Saiba como substituir a CNH provisória pela definitiva

Mulher sorrindo e dirigindo

Toda pessoa, após fazer as aulas na autoescola e ser aprovada nos testes médico, teórico e prático de direção, recebe do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) a chamada CNH provisória — também conhecida como PPD (Permissão para Dirigir).

Essa CNH tem validade de 1 ano e funciona como um tipo de “estágio” para que o condutor prove que está apto para dirigir. Se aprovado após esses 12 meses, ele tem então o direito de obter a Carteira Nacional de Habilitação definitiva.

Agora, como conseguir isso? Qual o passo a passo? Se você tem interesse em saber como substituir a CNH provisória pela definitiva, não deixe de conferir as informações a seguir!

O que é, como funciona e quais as regras da CNH provisória?

Tirar a primeira habilitação é o sonho de muitas pessoas. Afinal, isso representa mais autonomia, independência, liberdade, amadurecimento etc. E quando esse objetivo é finalmente alcançado, é motivo de muita felicidade.

Pois bem, quando você é aprovado em todos os testes necessários, você recebe a Permissão para Dirigir. 

Assim, com a PPD em mãos, você passa a ter o direito de conduzir veículos pelas ruas, estradas e rodovias do país — tudo de forma legal, sem nenhuma irregularidade.

Essa permissão, conforme já mencionado, tem um prazo de validade de 12 meses (1 ano) e, durante esse período existem algumas diretrizes que você deve seguir. A principal delas diz respeito a infrações.

Isso porque, para obter a CNH definitiva, você não pode exceder o limite máximo de 4 pontos. O que significa que você não pode sofrer multas graves, gravíssimas ou mais de uma média com a CNH provisória. 

Caso sofra uma dessas penalidades com a Carteira Nacional de Habilitação provisória, você não terá o direito de obter a definitiva. Nesse caso, será necessário realizar todo o processo na autoescola mais uma vez.

Portanto, se você está com a carteira provisória, é fundamental dirigir com cuidado, prudência e responsabilidade para não cometer infrações e não perder o direito de obter a documentação definitiva para dirigir.

Você não quer passar por todas as aulas e provas de novo, certo? Além de ter parte do seu tempo semanal comprometido, você ainda teria uma série de gastos para lidar. Por isso, não se arrisque com a sua CNH provisória, ok?

Agora, se você já é um motorista cauteloso, não sofreu nenhuma penalidade e a sua CNH provisória já venceu ou está bem próxima de vencer, confira então os tópicos a seguir! 

Como substituir a CNH provisória pela definitiva na prática?

Pessoa digitando em um notebook

Além de não ter cometido as infrações citadas anteriormente, a sua CNH precisa ter vencido para que você possa dar entrada no processo para obtenção da carteira definitiva. 

Essas são as duas condições principais que você deve se atentar para solicitar a sua CNH em definitivo. 

Então, se a sua carteira provisória venceu, por exemplo, no dia 05/01, no dia seguinte, no dia 06/01, você já pode solicitar a sua nova documentação definitiva.

Para isso, existe um passo a passo básico, que pode ser feito tanto de maneira online quanto presencial. Veja!

Como substituir a CNH provisória pela definitiva pela internet?

A primeira forma (e também a mais prática) para obter a CNH definitiva é por meio do site do Detran do seu município.

O que você deve fazer, primeiramente, é acessá-lo e então fazer o seu login com CPF e senha. Se não tiver um, basta se cadastrar (é bem rápido e prático).

Em seguida, com o login feito, você deve buscar no site pelas opções “Primeira Habilitação” ou “Substituição da Permissão para Dirigir pela CNH definitiva”.

Cada site do Detran trabalha essa questão de uma maneira. Então, você deve fazer uma busca por esses termos e outros relacionados.

Após encontrar a opção que trata da troca da CNH definitiva pela provisória, selecione-a. 

Agora, você deve seguir as etapas solicitadas pelo site que, basicamente, consistem na confirmação e envio de algumas informações. Por exemplo, referente a categoria da sua CNH e aos seus dados pessoais.

Por fim, você deve efetuar o pagamento da taxa de emissão e envio da sua CNH definitiva — o documento costuma ser entregue em até 10 dias úteis pelos Correios. 

Já o preço da taxa, que é um assunto que interessa a todos, varia de estado para estado. Porém, apenas para você ter uma noção, o custo é de cerca de R$ 130,00. Pode ser um pouco maior ou menor, depende de onde você mora.

Como substituir a CNH provisória pela definitiva presencialmente?

Mulher sorrindo e conversando com dois homens em um escritório

Como você viu no tópico anterior, é bem prático e rápido solicitar a substituição da CNH provisória pela definitiva pela internet. Agora, como fazer isso de maneira presencial?

Para substituir a CNH provisória pela definitiva presencialmente, o que você deve fazer é se deslocar até uma unidade física do Detran no seu município. Porém, antes disso, é preciso fazer um agendamento no site do órgão de trânsito.

Então, acesse o site do Detran do seu município, encontre a opção referente a CNH definitiva e com ela aberta em seu dispositivo, clique em “agendamento” ou “agendar” (dependendo de como estiver escrito).

Agora, basta seguir as orientações apresentadas pelo site e pronto, o seu agendamento será feito. Após isso, basta então ir até a unidade do Detran na data e no horário marcado para realizar a substituição do documento.

Geralmente, além de levar a sua Permissão para Dirigir original, é necessário ter em mãos um comprovante de endereço em seu nome. 

Fora isso, vale destacar que se trata de um processo que também é bem simples e fácil. O único ponto mesmo é que você terá que se deslocar até o Detran.

Por fim, vale ressaltar que, embora o documento físico chegue em até 10 dias úteis em ambos os casos, você pode acessá-lo em até 3 dias úteis por meio da CNH digital.

Viu só como é tranquilo e prático substituir a sua CNH provisória pela definitiva? Em poucos passos é possível fazer a solicitação, tanto de forma online quanto presencial.

Para encerrar, acesse este outro post: como obter a Permissão Internacional para Dirigir (PID). Afinal, é provável que precise dela se quiser conduzir um veículo em outro país algum dia. Até a próxima!

Deixe um comentário