A importância de fazer a revisão do veículo todo ano

mecânico fazendo a revisão do veículo

Os benefícios de se ter um carro são vários, como a liberdade de ir e vir no horário que quiser, por exemplo. No entanto, não devemos jamais nos esquecer da importância de fazer a revisão do veículo todo ano.

Afinal de contas, por mais qualidades que um automóvel tenha, seja ele novo ou seminovo, ele terá desgastes com o passar dos anos. Por essa razão, realizar manutenções periódicas em seu carro é fundamental para que ele continue tendo boa performance por mais tempo.

Tais manutenções devem ser realizadas por profissionais com experiência. Eles devem levar em conta o estado de diversos itens indispensáveis para o funcionamento do veículo (componentes do motor, sistema elétrico, pastilhas de freio etc.). Portanto, é um erro negligenciar essas vistorias.

Ao longo deste artigo, trataremos sobre o que consiste essa checagem do seu carro, como ela é realizada, qual a importância de fazer a revisão do veículo todo ano, quais itens ela verifica e o que levar em conta na hora de fazê-la.

O que é uma revisão automotiva?

Capô de veiculo aberto

A revisão de um carro, como o próprio nome sugere, procura rever periodicamente o funcionamento dos sistemas e de seus componentes. Trate-se de um procedimento importante para manter a qualidade no uso do automóvel e a segurança para seus usuários.

A realização de uma revisão em intervalos regulares de tempo se faz necessária por causa da durabilidade dos materiais utilizados. Por melhor que seja a qualidade das peças de um veículo, elas irão se desgastar com o tempo e comprometerão a sua performance.

As empresas montadoras pensam nisso desde a criação dos projetos de um automóvel, estabelecendo prazos para a manutenção ou troca de cada componente, sempre de acordo com testes prévios, que calculam a resistência desses materiais.

São processos realizados em laboratórios e também em exames práticos, que expõem o carro a situações como estradas ruins, fatores climáticos extremos ou mesmo acidentes.

Com base em todo esse cuidado, a montadora define prazos específicos para que sejam revisados determinados itens, de acordo com o tempo de uso ou da quilometragem utilizada.

Esses prazos podem ser encontrados no manual do proprietário de cada automóvel. Eles mostram o tempo ou quilometragem corretos para a troca de óleo do motor ou mesmo de componentes mais cruciais para o seu funcionamento, como correias dentadas ou o sistema de injeção eletrônica.

Quais itens devem ser verificados na revisão do veículo?

Mecânico checando os itens para a revisão

Durante uma revisão de rotina do veículo, devem ser verificados todos os itens fundamentais para o seu bom andamento. A lista com os componentes que devem ser revisados é designada por cada fabricante, seguindo os parâmetros que mencionamos anteriormente.

Uma boa revisão do veículo deve verificar o estado de partes importantes como o motor, pastilhas e disco de freio, pneus, sistema de transmissão (embreagem, câmbio, semi-eixo, diferencial etc.) suspensão, bateria, cabos elétricos e sistema elétrico em geral.

Além disso, não se deve esquecer também de verificar ar-condicionado, sistema de arrefecimento, filtro de ar, filtro de combustível, velas, faróis, lanternas e radiador.

Portanto, a manutenção preventiva é útil para analisar cada ponto desse checklist e realizar a troca rotineira de itens consumíveis, além de descobrir se é necessário consertar ou mesmo substituir alguma das peças ou sistemas mais complexos.

Diferenças na revisão em carros novos e seminovos

Em linhas gerais, não há diferença substancial entre as revisões realizadas em carros novos e seminovos, pois todos os itens de ambos os tipos de veículos serão verificados. Porém, a maneira como é decidida a revisão em ambos os casos difere em alguns pontos.

No caso de um automóvel novo, caso o comprador opte por manter a garantia de fábrica as revisões devem ser realizadas na assistência autorizada da montadora na concessionária. Como os itens já vem todos novos de fábrica, é mais fácil controlar o que é revisado, bastando apenas seguir as datas previstas no manual.

Já os seminovos exigem mais cuidado, pois exigem uma investigação do estado real do veículo. É essencial saber quantos quilômetros já rodou, quais revisões já foram feitas e se alguns componentes já foram consertados ou substituídos.

Por que a revisão do veículo deve ser feita todo ano?

Muitos se perguntam qual o momento certo para revisar seu automóvel. Alguns especialistas recomendam levar o carro para a oficina a cada 6 meses, mas isso não se aplica a todos os modelos. Em todo caso, o ideal é sempre fazer a revisão do veículo todo ano.

Calendário para a revisão do veículo

O tempo adequado pode variar dependendo do modelo e de outros fatores. O Manual do Proprietário de cada modelo especifica com clareza o que se aplica para cada situação.

Contudo, uma vez por ano pode ser considerado um período adequado para realizar a manutenção automotiva, já que é o suficiente para que você se organize financeiramente e não comprometa a saúde do carro.

Efetuar essa revisão do automóvel é importante porque alguns itens fundamentais para a sua performance têm prazo de validade mais curtos e precisam ser substituídos pelo menos uma vez no ano.

A exceção a essa recomendação se aplica aos veículos comerciais de frota, que rodam diariamente em estradas ruins. Esses automóveis alcançam quilometragem elevada em poucos meses e, por isso, precisam ser revisados em intervalos de tempo menores.

Portanto, você deve estar atento às especificações do fabricante para substituição de certos equipamentos no devido tempo. Independentemente das variações de cada modelo, verifique anualmente o funcionamento dos seus principais componentes.

Não esqueça do alinhamento e balanceamento dos pneus e rodas, muito menos da substituição dos filtros de ar do motor, de combustível e do ar-condicionado, sem falar do fluído do freio e das velas de ignição.

Por fim, verifique também, durante a revisão, se já é necessária a substituição de itens essenciais que levam mais de um ano para se desgastar, como o kit de correia dentada e rolamento, por exemplo.

Esteja atento! Cuide bem do seu carro e faça sua revisão com profissionais capacitados!

Deixe um comentário