Como escolher uma boa oficina mecânica para o seu veículo

Mecânico recebendo a chave do veículo

Todo dono de carro, em algum momento, precisará dos serviços de uma oficina mecânica, afinal de contas, com o passar do tempo e com o uso frequente do veículo, é natural que algumas peças e componentes comecem a desgastar e a estragar.

Pode ser, por exemplo, um barulho esquisito no motor, um problema na bateria, uma falha no freio ou na marcha, um arranhão ou amassado na lataria e assim por diante. Logo, um conserto ou uma possível troca acaba sendo necessária.

Agora, é claro que neste momento, não basta ir em qualquer oficina. O ideal é buscar um lugar sério, de confiança. E para te ajudar nisso, nós separamos no artigo de hoje as principais dicas e orientações que você deve se atentar sobre este assunto. Veja!

Dicas essenciais para escolher uma boa oficina mecânica

Se você tem um veículo, é essencial que você cuide dele adequadamente. Isso porque, além de ele ser um bem de alto valor, ele precisa ser mantido em um bom estado para que a sua direção seja sempre segura e eficiente.

Por isso, além de cuidar do veículo no dia a dia e de respeitar o cronograma de revisão indicado pela montadora no manual do proprietário, é fundamental que, em caso de um problema ou necessidade de manutenção, você conte com uma boa oficina mecânica — e para isso, considere as dicas que separamos a seguir.

Pesquise e avalie a reputação da oficina

Antes mesmo de entrar em contato com uma oficina e de levar o seu veículo até ela, faça uma pesquisa sobre a sua reputação.

Hoje, graças ao Google e às redes sociais, você consegue obter diversas informações a respeito de uma empresa em questão de segundos, inclusive, sobre o que as pessoas (os clientes) falam dela.

Portanto, faça uma boa pesquisa e avalie o que estão dizendo sobre o local. É de confiança? Tem profissionais qualificados? Há reclamações? Assim, você já terá uma boa noção se vale a pena ou não.

Além disso, uma outra forma de fazer isso, é ligar para o Procon do seu município e verificar se há algum tipo de reclamação ou problema relacionado à oficina.

Compare preços

Carro em uma oficina

Infelizmente, existem oficinas que tentam explorar os clientes cobrando preços abusivos para executar seus serviços. E nesse caso, quem sai no prejuízo é você, afinal, você acaba gastando mais do que deveria.

Por isso, para ter uma base, pesquise e compare preços de pelo menos três oficinas mecânicas diferentes. Assim, você já terá uma média de valores e evitará que te passem para trás quando precisar de um serviço.

Agora, vale ressaltar também que você não deve optar por uma oficina apenas pelo preço, só porque ela é a mais barata, pois nesse caso o barato pode sair caro e você pode se arrepender depois. O ideal é encontrar um bom custo-benefício.

Solicite orçamentos detalhados

Pegando gancho com o que foi dito no tópico acima, ao solicitar orçamentos em oficinas, peça ao profissional que atender você um documento detalhado sobre cada item e cada etapa do serviço.

Assim, você saberá quanto custará a mão de obra, quanto tempo vai levar (prazo) e qual o preço das peças, acessórios e equipamentos, caso precisem ser trocados. Com isso, você também saberá se estão tentando te enganar e cobrar um valor acima do que realmente é.

Além disso, a forma como esse orçamento é feito, diz muito sobre a empresa.

Observe o interior da oficina

Parede de oficina mecânica com ferramentas

Outra dica importante para escolher uma boa oficina mecânica, é observar como é o interior dela, isto é, se tem uma boa estrutura (com ferramentas e equipamentos variados e em bom estado), se tem alvará de funcionamento, se é minimamente organizada e limpa, e assim por diante.

E sabe por quê? Porque estes aspectos também dizem muito sobre o trabalho que é realizado pelos profissionais que atuam naquele local. 

É claro que, por exemplo, os mecânicos provavelmente estarão com as mãos sujas de graxa, afinal, faz parte do ofício. Porém, se a oficina, no geral, estiver suja, bagunçada, é sinal de que talvez seja melhor buscar uma outra opção.

Afinal, se eles não cuidam nem do ambiente de trabalho adequadamente, o que esperar dos cuidados e da atenção que terão com o seu veículo? Você não vai confiar o seu carro a qualquer um, certo?

Avalie o atendimento inicial

Ao buscar uma boa oficina mecânica para o seu veículo, você estará em contato com pessoas que trabalham nela, seja presencialmente, por telefone ou pela internet (aplicativo de mensagens, por exemplo).

Por isso, neste primeiro contato, neste atendimento inicial, avalie como o profissional se dirigiu a você. Observe a abordagem e o quão educado, respeitoso, atencioso e claro ele é ao lhe passar informações. 

Isso também ajuda a demonstrar o nível de profissionalismo de quem trabalha no local.

Converse com parentes e amigos, e peça indicações

Ao seguir as dicas anteriores, você estará no caminho certo para escolher uma boa oficina mecânica para o seu veículo. Contudo, se achar pertinente, converse com parentes e amigos e veja se eles não têm alguma indicação.

Às vezes, um deles já conta com os serviços de uma determinada oficina há anos, sendo uma boa recomendação para você.

Agora, é claro que você não deve escolher a oficina somente no que uma pessoa conhecida disse. Este pode ser um ponto de partida, mas não deixe de avaliar os aspectos que citamos anteriormente, ok?

Exija nota fiscal, sempre

Documentos de nota fiscal

Após seguir as dicas anteriores e escolher uma oficina para o seu veículo, é importante pensar no pós-compra.

Portanto, depois ou até mesmo antes de fechar o serviço, exija a nota fiscal. Assim, você terá um comprovante sobre o serviço solicitado e o trabalho realizado.

Com este documento em mãos, você tem garantia legal de 90 dias — o que é bastante importante, caso haja algum tipo de problema durante este período.

Escolha a oficina certa e evite transtornos

Ao longo deste artigo você conferiu as principais dicas e orientações para escolher uma boa oficina mecânica. Portanto, com base nelas, defina qual oficina será responsável por cuidar do seu veículo e, assim, evite maiores transtornos!

E caso você tenha achado este conteúdo útil, de qualidade, compartilhe-o com seus amigos e ajude-os a saber como escolher a oficina certa para o veículo deles também.

Deixe um comentário