Saiba qual é o momento certo para trocar de carro

Saiba qual é o momento certo para trocar de carro

Você está com o mesmo automóvel por anos e acredita que é o momento ideal de trocar por um novo? Às vezes essa é uma decisão que não dá para ser adiada, já que gastos com manutenção, pintura e trocas de peças começam a surgir.

Mas será que vale a pena trocar o seu carro agora? Às vezes, por conta da pressa por adquirir um modelo novo, buscamos diversos motivos para realizar a troca sem analisar todos os fatores.

Sendo assim, neste artigo, daremos algumas dicas sobre o momento ideal de se trocar um carro. Afinal, é de extrema importância identificar se você está preparado para lidar com os gastos de um novo financiamento, se este for o seu caso. Vem com a gente!

Alta quilometragem

Segundo os especialistas, uma boa forma de identificar se está na hora de trocar o seu veículo é através da quilometragem, que revela o quanto ele já foi dirigido.

Dessa forma, se a quilometragem estiver por volta dos 100 mil km, o carro demonstrará uma degradação natural em certos locais, como na embreagem e na suspensão. Sendo assim, será necessário levá-lo para a manutenção com maior frequência.

Porém, ainda é possível manter um veículo em ótimas condições mesmo com uma quilometragem alta. Se você evitar caminhos acidentados, trocar o óleo regularmente e revisar sempre o automóvel, ele provavelmente se manterá conservado.

Necessidade de ir frequentemente à oficina

Quando o seu veículo começa a dar problemas, talvez seja o momento de pensar em trocá-lo. Entretanto, é válido também considerar a opinião de um mecânico confiável.

Através de uma análise profissional, você saberá se os panes constantes ocorrem devido ao desgaste do automóvel ou se é somente por falta de revisão.

Desvalorização do automóvel

Outro motivo comum que leva as pessoas a trocarem um carro é a sua desvalorização. Sendo assim, é importante que você esteja por dentro do que acontece no mercado automotivo.

Nesse sentido, uma mudança brusca ou a saída de linha de um veículo podem ser motivos suficientes para a desvalorização do seu carro.

Portanto, caso encontre uma característica que desvalorize o seu veículo, não hesite em colocá-lo à venda. Afinal, quanto mais tempo passar, menos ele valerá.

Carro pouco usado

São diversos os benefícios que um carro traz para as nossas vidas. Entretanto, caso não o utilize com frequência, talvez seja uma ideia melhor vender seu automóvel.

A venda do veículo pode ser a melhor solução caso você esteja passando por dificuldades financeiras e queira se livrar de gastos, como o IPVA e o custo das manutenções.

Além disso, caso você perceba que o carro está fazendo falta, nada impede que você adquira um novo modelo futuramente.

Trocar um automóvel por causa do aumento de renda

Outro motivo para alguém trocar de automóvel é o aumento salarial – ou um resultado satisfatório que maximize a sua renda.

Porém, é essencial que você tenha cautela e não compre nada por impulso. Avalie com cuidado os impostos atrelados ao modelo que deseja, além do custo das peças de reposição.

Gostou das nossas dicas sobre o momento ideal de se trocar um carro? Aproveite para ler outros conteúdos em nosso blog e não deixe de conferir as nossas soluções de auto socorro acessando o site. Encontre-nos também no FacebookInstagram e aproveite para instalar o nosso app para o Android 🧡

Deixe um comentário

cinco × três =