Quais são os gases poluentes emitidos pelos veículos?

Escapamento de um carro saindo fumaça

Um dos principais problemas ambientais da atualidade é a poluição do ar. E os gases poluentes emitidos pelos veículos, como carros, ônibus e caminhões, são um dos grandes responsáveis por causar essa situação.

Não à toa, diversos países estão se movimentando para estabelecer medidas e ações para combater a poluição — por exemplo, “aposentar” veículos que utilizam gasolina ou diesel, e focar na produção de veículos elétricos.

Sendo assim, se você quer saber mais sobre esse assunto e entender quais são os principais gases poluentes emitidos pelos veículos e porque eles são tão prejudiciais, acompanhe, com atenção, as informações a seguir!

O que são esses gases poluentes

Para começar, vamos entender o que são esses gases poluentes:

Os gases poluentes emitidos pelos veículos — especialmente em grandes cidades/regiões metropolitanas — são substâncias tóxicas que têm o “poder” de ocasionar problemas à natureza e também à saúde humana.

Mais adiante neste artigo, você verá com mais detalhes quais são os principais problemas e consequências desses gases para o meio ambiente e a nossa saúde.

Os gases poluentes emitidos pelos veículos

Agora que você já sabe o que são esses gases, falaremos a seguir sobre cada um deles quando os levamos para o universo automotivo. De modo geral, há sete principais gases poluentes emitidos pelos veículos. São eles:

  1. dióxido de carbono (CO2);
  2. dióxido de nitrogênio (NO2);
  3. hidrocarbonetos (HC);
  4. material particulado (MP);
  5. monóxido de carbono (CO);
  6. óxido de enxofre (SOx);
  7. óxido de nitrogênio (NOx).

A seguir você entende, com mais detalhes, sobre cada um deles!

Dióxido de carbono (CO2)

O primeiro gás poluente gerado por veículos que você deve conhecer é o dióxido de carbono, o CO2. 

Ele é emitido por meio do processo de combustão de um veículo. Nessa queima, são gerados subprodutos, como o CO2, que são eliminados pelo escapamento e, assim, chegam à atmosfera.

Agora, vale ressaltar que esse gás, diferentemente dos outros, não é diretamente prejudicial ao ser humano, contudo é um dos grandes causadores do efeito estufa (que falaremos mais a frente).

Dióxido de nitrogênio (NO2)

Assim como o dióxido de carbono, o dióxido de nitrogênio (NO2) é emitido no processo de combustão no motor de veículos. Trata-se de um gás tóxico, que possui um cheiro forte e irritante.

Hidrocarbonetos (HC)

Os hidrocarbonetos, também conhecidos pela sigla HC, são gases relacionados a uma parcela de combustível que não foi queimado (ou que foi parcialmente queimado) que é expelido pelo motor.

São compostos orgânicos, como o benzeno e o metano, podendo ser cancerígenos em caso de grandes concentrações.

Material particulado (MP)

Cidade vista de cima coberta por uma névoa (poluição)

O material particulado é um gás relacionado a fumaça, poeiras e fuligens (partículas líquidas e sólidas) que se mantém na atmosfera, podendo gerar vários efeitos negativos à saúde.

O MP, por conta da fumaça preta, coloração e mau cheiro que emite, pode ocasionar incômodos tanto aos motoristas e motociclistas quanto aos ciclistas e pedestres.

Monóxido de carbono (CO)

O monóxido de carbono é um gás emitido devido à queima incompleta do combustível de um veículo.

Nas décadas de 70 e 80, o CO tinha grande impacto na qualidade do ar. Porém, graças aos avanços tecnológicos, a sua emissão foi reduzida consideravelmente com o passar dos anos. 

Agora, vale ressaltar que, apesar disso, esse tipo de gás ainda existe, mesmo que em menores quantidades.

Óxido de enxofre (SOx)

Os óxidos de enxofre também são gases emitidos por veículos e que poluem o meio ambiente e prejudicam a nossa saúde. O SOx é composto por moléculas de enxofre e de oxigênio.

Óxido de nitrogênio (NOx)

O óxido de nitrogênio, conhecido pela sigla NOx, é um gás que se forma por causa da reação do nitrogênio com o oxigênio na câmara de combustão de um veículo, devido às altas temperaturas. 

Vale ressaltar que veículos movidos a diesel, como caminhões, ônibus e picapes são os principais emissores desse gás.

Principais problemas e consequências dos gases poluentes emitidos pelos veículos

Agora que você já sabe quais são os sete gases poluentes emitidos pelos veículos, veja a seguir quais são os principais problemas e consequências que tais elementos geram.

Aquecimento global

O primeiro problema/consequência é que os gases poluentes emitidos pelos veículos contribuem para o aquecimento global.

O aquecimento global consiste em um processo de alteração na temperatura média da atmosfera e dos oceanos. Com isso, ocorre uma mudança nos padrões do clima da Terra de modo a afetar o equilíbrio usual da natureza.

Então, há alterações climáticas, degelo das calotas polares, desertificações, enchentes e muito mais.

Efeito estufa

Imagem do planeta terra com o brilho solar atrás

Outro problema/consequência dos gases poluentes é que eles afetam o efeito estufa.

O efeito estufa nada mais é do que um fenômeno natural que ocorre quando a radiação do sol chega à superfície do nosso planeta.

E a partir disso, o efeito estufa trabalha para manter a Terra aquecida, em temperaturas adequadas, de modo a torná-la habitável. Isso é bom, certo? Sim, é verdade.

Porém, quando há muitos gases poluentes na atmosfera (concentrados), esse excesso acaba gerando um desequilíbrio em todo o processo e, assim, o efeito estufa é afetado negativamente.

O efeito estufa e o aquecimento global (citado anteriormente), estão diretamente relacionados.

Veja também: Dia Mundial Sem Carro – mobilidade e sustentabilidade.

Chuva ácida

Além do aquecimento global e do efeito estufa, outro problema/consequência dos gases poluentes é a geração de chuvas ácidas.

A chuva ácida é um fenômeno que acontece quando óxidos de enxofre e nitrogênio (lançados na atmosfera) reagem com a água das chuvas. Como consequência, quando ela cai, provoca alterações no solo, nas águas e nas vegetações.

Problemas de saúde

Por fim, outro problema/consequência dos gases poluentes é que eles prejudicam consideravelmente a nossa saúde — principalmente os nossos sistemas respiratório e cardiovascular.

Por conta disso, situações como asma, alergias, tosses, bronquite, dores de cabeça e irritações em olhos, nariz, garganta e pele tendem a ser mais comuns.

Então, como você pode ver, os gases poluentes emitidos pelos veículos podem ser bastante prejudiciais. 

Por isso, é de suma importância que haja cada vez mais ações, medidas e planos para combatê-los e reduzi-los, como o investimento maior em fontes de energia limpa e em reflorestamentos.
Gostou do post? As informações apresentadas foram úteis? Aproveite e acompanhe nosso Facebook e Instagram para acompanhar mais dicas e conteúdos!

Deixe um comentário