5 cuidados com o carro que você deve ter no inverno

5 cuidados com o carro que você deve ter no inverno

Um carro possui diversos componentes e partes que reagem de forma diferente em temperaturas diferentes. Por isso, existem alguns cuidados com o carro que você deve ter no inverno. Você sabe quais são? Como estamos prestes a entrar na estação mais fria do ano, separamos algumas dicas para você!

Conheça, por meio deste artigo, 5 cuidados com o carro que você deve ter no inverno e obtenha melhor desempenho e segurança mesmo sob temperaturas baixas!

1.Verifique periodicamente a bateria

Cuidados com o veículo durante o inverno

O inverno é um momento em que você precisa dar uma atenção especial ao seu carro e ter alguns cuidados que não são tão necessários em outras estações do ano.

Um dos principais cuidados é com a bateria. Temperaturas frias fazem a bateria do seu carro sofrer desgaste maior do que o usual. Isso ocorre porque a bateria requer amperagem alta para que consiga trabalhar.

Com isso, quando o carro está em temperaturas baixas, a capacidade de armazenamento pode ser comprometida. Dessa forma, é ideal manter a bateria em frequente carregamento, mesmo que você não utilize o veículo todos os dias.

Nesses casos, para garantir a saúde e eficiência da bateria, ligue o motor do carro uma vez ao dia, pelo menos, deixando ligado por aproximadamente 10 minutos. Além disso, quando está com o motor ligado, acelere algumas vezes, com leveza, para auxiliar no processo.

Fazendo isso você vai conseguir evitar que a durabilidade da bateria diminua consideravelmente, o que é comum de ocorrer no inverno. E se mesmo com esses cuidados a bateria do seu carro descarregar, confira como fazer para que a bateria volte a funcionar.

2.Mantenha o reservatório de gasolina cheio

Outro cuidado que você deve ter no inverno é direcionado aos carros flex. Esse tipo de motor pode funcionar com gasolina ou álcool e, no inverno, dar partida em um carro a álcool pode ser uma tarefa difícil.

Portanto, se seu carro é flex, deixe sempre o reservatório de gasolina cheio, para que o carro obtenha ajuda no momento da ignição do motor.

Além disso, o recomendável é que você opte por utilizar gasolina aditivada, pois assim o resultado será ainda melhor.

3.Verifique a calibragem dos pneus

Os pneus também podem sofrer em dias frios, pois a temperatura baixa afeta a pressão interna dos pneus e reduz a calibragem. Com isso, você pode acabar trafegando com os pneus um tanto murchos sem perceber.

Se isso ocorrer, você terá um gasto maior pelo consumo de combustível, o que não vai ser algo interessante. Por isso, para que você evite ter gastos desnecessários, o ideal é que os pneus sejam calibrados a cada 15 dias de acordo com as libras recomendada pelo fabricante.

Outro cuidado fundamental em relação aos pneus é não utilizar pneus carecas. Isso nunca é aconselhável, porém no inverno o perigo de trafegar com pneus nessas condições é ainda maior.

Isso porque temperaturas baixas propiciam o acúmulo de umidade no chão, podendo, ainda, formar uma leve camada de gelo nas pistas, a depender da temperatura da região onde você mora. Assim, os pneus carecas oferecem maior risco de acidentes por conta de derrapagens.

4.Encha o reservatório de água do para-brisa

O para-brisa também é uma parte do carro que merece mais atenção no inverno. Dias frios podem apresentar neblina e pouca visibilidade. O contato da neblina com o para-brisa vai criando resquícios de sujeiras que comprometem ainda mais a sua visibilidade.

Com isso, poder contar com água no reservatório para limpar o para-brisa sempre que precisar é essencial. Melhor ainda se você utilizar água com algum tipo de detergente específico para o para-brisa, assim a limpeza vai ser feita com maior qualidade.

5.Cuide das palhetas dos limpadores do para-brisa

Ainda falando sobre os para-brisas, pois são de extrema importância para que você tenha uma boa direção com visibilidade, você deve cuidar das palhetas de limpeza com maior frequência no inverno.

As palhetas dos limpadores do para-brisa do seu carro são feitas, em parte, de borracha. Isso quer dizer que no inverno elas podem ressecar com muito mais facilidade.

Com borrachas ressecadas, você não vai conseguir obter a limpeza necessária quando precisar, o que pode atrapalhar sua visibilidade e ser um risco no trânsito, principalmente em dias chuvosos e/ou com neblina.

Dito isso, o ideal é que você troque as borrachas do limpador de acordo com a real necessidade e ainda assim, ficar atento no inverno e verificar com maior frequência, para poder identificar quando os primeiros sinais de ressecamento surgirem para realizar a troca.

Considerações finais

Aplicativo de Guincho para motoristas sem seguro

Dessa forma, com esses 5 cuidados que você deve ter com o carro no inverno ou em dias de frio, você vai poder ter mais segurança e estabilidade no volante, o que é sempre essencial.

Note que todos os cuidados são básicos e não necessitam de grandes intervenções, sendo pequenas manutenções que, se realizadas frequentemente, podem fazer grande diferença no seu dia a dia no trânsito.

Além disso, um outro cuidado que você pode ter e que é muito importante principalmente quando você vai fazer viagens, é com o embaçamento do para-brisa e dos demais vidros do carro em dias de chuva e dias frios de inverno.

Como a temperatura interior do veículo sempre vai ser maior do que a temperatura exterior, em épocas de frio é comum que os vidros embacem e isso pode ser muito prejudicial para sua visibilidade.

Para evitar isso, você pode passar um tipo de produto especial nos vidros que evita que o embaçamento ocorra.

Essa dica vai permitir que você fique com o interior do veículo quente e agradável, pois não haverá a necessidade de abrir os vidros para troca de ar, mesmo no inverno e nos dias de frio e chuva. Assim, não vai ser preciso ficar limpando e desembaçando o vidro toda hora e se distraindo do trânsito, o que não é nada recomendado.

Portanto, aproveite todas as dicas que você descobriu até aqui e utilize seu carro no inverno com segurança e mais tranquilidade!

Quer saber mais informações sobre carros e encontrar outras dicas como essas? Navegue mais pelo nosso blog e encontre diversos outros conteúdos com dicas e novidades do setor automotivo!

Deixe um comentário