Para caminhoneiros: 9 dicas de segurança nas estradas

Caminhões na estada

Algumas dicas de segurança nas estradas são extremamente importantes para que os caminhoneiros possam realizar um serviço eficiente e, principalmente, seguro.

Sendo assim, para te ajudar, nós separamos no artigo de hoje as principais dicas de segurança nas estradas que você deve se atentar.

Dessa forma, com base nelas, você poderá fazer viagens de uma forma muito mais adequada, sem colocar você e outras pessoas em risco. Veja!

9 Dicas de segurança nas estradas para caminhoneiros

1. Planejamento da viagem

A primeira dica de segurança para os caminhoneiros nas estradas, é planejar as suas viagens.

Isso porque, dessa forma você poderá definir o melhor trajeto, programar paradas e saber quais são as regiões mais seguras para dirigir, assim como os melhores locais para parar, abastecer e descansar.

Além disso, com esse planejamento prévio, é possível analisar possíveis riscos e obstáculos, de modo a traçar ações e estratégias para evitá-los.

Portanto, planeje suas viagens. Um motorista precavido é aquele que se prepara antecipadamente para o dia de trabalho.

2. Checagem e manutenção preventiva

Manutenção preventiva no caminhão

Para que um transporte possa ser realizado da melhor maneira possível, é essencial que o veículo utilizado, o caminhão, esteja em boas condições.

Assim, as chances de problemas e acidentes acontecerem se tornam muito menores.

Portanto, é fundamental que você invista em manutenção preventiva, de modo a verificar, com uma certa periodicidade, se o caminhão está apto para rodar.

E ao investir neste aspecto, é de suma importância checar:

  • Condições de peças e dos sistemas do veículo;
  • Estado dos pneus;
  • Calibragem dos pneus;
  • Freios e faróis;
  • Nível do líquido de arrefecimento;
  • Limpador de para-brisa;
  • E níveis de óleo.

Procure sempre verificar todos esses itens acima antes de pegar a estrada. Até porque, é natural que com o uso contínuo e o passar do tempo, eles fiquem desgastados e/ou quebrem.

3. Descanso

Caminhoneiros, descanso é essencial

Em um serviço de transporte de cargas, é comum que caminhoneiros tenham que percorrer longas distâncias regularmente.

Agora, segundo a legislação vigente, um caminhoneiro não deve dirigir mais do que 5h30 sem pausa, sem intervalo. Afinal, estamos falando sobre seres humanos, não máquinas.

Dirigir horas e horas continuamente apenas para cumprir prazos, pode ser um grande risco.

Portanto, outra dica de suma importância em relação à segurança nas estradas, é descansar a cada cinco horas e meia ou menos.

Respeite seus limites, não dirija cansado e nem com sono.

Além disso, nessas paradas, não deixe de se hidratar (beba bastante água) e de se alimentar – de preferência, com comidas saudáveis e não muito pesadas, para evitar aquela sensação de sonolência.

4. Distância segura de outros veículos

Dirigir muito próximo de outros veículos, especialmente em relação aos que estão à sua frente, pode ser um grande risco.

Isso porque, em uma situação de imprevisto, em que um veículo precisa, por exemplo, frear repentinamente, pode haver uma colisão por conta da proximidade. Muitas vezes, o tempo de reação não é o suficiente.

E isso é ainda mais importante, em dias de chuva e com pistas molhadas, afinal, o risco de derrapagens ou de aquaplanagem costuma ser maior.

Portanto, não dirija “colado” a outros motoristas, procure manter sempre uma distância segura deles. 

Tenha em mente que um caminhão é um veículo pesado e a sua mobilidade é limitada.

5. Atenção

Caminhoneiro com atenção a pista

Segundo estudos da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), a falta de atenção é uma das principais causadoras de acidentes nas estradas pelo Brasil.

Por isso, é de suma importância que ao dirigir você sempre mantenha a atenção na via — ainda mais quando dirigir a noite.

Então, evite distrações. Fique atento e focado na pista e no seu entorno. Observe toda a via à frente (e laterais), de modo a verificar e constatar se existem possíveis obstáculos e riscos.

6. Leis de trânsito

De todas as dicas de segurança nas estradas, essa aqui, para muitos caminhoneiros, pode até parecer óbvia, porém, é sempre importante ressaltar:

Obedeça às leis de trânsito. Respeite os limites de velocidade das vias, use o cinto de segurança, não dirija mexendo no celular e muito menos sob efeito de drogas e estimulantes.

Dirija sempre com cautela e responsabilidade. Além disso, preze por uma direção defensiva.

7. Sinalização

Caminhoneiros atentos as sinalizações da estrada

Ao mudar de faixa, ao encostar o caminhão para fazer algum tipo de reparo/troca, entre outras situações, é essencial que você sempre sinalize.

Dessa forma, outros motoristas poderão vê-lo e, assim, as chances de acidentes, colisões e outros transtornos acontecerem serão muito pequenas.

Portanto, dê seta e farol alto, quando necessário, utilize o pisca-alerta, o triângulo e assim por diante.

São ações e cuidados simples, básicos, mas que fazem bastante diferença nas estradas.

E além de sinalizar o que você vai fazer e o que está fazendo, é de suma importância que você também esteja atento às sinalizações das vias e obedeça-as, afinal, elas estão lá para orientar você e os outros motoristas.

8. Paciência

Ao dirigir regularmente, é natural que uma hora ou outra você tenha que lidar com situações não muito agradáveis, como um trânsito lento, carregado, ou uma “fechada” de outro motorista.

Porém, como o tema deste artigo é sobre dicas de segurança nas estradas, é fundamental que ao dirigir você mantenha a paciência e não reaja, não tente revidar.

Isso porque, se você se estressar e tentar “dar o troco” em algo ou em alguém, você pode acabar se prejudicando e colocando a sua segurança em risco.

9. Assaltos

caminhoneiros

Por fim, encerrando nossas dicas de segurança nas estradas e pegando gancho com o que foi dito no tópico anterior, não reaja em caso de assaltos. Afinal, o criminoso pode estar armado, ele pode te agredir, etc. 

E apesar do planejamento adequado ser de grande importância para evitar essas e outras situações, não quer dizer que você estará totalmente livre – até porque, o número de assaltos e roubos nas estradas pelo Brasil são bastante elevados.

Segundo dados da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística — NTC&Logística, só em 2020 foram mais de 14 mil ocorrências.

Portanto, se você passar por uma situação dessas ao dirigir, não reaja, não coloque sua integridade e sua vida em risco para proteger bens materiais.

Lembre-se: seus familiares aguardam seu retorno para casa, são e salvo. Então, pense sempre nisso ao sair para trabalhar.

Aplicativo de guincho mais baixado do Brasil

Deixe um comentário