Como obter a Permissão Internacional para Dirigir (PID)

Pessoa segurando a permissão internacional para dirigir

Viajar para o exterior é o sonho de inúmeros brasileiros. Afinal, é uma forma de conhecer novas culturas e lugares, de experimentar diferentes gastronomias, passear, tirar belas fotos e muito mais. E nesse tipo de passeio, sempre há pessoas que desejam dirigir em terras estrangeiras.

Agora, é importante ressaltar que para grande parte dos destinos no exterior, a CNH brasileira não é aceita. Nesse caso, é preciso obter a carteira de motorista internacional, também conhecida como Permissão Internacional para Dirigir (PID).

Sendo assim, se você pretende viajar em breve e quer pilotar em outro país, confira neste post os 5 passos essenciais para tirar a sua carteira de motorista internacional!

Como obter a Permissão Internacional para Dirigir: passo a passo

Antes de apresentarmos o passo a passo completo para tirar a carteira de motorista internacional, é importante que você saiba algumas questões referentes a esse documento. Veja!

O que é a PID e quem a emite?

A Permissão Internacional para Dirigir é um documento que possibilita aos brasileiros dirigir em mais de 100 países, sendo emitido pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito).

Quanto custa a carteira de motorista internacional?

Para obter a carteira internacional, você precisa pagar uma taxa. Porém, ela não é a mesma em todo o Brasil. Cada estado cobra um preço por ela. Em São Paulo, por exemplo, ela custa R$ 362,67 (valor referente ao ano de 2022).

E para pagá-la, há duas opções: ir até uma casa lotérica ou utilizar um dos bancos conveniados, caso você seja correntista. No caso: Banco do Brasil, Bradesco, Daycoval, Santander ou Sicoob.

A Permissão Internacional para Dirigir tem algum prazo de validade?

Sim, tem. Após a emissão, a PID é válida por três anos. Porém, se a sua CNH vencer antes desse período, o que conta é a validade do documento nacional. 

Então, se você tirar a Permissão Internacional para Dirigir esse ano e a sua Carteira Nacional de Habilitação vencer ano que vem, a sua PID não será válida por três anos, afinal, a sua CNH venceu primeiro.

Nesse caso, o documento valerá um ano (mesmo prazo da sua CNH).

Há países que aceitam a CNH brasileira?

Sim. Então, dependendo do destino que você for, talvez nem seja necessário obter a PID. Por exemplo, a Argentina, o Chile, a Colômbia e o Uruguai são países que aceitam a Carteira Nacional de Habilitação.

Portanto, vale a pena verificar se o destino que você irá realmente exige a PID. 

Agora, vale observar que não são todos os países que aceitam a Permissão Internacional para Dirigir como documento para conduzir veículos.

Nesse caso, outros tipos de processos são solicitados e outros documentos são reconhecidos. Então, é importante se informar sobre essa questão com antecedência para evitar maiores transtornos.

Onde solicitar a PID?

Placa do Detran do estado de São Paulo

Em todos os estados do país é possível solicitar a PID em uma unidade de atendimento do Detran. Isto é, presencialmente. Para isso, leve documentos como CNH, CPF e RG (originais e cópias), além de um comprovante de endereço.

Agora, vale ressaltar que em alguns estados, como São Paulo e Minas Gerais, é possível fazer a solicitação totalmente online, ou seja, pela internet. 

Então, cabe a você verificar como funciona esse processo em seu município, ok? De repente, pode ser possível fazer tudo por meio do seu computador, tablet ou celular.

É difícil obter a carteira de motorista internacional? É muito burocrático?

Não, o processo costuma ser bem simples, fácil e tranquilo. E agora que você já sabe os principais pontos sobre este assunto, veja a seguir o passo a passo completo para solicitar esse documento!

Passo a passo para obter a PID

1. Acesse o site do Detran

O primeiro passo para você obter a Permissão Internacional para Dirigir é acessar o site do Detran do seu estado (considerando que você fará a solicitação de maneira online).

Para isso, você pode utilizar tanto o seu celular quanto tablet ou computador — porém, este último é o mais recomendado, pois permite que você visualize as informações de forma mais clara.

2. Encontre a opção “dirigir no exterior”, “PID” ou “Habilitação Internacional”

Nesse segundo passo, você deve encontrar a opção “dirigir no exterior”, “PID” ou “Habilitação Internacional” no site do Detran. 

Como o site do Detran não é padronizado, cada estado utiliza um termo para se referir a carteira de motorista internacional.

Portanto, você deve buscar por um desses três termos citados acima para dar andamento no processo de obtenção da sua carteira internacional.

Geralmente, nos sites do Detran há um campo de busca. Então, se você não encontrar a opção navegando na página inicial do site ou no menu superior, digite um termo de cada vez nesse campo para encontrar o serviço. Após encontrá-lo, basta clicar nele.

3. Leia as informações e preencha os campos com os seus dados

Ao clicar na opção de carteira de motorista internacional, uma página será aberta com algumas informações. Leia-as com atenção para evitar qualquer tipo de erro ou problema.

Em seguida, preencha todos os campos do formulário com seus dados. Nome, CPF, Data de Nascimento, Endereço etc.

Após fazer esse preenchimento, revise todas as informações fornecidas para garantir que não há nenhum tipo de erro. Se isso acontecer, pode haver problemas no processo de obtenção da sua carteira internacional.

4. Pague a taxa

Pessoa usando a calculadora

Informou todos os dados? Está tudo correto, sem nenhum tipo de pendência ou impeditivo? Ótimo! Agora você deve pagar a taxa do Detran. Ao finalizar o seu cadastro, um boleto será gerado.

Como dissemos, o preço dessa taxa varia de estado para estado. Porém, o que você deve fazer, independentemente de onde você mora, é pagá-la antes do vencimento.

5. Aguarde a carteira de motorista internacional chegar

Fez o pagamento da sua carteira internacional? Agora é só aguardar alguns dias para que ela seja entregue pelos Correios em sua residência. E pronto, processo finalizado. 

Segundo o Detran, a entrega do documento é feita em até 14 dias úteis, porém geralmente ele é entregue antes desse período.

Viu como é tranquilo o processo para solicitar a Permissão Internacional para Dirigir (PID)? Em apenas cinco passos você já consegue obter o documento que autoriza você a poder pilotar em terras estrangeiras.

E então, animado para dirigir em outro país? Comente abaixo para onde será o seu passeio e tenha uma ótima viagem!

Deixe um comentário