As principais causas de pane na bateria do carro

Praticamente todo motorista já passou ou conhece alguém que passou pelo problema de tentar ligar o carro e não conseguir. Gira a chave, mas nem sinal do veículo dar a partida. A causa? Uma pane na bateria do carro.

O tipo de problema mais comum que a bateria pode apresentar é um descarregamento. Nesse caso, é algo fácil de se resolver, apesar de dar uma certa dor de cabeça ao motorista. Outros problemas podem ser mais sérios. Vamos falar sobre isso nesse artigo.

Testando bateria do carro

Sinais de que sua bateria pode estar com problema

Preste atenção à bateria do seu veículo se:

  1. Está tendo dificuldade em dar a partida – a bateria pode estar descarregada, com cabos soltos ou algum outro problema que a está impedindo de levar energia ao motor de arranque. Melhor levar seu carro a um mecânico antes do problema se agravar;
  2. A bateria descarrega rapidamente – se você deixar seu carro desligado por vários dias ou se esquecer as lanternas ligadas, é absolutamente normal que a bateria descarregue. Porém, se a bateria está descarregando com frequência e sem um motivo aparente, ela provavelmente está com algum problema;
  3. As luzes do carro estão mais fracas – a bateria é responsável pela parte elétrica do carro, inclusive pelas lanternas e luzes internas. Se as luzes do seu carro estão mais fracas do que o normal ou inconstantes, pode significar que a bateria não está sendo capaz de levar energia suficiente para elas;
  4. Existe uma dificuldade maior em dar partida em dias frios – a bateria tem mais facilidade em produzir energia nos dias quentes, mas ela deve funcionar de forma apropriada mesmo no frio. Então, se no inverno é praticamente impossível ligar o carro, está na hora de uma manutenção. Aliás, que tal dar uma olhada em nosso artigo sobre os cuidados com o carro durante o inverno?
  5. Você percebeu a presença de zinabre na bateria – zinabre é um resíduo químico esverdeado que se acumula nos polos por conta da oxidação. Ele pode impedir o funcionamento da bateria, diminuir sua vida útil e até fazê-la entrar em pane total;
  6. Cheiro estranho – a bateria pode ferver ácidos que fazem parte de seu sistema de funcionamento, soltando um estranho cheiro ao ser acionada – algo que lembra um alimento apodrecido. Se isso acontecer, procure imediatamente um mecânico de confiança, pois o problema pode atingir outros componentes do carro.

Na verdade, a principal orientação é, a qualquer sinal de problema, procurar ajuda profissional. Evite que os problemas se agravem e causem mais danos e prejuízos.

Quais são as principais causas de pane na bateria do carro?

Auxiliar de partida na bateria do carro

Vamos entender como identificar as causas de panes na bateria do seu carro. O principal problema, como já dissemos, é a bateria descarregada, mas até para esse problema existem diferentes possíveis causas.

Deixar a chave na ignição

Você esquece a chave na ignição, virada apenas o suficiente para que as luzes permaneçam acessas, e entra em casa para resolver algum assunto. Pode parecer pouca coisa, mas esse tempo de chave na ignição consome sua bateria e pode descarregá-la completamente

Esquecer os faróis ligados

Essa provavelmente é a principal causa de baterias descarregadas. Se você esquecer seu carro com os faróis ligados durante uma noite inteira, pela manhã a bateria certamente estará descarregada. Por isso, sempre dê um segunda conferida nas luzes antes de afastar do carro.

Usar o rádio com o motor desligado

O rádio é um dos componentes que mais gasta a bateria do carro. Então, nunca ligue o rádio com o motor desligado, mesmo que pretenda parar o carro por pouco tempo ou só dar uma limpadinha na parte interna antes de sair. Você pode ter uma surpresa desagradável quando tentar dar a partida.

Problemas na parte elétrica do carro

Todas as causas listadas acima são fáceis de resolver. Basta prestar mais atenção para evitar esquecimentos e, se o problema acontecer, é até bem fácil recarregar a bateria. Mas outras causas podem ser mais complicadas e envolver outros componentes do veículo. Um exemplo disso são as sobrecargas elétricas causadas por adicionais, como rádio, televisor ou GPS embutido, que podem estar em conflito com a parte elétrica do carro, sugando muita energia. A dica, nesse caso, é: sempre que for instalar um novo item do carro, procure um especialista.

Bateria muito velha

A bateria de um carro tem uma vida útil de cerca de 2 anos. Se a sua bateria já passou dessa idade e começou a dar problemas, é porque está na hora de realizar a troca. Procure um profissional de confiança e garanta o bom funcionamento do seu carro.

Problemas no alternador

Esse é o problema mais caro de se resolver dessa lista. Felizmente, é também pouco comum. Um alternador com problemas de funcionamento não carrega a bateria. Ele pode, inclusive, descarregá-la, o que pode causar o desligamento total do carro e do motor enquanto você está dirigindo. Se isso acontecer, será necessário um guincho para levar seu carro até um mecânico de confiança.

Aliás, se precisar pedir guincho em um momento de emergência, não se desespere: já é possível solicitar guincho online, de forma segura e ainda escolher o profissional pelo preço ou serviço prestado. Saiba mais lendo nosso artigo sobre como pedir guincho online.

Evitando problemas na bateria do seu carro

Mecânico avaliando motor do automóvel

Agora que você já sabe quais são os sinais de que sua bateria está com problemas e as principais causas de pane, tenha em mente que existem formas de cuidar da parte elétrica do seu carro e aumentar a vida útil da bateria.

A primeira e mais importante: não use equipamentos elétricos com o veículo desligado! Isso só vai sugar a energia da bateria, descarregá-la e te causar dores de cabeça depois. Se você usa pouco seu carro e ele passa a maior parte do tempo parado, lembre-se de ligá-lo pelo menos uma vez a cada 15 dias, para que a bateria receba uma boa carga de energia.

Faça manutenções preventivas pelos menos a cada 6 meses. Aliás, as manutenções preventivas devem ser feitas não apenas na bateria, mas em todo o carro. Também indicamos revisões antes de viagens longas. Você pode ver mais sobre cuidados com o carro antes de viajar lendo nosso artigo!

Para estar sempre seguro em momentos de emergência, instale em seu celular o aplicativo Cadê Guincho, que te permite encontrar profissionais 24 horas por dia para guinchar seu carro. Assim, você estará preparado para qualquer imprevisto.

Deixe um comentário