Principais cuidados que você deve ter para dirigir na estrada

Pegar estrada com o carro para ir a algum lugar, seja para fins de trabalho, viagem ou outro, é uma prática comum e necessária para grande parte da sociedade. Ao mesmo tempo, não é raro vermos notícias sobre problemas e acidentes, muitas vezes causados por direção temerária ou erros que poderiam ser evitados.

Por isso, é fundamental que os motoristas tomem diversos cuidados para dirigir na estrada. A seguir, apresentaremos os principais zelos necessários para que a direção possa ser mais segura na estrada, garantindo melhores condições não só para o próprio condutor, como para todos que dividem o espaço.

Cuidado nas ultrapassagens

Cuidado nas ultrapassagens

Um primeiro cuidado importante nas estradas é no momento de uma ultrapassagem. É preciso que o motorista tenha total controle e prudência neste momento, já que é uma das principais causas de acidentes.

Quando for necessário fazer uma ultrapassagem, o motorista deve calcular muito bem o tempo necessário para concluir a manobra, além do espaço disponível, considerando os demais veículos na pista.

Além disso, é preciso atenção quanto às faixas e indicações, para saber se é permitida a passagem naquele ponto ou se há restrições. Respeitar as regras, mesmo que pareça fácil a manobra, também é um cuidado fundamental.

Cuidado com as bagagens e objetos no carro

Cuidado com as bagagens e objetos no carro

Quando pegam estrada, as pessoas costumam levar objetos e bagagens em seus carros, principalmente em viagens de lazer. É importante que malas e outros objetos sejam bem guardados, com segurança.

Se ficarem soltos ou em posições ruins, podem atrapalhar a visibilidade do motorista e, em caso de algum tranco, podem se mexer, atingir alguma pessoa no carro e causar problemas maiores. Portanto, ter o cuidado de posicionar as bagagens com segurança melhora a condução na estrada.

Faça uso correto do acostamento

Faça uso correto do acostamento

Outro cuidado necessário é quanto ao uso do acostamento por parte dos veículos. As regras não permitem a circulação no local em situações normais, apenas em casos de emergência ou necessidade de parada. E, no caso de parar o carro, é preciso escolher um bom lugar (longe de curvas, por exemplo) e usar ferramentas como o triângulo para indicar aos demais motoristas.

O uso correto e estritamente quando necessário é um cuidado essencial para quem vai pegar estrada. Isso evita confusão nos demais carros e risco de problemas mais sérios.

Entendimento do contexto e respeito à velocidade

Por fim, mais um cuidado fundamental é quanto ao contexto que a estrada apresenta. Está cheia ou vazia? Molhada ou seca? É um local com características particulares, como passagem de animais? Conhecer todos estes detalhes é um grande passo para uma viagem segura.

Além disso, é preciso saber os limites de velocidade e, automaticamente, respeitá-los. Assim, a segurança da viagem aumenta e todos são preservados. Correr mais do que o permitido só traz riscos, mesmo em estradas que consideramos conhecer bem.

Costuma viajar e quer ter segurança? Conheça o Cadê Guincho!
Somos um app com capacidade de encontrar profissionais de assistência veicular em vários pontos do Brasil. Não perca tempo e baixe nosso aplicativo na loja Play Store. Para iPhone salve o link a seguir: pedir guincho online. Além disso, confira outras publicações e nossas redes sociais. Fique por dentro de nosso trabalho e entenda como ajudamos os motoristas sem seguro.

Deixe um comentário

três × 1 =