6 dicas para aumentar a vida útil da bateria do carro

Mecânico reparando a bateria do carro

A bateria do carro, junto com o sistema de freio, é um dos itens mais importantes em um veículo, afinal, diferentemente de outros componentes e peças, se ela parar de funcionar, você não vai conseguir sair do lugar.

Se você, alguma vez, já tentou dar partida em seu veículo e ele não ligou, você sabe do que estamos falando e do quão frustrante é essa situação.

Portanto, para não ter que passar por isso e “ficar na mão”, é essencial que você tenha certos cuidados com a bateria do carro.

E para te ajudar nisso, nós separamos no artigo de hoje algumas dicas essenciais que vão contribuir para a preservação e o aumento da vida útil da bateria do seu carro. Veja!

Como aumentar a vida útil da bateria do carro: dicas essenciais

1. Ligue o carro regularmente

Painel do carro

Para algumas pessoas, essa primeira dica pode parecer estranha, afinal, se você tem um carro, é claro que você o liga e o dirige.

Porém, existem pessoas que não saem com o veículo com tanta frequência. E neste caso, o funcionamento e a vida útil da bateria pode ser afetada.

Isso porque, mesmo que pequena, a bateria do carro tem um consumo próprio que, dependendo do tempo parado, pode fazer com que ela seja descarregada.

Sendo assim, o ideal é que você ligue o carro, no mínimo, duas vezes por semana, e mantenha-o em funcionamento por pelo menos 10 minutos.

E se você puder dar uma volta com ele por alguns quarteirões, melhor ainda, pois assim você colocará todas as funções mecânicas do carro em funcionamento. 

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, deixar o carro sem uso por um tempo não economiza bateria.

2. Não exagere no uso de certos itens com o motor desligado

Itens como rádio, ar-condicionado, central multimídia e luzes internas consomem uma energia considerável.

Por isso, se você estiver com o carro parado e com o motor desligado, evite usar esses itens para não descarregar a bateria do carro inesperadamente.

Ligar o som do carro e ficar ouvindo algo enquanto o carro está parado e desligado, é um hábito bastante comum que as pessoas têm, porém, em termos de preservação da vida útil da bateria, ele não é indicado.

3. Desligue os itens elétricos

Motorista utilizando o ar-condicionado

Na correria do dia a dia, muitas pessoas simplesmente saem de seus carros e deixam alguns itens como faróis, luzes, desembaçador e até o som ligados.

E qual o problema disso? Quando elas voltam, colocam a chave na ignição e a viram para dar a partida, todos esses itens vão ligar automaticamente, fazendo com que haja uma sobrecarga na bateria do carro, afetando assim a sua vida útil.

Portanto, antes de abrir a porta e sair do carro, verifique se todos os itens elétricos estão desligados, caso o seu veículo não faça isso automaticamente.

Em menos de um minuto você já faz essa checagem e, assim, evita maiores transtornos com a bateria.

Além disso, ao sair com o carro logo pela manhã, por exemplo, dê a partida primeiro e só depois ligue qualquer item elétrico. Dessa forma, você evitará que a bateria trabalhe mais sem necessidade.

4. Atente-se aos polos (terminais) da bateria

A manutenção dos polos (terminais) da bateria é extremamente importante para garantir o seu bom funcionamento.

Isso porque, com o passar do tempo, é comum que surjam certas sujeiras, ferrugens e acúmulo de resíduos de zinabre (relacionado a oxidação de materiais como cobre e latão).

Portanto, de tempos em tempos, faça uma limpeza nos polos da bateria. E para isso, você pode utilizar uma mistura de bicarbonato de sódio e água morna.

Basta aplicar essa solução nos polos e esfregar com uma escova de dentes, por exemplo, até remover todo o resíduo e, depois, é só passar um paninho seco no local.

Além disso, é importante verificar se os polos estão soltos ou frouxos, pois nessa situação pode haver falhas na bateria.

Sendo assim, se você verificar que os polos estão nessa situação, pegue uma chave de boca e aperte-os até que fiquem firmes na bateria. Apenas tenha cuidado para não exagerar, eles só precisam ficar justos para evitar a folga.

5. Adquira a bateria certa e em locais de confiança

Atualmente, existem diferentes tipos de baterias para carros. E para você evitar problemas e dores de cabeça, é essencial que, na hora de trocá-la, você escolha o modelo certo (compatível) e que a compre em um local de confiança.

Afinal, cada carro exige um modelo de bateria. Um Honda Civic, por exemplo, não utiliza a mesma bateria que um Camaro.

Além disso, vale destacar que economizar neste item e achar que está fazendo um bom negócio por conta do preço mais baixo, é algo que pode sair bem caro depois.

Uma bateria de qualidade, bem cuidada e preservada, pode durar de dois a quatro anos sem grandes problemas.

6. Faça a revisão e manutenção do alternador

alternador peça do motor de um carro

O alternador é uma peça extremamente importante para que acessórios e itens elétricos funcionem, afinal, é ele quem produz a corrente elétrica no carro.

Porém, em algumas situações, este item pode estar com algum problema e, assim, gerar dificuldades para ligar o carro. Ou seja, nem sempre o problema está diretamente relacionado à bateria.

Sendo assim, a cada seis meses, é interessante que seja feita uma revisão do alternador para verificar se ele está funcionando adequadamente, isto é, se ele está gerando a tensão suficiente para carregar a bateria.

Além disso, vale ressaltar que se você quiser fazer modificações em seu carro e colocar, por exemplo, um sistema de som mais potente, um ar-condicionado, uma trava elétrica ou outro item, é interessante verificar antes se o alternador e a bateria vão conseguir suportar isso.

Dependendo da alteração que você deseja fazer, talvez seja necessária uma troca de bateria e/ou de alternador para modelos mais potentes e resistentes.

Portanto, com a ajuda de um profissional, isto é, de um mecânico, faça essa avaliação e verifique se será necessário ou não fazer essa substituição.

Dessa forma, seguindo essas dicas e esses cuidados, você estará no caminho certo para preservar e aumentar a vida útil da bateria do carro!

Aplicativo de guincho 5 estrelas

Deixe um comentário