Checklist para fazer uma viagem de carro segura

Checklist para fazer uma viagem de carro segura

O planejamento de uma viagem de carro deve ser feito com antecedência para que saia tudo conforme o programado. Para ajudar você, fizemos um checklist com 5 itens imprescindíveis para você fazer uma viagem de carro segura e sem dor de cabeça. Vamos lá? Boa leitura!

1. Revisão do veículo

Como está a revisão do seu automóvel?
Além das revisões regulares pelas quais seu veículo deve passar, é indispensável que você faça uma revisão extra antes de pegar a estrada. Isso porque problemas simples, que poderiam ser facilmente resolvidos quando você está na cidade, podem se transformar em grandes pesadelos na estrada, principalmente se você estiver longe de algum ponto onde possa pedir socorro.

Por isso, o primeiro ponto do seu checklist para uma viagem de carro segura deve ser a revisão do automóvel. Ah, e não esqueça: sua revisão deve ser feita sempre por um profissional de confiança e que, de preferência, já conheça o seu veículo.

2. Atenção na sua saúde

Pode parecer banal, mas saber como está a sua saúde antes de fazer uma viagem de carro também é um ponto indispensável do checklist, principalmente se você for o motorista e a viagem for longa. É muito importante garantir que esteja tudo bem e em dia com o seu corpo.

Não que você precise fazer uma bateria de exames antes de viajar, mas conferir a pressão, a visão e os níveis de quaisquer outras doenças (como diabetes, por exemplo) é fundamental e elimina possíveis riscos de que você acabe passando mal durante a viagem.

3. Conheça o trajeto

Principalmente se essa for a primeira vez que você vai fazê-lo. Muitas vezes, o caminho pode apresentar dificuldades que não são aparentes em vídeos e fotos do lugar. Para evitar ser negativamente surpreendido com isso, procure conversar com pessoas que já viajaram para esse lugar.

Peça referências sobre as melhores rotas, sobre a qualidade das estradas e até mesmo sobre possíveis caminhos que devem ser evitados. Assim, você pode até demorar para chegar ao seu destino, mas chegará com segurança – o que é mais importante.

4. Ajuste o GPS

Salvar a rota previamente no GPS é muito importante para que a sua viagem de carro seja um sucesso. Assim, você pode acessá-la até mesmo quando o celular ou aparelho de GPS estiverem sem sinal de internet, já que ela estará salva no modo offline.

5. Programe as paradas

Em caso de trajetos longos programe as paradas antecipadamente, conheça as rotas e pontos de apoio da rodovia ou estrada que irá pegar. Isso é importante para que você evite surpresas no meio do caminho.

Uma outra dica importante é que você anote antecipadamente o telefone de emergência da rodovia, pois em caso de um imprevisto são eles que eles que irão lhe oferecer o suporte para transportar seu veículo até o ponto de apoio.

Após chegar no local em segurança, caso seu veículo precise de um serviço de guincho e ele não tenha seguro, você poderá contar com o nosso aplicativo para encontrar os melhores profissionais do ramo, conheça o Cadê Guincho.

As dicas aqui são para fazer uma viagem de carro segura, porém você sabe o que fazer se seu carro quebrar na estrada? Complete sua leitura com outro artigo repleto de dicas sobre isso em nosso blog.

E para uma viagem ainda mais tranquila, confira os principais cuidados que você deve ter para dirigir na estrada.

Faça sempre uma boa viagem 🧡

Deixe um comentário