veículos pesados e elas podem proporcionar diversos benefícios. Veja a seguir os principais!

Eficiência operacional

Caminhoneiro dirigindo

Muitas dessas tecnologias apresentadas ao longo do artigo visam melhorar a eficiência operacional dos caminhões e veículos pesados. 

Por exemplo, o sistema de roteirização ajuda a otimizar as rotas, reduzindo o tempo de viagem e economizando combustível. 

Já os motores elétricos e a utilização de GNV ou GNL contribuem para a redução dos custos de combustível e a diminuição das emissões de gases poluentes.

Segurança 

Outro benefício importante que essas tecnologias podem proporcionar refere-se à segurança, uma preocupação constante para quem atua nesse setor. 

As tecnologias como o Controle Eletrônico de Estabilidade, o freio de emergência e a direção autônoma ajudam a prevenir acidentes e colisões, proporcionando maior segurança para os motoristas, passageiros e demais usuários das vias.

Redução de custos

Além da eficiência operacional e da segurança, muitas dessas tecnologias contribuem para a redução dos custos operacionais de caminhoneiros e empresas de transporte. 

Isso porque a utilização adequada de computadores de bordo, por exemplo, permite o monitoramento, diagnóstico e um controle mais preciso dos gastos com combustível, manutenção e desgaste dos veículos. 

Ademais, o sistema de roteirização permite estabelecer trajetos de forma mais estratégica e eficiente.

Sustentabilidade ambiental

A preocupação com o meio ambiente tem ganhado cada vez mais relevância, e as tecnologias para caminhões e veículos pesados também têm acompanhado essa tendência. Basta observar o uso crescente de motores elétricos, GNV e GNL.

Condução autônoma

A direção autônoma é mais um benefício para quem dirige um caminhão ou outro veículo pesado. Isso porque essa tecnologia além de aumentar a segurança nas estradas, pode auxiliar na redução da fadiga do motorista, no aumento da produtividade e na otimização do uso da frota.

Melhoria na experiência do motorista

Por último, outro benefício que vale ser mencionado sobre as tecnologias para caminhões e veículos pesados é que elas ajudam a melhorar a experiência dos motoristas. 

Afinal, o uso de computadores de bordo, retrovisores digitais e sistemas avançados de assistência, por exemplo, tornam a condução mais confortável, segura e eficaz.

E então, você já conhecia essas 8 tecnologias para caminhões e veículos pesados? Além disso, o que achou dos benefícios? Comente abaixo!

Logo do Cadê Guincho com o fundo laranja

Deixe um comentário