Escapamento: problemas mais comuns e como identificá-los

Escapamento de carro

Ao ser proprietário de um veículo, é importante ter em mente que, com o passar do tempo, algumas peças e componentes precisarão de algum tipo de manutenção, troca ou reparo. E no artigo de hoje, especificamente, nós vamos falar sobre os problemas no escapamento.

Isso porque, assim como outros itens do carro, moto, caminhão etc. o escapamento está sujeito a alguns contratempos, sendo importante que você saiba quais são eles e como identificá-los para evitar maiores transtornos.

Portanto, não deixe de conferir, com atenção, todas as informações que separamos a seguir, ok? Boa leitura!

Principais problemas no escapamento (e seus principais sinais)

O escapamento é um componente presente em veículos de todos os tipos, obrigatório por lei e que funciona para filtrar e conduzir os gases gerados após a queima do combustível para fora do motor.

Além disso, ele auxilia no desempenho do veículo e na redução do ruído do motor, evitando que ele seja muito alto.

Por isso, é de suma importância que o escapamento esteja sempre em bom estado e em perfeito funcionamento, caso contrário você pode ter problemas. 

Inclusive, vale ressaltar que, dependendo da situação, você pode até mesmo ser multado — o que, claro, é algo que nenhum motorista deseja.

Portanto, é essencial que você dê atenção às informações a seguir para saber quais são os principais problemas no escapamento, assim como os seus principais sinais de modo a identificá-los e agir antes que um contratempo maior seja gerado.

Ruídos

Como dissemos mais acima, uma das funções do escapamento é reduzir o ruído do motor para que ele não seja tão barulhento — a não ser que você instale um modelo esportivo.

Então, se o seu veículo começar a emitir um som acima do normal ou um ruído estranho, como um assobio ou um estalo, enquanto você dirige, é sinal de que pode haver algum problema no escapamento.

Talvez ele esteja quebrado, talvez o coletor de escape esteja rachado, ou ainda, talvez o silenciador (um dos componentes do sistema) esteja com problema.

Portanto, use bem os seus ouvidos e se você notar um desses casos que citamos em seu veículo, não deixe de procurar uma boa oficina mecânica para que um profissional qualificado possa avaliar e resolver o problema.

Além disso, vale ressaltar que, como citamos no começo do artigo, você pode ser multado por causa do escapamento, e isso pode acontecer por causa do barulho dele. 

Se ele estiver emitindo ruídos acima do permitido (80 decibéis), você será autuado e levará uma multa no valor de R$195,23, além de cinco pontos na carteira, pois se trata de uma infração grave.

Odores

Outra função que citamos no começo do artigo a respeito do escapamento é a filtragem de gases gerados após a queima do combustível.

Pois então, caso haja algum tipo de problema com esse item ou esse sistema, alguns odores diferentes poderão ser sentidos, especialmente no interior do veículo.

Portanto, se você perceber que tem algum cheiro estranho e permanente ao dirigir, é sinal de que talvez haja algum tipo de vazamento, furo ou falha no sistema de exaustão — o que inclusive pode ser prejudicial à sua saúde e à de seus passageiros, e ao meio ambiente também.

Imagine o quão desagradável é ficar dirigindo com um cheiro forte, estranho, durante todo um trajeto. Após um certo tempo, fica difícil de aguentar.

Então, use o seu nariz e se você identificar esse sinal referente a odores em seu veículo, novamente busque uma boa oficina mecânica para que um profissional possa ajudá-lo.

Ferrugem (oxidação)

Escapamento do carro  sofrendo oxidação (ferrugem)

Recentemente, publicamos aqui em nosso blog um post que trata sobre os principais problemas gerados pela maresia em carros, sendo que um deles é a ferrugem na lataria, em peças internas e, também, no escapamento.

Agora, não é só em situações de maresia que a ferrugem (oxidação) pode ocorrer. 

Por isso, mantenha o olhar atento e, de tempos em tempos, observe o estado do escapamento do seu veículo para verificar se ele não está corroendo, com ferrugem ou até mesmo com rachaduras. 

Caso uma dessas situações esteja presente no componente, você deve levar o seu veículo até uma oficina, pois pode ser, por exemplo, algum tipo de vazamento que está causando isso.

Aquecimento do assoalho

Quando o sistema de escapamento está muito próximo do chão do seu veículo (equivocadamente), o assoalho tende a esquecer com uma maior frequência.

Por isso, se você notar um aquecimento do assoalho ao dirigir ou também um aumento da temperatura interna do veículo, procure uma oficina de confiança para que o conserto necessário seja realizado. 

Trepidação

Por fim, outro sinal que pode indicar problemas no escapamento ou em um dos componentes de seu sistema é a trepidação.

Então, se você observar uma vibração, um estremecimento no escapamento, leve o seu veículo até uma oficina antes que o problema se agrave.

4 dicas básicas para preservar o escapamento e o seu sistema

  1. Tenha cuidado ao passar em lombadas;
  2. Utilize sempre um combustível de qualidade;
  3. Não deixe o carro parado por muito tempo;
  4. Mantenha a revisão do veículo em dia.

Evite dores de cabeça, prejuízos e problemas no escapamento

Escapamento do carro saindo fumaça

Como você conferiu ao longo deste post, existem diversos sinais que podem indicar problemas no escapamento.

Por isso, cabe a você ficar sempre atento para identificá-los caso apareçam em seu veículo e também para agir o quanto antes de modo a evitar que eles se tornem um transtorno maior depois.

Quando você reconhece falhas e problemas logo no início, previamente, há muito mais chances de que eles sejam resolvidos, sem contar que você evita gastos elevados — ao contrário do que geralmente acontece quando a situação já está em uma condição mais grave e avançada.

Portanto, se você quer evitar dores de cabeça, prejuízos e problemas no escapamento do seu veículo, lembre-se sempre das informações que apresentamos neste artigo.
Além disso, caso queira conferir mais conteúdos sobre carros, motos, caminhões, guinchos etc. acesse nosso blog ou veja uma das sugestões de posts relacionados que separamos logo abaixo!

Deixe um comentário