O que fazer se a bateria do carro arriar? Veja como funcionar o carro

Carro sem bateria
Carro sem bateria? Não se desespere!

Muitas pessoas acabam esquecendo o farol ou o rádio ligado, e isso acaba acarretando o descarregamento da bateria do veículo. Temos algumas dicas de como fazer o carro funcionar novamente depois de ter a bateria arriada. Vamos ver?

Auxiliar de partida, conhecido como “chupeta”

Para religar um carro que está com a bateria descarregada através de uma “chupeta” você precisará do cabo de transmissão de energia e outro veículo que esteja funcionando. Siga os seguintes passos:

Cabo auxiliar de partida
Cuidado para não inverter os cabos

1. Aproxime o veículo em funcionamento do outro que precisa de ajuda, de uma forma que os cabos alcancem ambas baterias, e mantenha o motor dele em funcionamento;

2. Conecte primeiramente um dos cabos no polo positivo (+) da bateria que está arridada;

3. Agora conecte a outra ponta do mesmo cabo no polo positivo (+) da bateria do carro que está funcionando;


chupeta bateria
Não encoste o conector do cabo positivo em partes metálicas

4. Depois conecte uma ponta do segundo cabo no polo negativo (-) da bateria do veículo que está funcionando;

5. Por último conecte a outra ponta do segundo cabo no polo negativo (-) da bateria descarregada ou até mesmo em uma parte do chassis do carro que não funciona, desde que essa parte esteja limpa e sem pintura;

6. Espere cerca de 3 minutos antes de ligar o carro que estava sem carga. Depois que o veículo volte a funcionar remova os cabos na ordem reversa e mantenha o mesmo ligado por no mínimo 15 minutos para o alternador recarregar a bateria.


O procedimento de auxiliar de partida parece ser simples, mas precisa de alguns cuidados para não ocasionar danos na parte elétrica de ambos veículos ou até mesmo incêndios. O cabo deve ter boa qualidade, verifique se ele tem boa isolação e bitola ideal, uma fiação pouco espessa pode deixar a transferência da carga mais lenta, além disso o fio pode aquecer até derreter.

Lembre-se também de avaliar se a bateria do veículo que está funcionando tem amperagem igual ou superior do veículo que precisa de ajuda, talvez você não tenha sucesso caso o cenário seja o inverso.

Esse procedimento só resolve o problema em casos de descarregamento de carga quando algum componente elétrico do veículo ficou ativo com o motor desligado. Caso não funcione você precisará de ajuda de um auto-elétrico, pois pode ser uma pane elétrica ou já chegou a hora de trocar a bateria por uma nova.

Nunca tente dar “trancos” no veículo

Nessas horas sempre tem alguém que recomenda: “E se dermos um tranco no veículo para ele funcionar?“.

Não caia nessa, isso pode danificar peças do automóvel, se a recarga (auxiliar de partida) não resolver, leve o veículo de guincho até um auto-elétrico. Graves consequências como quebra de correia dentada, dano do catalisador e problemas nos circuitos eletrônicos podem ocorrer, e mesmo assim o carro ainda pode não voltar a funcionar.

Antigamente para carros carburados, era comum dar trancos para ligar os automóveis, hoje em dia como os veículos são em sua maioria injeção eletrônica o risco é maior. Fora isso o mercado automobilístico está cada vez mais apostando em câmbios automáticos, e sem a embreagem, como você daria um tranco?

Bateria arriada
Profissional de auto socorro

Não achou ninguém para ajudar? Está sem o cabo de “chupeta”?

Caso precise de apoio de um profissional, solicite ajuda para sair do sufoco com o buscador Cadê Guincho, acesse o link e localize o serviço mais próximo de você: Encontrar auxiliar de partida.

Deixe um comentário