Direção defensiva: o que você precisa saber

cinto de segurança na direção defensiva

Você sabe o que é direção defensiva? Desenvolvida para garantir a segurança de todos nós no trânsito, essas medidas estão se mostrando cada vez mais importantes como práticas para evitar a ocorrência de acidentes.

Por conta disso, é importante saber mais sobre o assunto e ficar atento a algumas dicas que podem melhorar a experiência de todos nós enquanto dirigimos. Confira o nosso artigo para ficar ciente de tudo o que você precisa saber sobre o tema.

O que é direção defensiva?

A direção defensiva pode ser definida como uma série de cuidados que são tomados para evitar situações de perigo no trânsito. Essa é a maneira mais eficaz de conseguir escapar de acidentes, ou ao menos diminuir o impacto de uma batida, por exemplo.

Segundo levantamento feito pelo ONSV, 90% dos acidentes brasileiros são causados por conta de falha humana, logo, podemos notar que a atenção, e a falta de prevenção, estão custando muito caro para a nossa população.

No entanto, é possível evitar que isso continue. Ao adotar uma série de medidas preventivas, o número de acidentes pode diminuir drasticamente, porém, é preciso empenho de todas as partes para que os esforços sejam recompensados.

Os tipos de direção defensiva

veículos praticando direção defensiva na estrada

A direção defensiva nasceu para trazer mais segurança para o trânsito, e já salvou a vida de milhares de pessoas desde que suas técnicas começaram a ser implementadas. São vários os pilotos preocupados com o bem-estar social e que adotam seus métodos.

No mais, a direção defensiva pode ser dividida em dois grandes grupos, que tratam sobre a prevenção em momentos diferentes da condução. Conheça um pouco mais sobre cada um dos tipos nos tópicos a seguir.

Direção preventiva

A direção defensiva preventiva são as atitudes que um motorista toma para evitar que ocorra qualquer imprevisto. Checar os cintos de segurança e levar o carro com frequência para a manutenção são algumas dessas ações.

Essas medidas são tomadas antes de qualquer acidente, afinal, os motoristas nem sabem se de fato um acidente irá acontecer. É recomendado que todos tomem esse tipo de atitude, afinal, se prevenir é melhor do que remediar.

Direção corretiva

A direção corretiva são as decisões tomadas no momento em que o motorista é exposto a uma situação perigosa de fato. Aqui, é possível notar quais as medidas defensivas que o motorista irá tomar no caso de um acidente, por exemplo.

Sinalizar que houve um acidente na via, acionar o socorro para que a vida dos envolvidos seja salva, e ainda manter a calma, são alguns bons exemplos de ações corretivas. São tão importantes quanto às direções preventivas.

Elementos da direção defensiva

carro na estrada com direção defensiva

Para que ocorra uma diminuição de riscos no trânsito, é preciso entender melhor os elementos que constituem a direção defensiva. Não são muitos, porém, fazem toda a diferença para evitar que acidentes aconteçam durante a condução de veículos.

Abaixo, será possível conhecer, de maneira breve, alguns dos elementos que são essenciais para uma direção defensiva eficaz. Além disso, depois dos princípios, apresentaremos algumas dicas para aumentar a segurança no trânsito.

Conhecimento é essencial

É necessário conhecer bem o funcionamento do trânsito para evitar que acidentes aconteçam. Apenas com conhecimento aprofundado sobre isso, é possível escapar de situações adversas enquanto se dirige um automóvel.

Confira os conhecimentos que você deve ter na ponta da língua:

  • como funcionam as leis de trânsito;
  • quais são os equipamentos utilizados no seu veículo e como eles funcionam;
  • conhecimento sobre as condições adversas presentes no trânsito (iluminação precária, tempo ruim, condições de transporte, entre outras questões).

Atenção e previsão de acidentes

Atenção e previsão andam juntas no trânsito, e são as responsáveis por garantirem a segurança de todos. Estar atento para prevenir situações adversas, evitando acidentes, é uma atitude essencial para evitar maiores problemas durante a condução.

Habilidade e tomada de decisão

É preciso estar sempre buscando aprimorar suas habilidades no volante, pois, dessa forma, torna-se mais fácil evitar acidentes. Além disso, ter habilidades afiadas, facilita na realização de manobras bruscas no momento da tomada de decisão enquanto dirige.

Cheque o estado do cinto de segurança

Motorista utilizando cinto de segurança

A importância do cinto de segurança já foi ressaltada em diversas situações, porém, poucas pessoas falam sobre o seu estado. Não adianta nada utilizar o adereço sem que ele esteja em condições reais de te proteger.

Para garantir que o cinto esteja em boas condições, fique atento aos seguintes pontos:

  • Verifique se o travamento do cinto está funcionando da maneira correta;
  • Confira se não existe qualquer dobradiça que esteja comprometendo a elasticidade do cinto;
  • Cheque se a corda do cinto não está com rasgos que podem se romper no momento de um acidente;
  • Não esconda os cintos de segurança traseiros embaixo dos bancos, pois, dessa forma, eles não ajudam em nada.

Utilize o equipamento de maneira correta

É importante destacar a necessidade de utilizar o cinto de segurança da forma correta. O equipamento não pode estar torcido, pois, dessa forma, pode acabar causando um traumatismo em quem o estiver usando de maneira errada.

Além disso, é importante destacar que o cinto deve ser utilizado também pelas pessoas presentes no banco traseiro, e que é importante checar se o clique na fivela pode ser notado. Passar uma corda pelo ombro, e a outra pela cintura, é essencial.

Sempre muita atenção com os freios

Pedais do carro

Quanto mais são utilizados, mais gastos os freios ficam, o que, consequentemente, aumenta o risco de um acidente acontecer. Por isso, a atenção com eles sempre deve ser alta, e não é recomendado que se espere ficar com o freio comprometido para solucionar o problema.

Freadas bruscas também acabam comprometendo a capacidade de funcionamento do freio com o tempo, logo, devem ser evitadas. No mais, a manutenção não pode deixar de acontecer, e, sempre que possível, lembre de passar em um mecânico de segurança.

Mantenha distância do volante quando estiver com sono

Uma boa maneira de evitar que acidentes aconteçam no trânsito é mantendo distância do volante sempre que estiver com sono. Quando estamos sonolentos, nossos reflexos ficam mais lentos, o que, consequentemente, aumenta o risco de uma tragédia acontecer.

Segundo dados da ABRAMET, cerca de 42% dos acidentes são causados por conta do sono de motoristas. Como vemos, os números são altíssimos, o que reforça a importância de só dirigirmos quando estivermos realmente em condições de fazer isso.

Direção defensiva é inimiga do álcool

direção e álcool no tribunal

Por fim, não custa destacar que a direção defensiva é inimiga do álcool, e que, se for beber, mantenha o máximo de distância possível do volante. Todos nós sabemos muito bem que a combinação de ambos já custou a vida de milhares de pessoas em todo o Brasil. Gostou de saber mais sobre as medidas de direção defensiva? Gostaria de mais conteúdo do tipo? Então acesse o nosso site e não deixe de conhecer o nosso material e saber mais informações sobre os nossos produtos. Venha conhecer!

Deixe um comentário