Celular no trânsito: quais os riscos e o que a lei diz sobre

Homem usando o celular enquanto dirige

O uso do celular no trânsito, ao volante, é um grande problema presente em nossa sociedade. Isso porque, se trata de uma situação de risco e também de uma infração às leis estabelecidas pelo CTB – Código de Trânsito Brasileiro.

Por isso, no artigo de hoje nós vamos tratar sobre esse assunto, explicando quais são os principais riscos e consequências desse ato, além de apresentar o que diz a lei sobre o assunto. Acompanhe!

Os riscos do celular no trânsito

Por causa dos avanços tecnológicos, hoje o celular é um aparelho que faz parte da rotina de grande parte da população.

As pessoas o utilizam em casa, no trabalho, na rua, no transporte público e, muitas vezes, no trânsito, ao dirigir — e esse é um grande problema. 

Afinal de contas, ao usar o celular ao volante, coloca-se em risco o motorista, os seus passageiros e, ainda, terceiros, como outros motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

Por isso, é fundamental falarmos sobre este assunto para que o trânsito seja um lugar mais seguro e menos arriscado.

A seguir, separamos as principais consequências de se usar o celular no trânsito. Veja!

Acidentes, colisões e perda de controle – para motoristas, motociclistas e ciclistas

Mulher olhando o celular enquanto dirige

Se você dirige um veículo, seja ele um carro, uma moto ou uma bicicleta, você precisa ter cuidado e consciência no trânsito. Isso porque, caso contrário, além de se colocar em risco, você pode afetar outras pessoas também.

As principais consequências de se usar o celular no trânsito são:

  • Causar um acidente grave;
  • Colidir com outro veículo;
  • Ou ainda, perder o controle ao conduzir.

Primeiro, o seu foco já não está totalmente na via, ou seja, você não está com a atenção devida ao trânsito. Segundo, você está apenas com uma mão no volante. E terceiro, a mudança de marcha acaba sendo prejudicada — o que, claro, são erros graves e perigosos.

Sendo assim, com base nesse cenário, vamos supor que você esteja em uma via a uma velocidade de 80 km/h. De repente, o veículo que está na sua frente freia de maneira brusca. Se você não estava totalmente atento ao trânsito, o seu tempo de resposta, a sua reação é comprometida. 

Consequentemente, você pode não conseguir frear a tempo e, assim, acabar colidindo com o veículo, podendo, também, causar um grave acidente.

Além disso, ainda nesse exemplo, você pode se assustar e tentar fazer qualquer manobra de modo que você perca o controle do carro e bata em outros veículos, saia da pista e se acidente. Ou seja, em todos os cenários, você pode comprometer a sua integridade e a de outras pessoas também.

Para o trânsito ser um lugar seguro, é preciso que todos os envolvidos estejam sempre ligados, atentos, inclusive os pedestres, pois certas situações também podem ser geradas por nós quando estamos no celular, mas não dirigindo. Veja!

Acidentes, atropelamentos e assaltos – para pedestres

Homem andando na rua mexendo no celular

É evidente que dirigir e mexer no celular trata-se de uma combinação extremamente perigosa e arriscada. Agora, nós, como pedestres, também podemos gerar problemas ao usar esse aparelho no trânsito.

Vamos imaginar uma outra situação: você está na rua, caminhando e mexendo no seu celular. Assim como um motorista que utiliza esse aparelho, você não está totalmente atento, focado ao que está à sua volta, ao trânsito e às pessoas.

Por conta disso, primeiro, você pode se acidentar, de repente tropeçar, cair em um buraco, etc. 

Segundo, você pode não prestar a atenção devida na hora de atravessar a rua e, assim, ser atropelado — o que pode ser potencializado caso o motorista também esteja usando o celular.

E terceiro, você pode ser alvo de criminosos. Isso porque, muitos bandidos se aproveitam da distração de pedestres para assaltar e roubar os seus celulares

Ou seja, mais uma vez o uso do celular no trânsito se mostra algo completamente perigoso e arriscado.

O que diz a lei sobre o uso do celular no trânsito

Antes de falarmos exatamente sobre o que diz a lei a respeito deste assunto, nós separamos a seguir um dado recente divulgado pelo Detran.

Somente no primeiro semestre de 2022, isto é, de janeiro a junho, as multas por uso de celular ao volante cresceram 160% — e isso só em São Paulo. Agora, imagine em todo o Brasil?

Por isso, é muito importante falarmos sobre o assunto e investirmos em campanhas e ações para que isso seja reduzido. E uma das medidas já é estabelecida pelo Código de Trânsito Brasileiro.

Segundo o artigo 252 do CTB, quem usa o celular ao volante está cometendo uma infração gravíssima. Com isso, a pessoa recebe uma multa no valor de R$293,47, além de sete pontos na carteira.

Portanto, se você não quer ser penalizado e nem sofrer as consequências que abordamos mais acima, não utilize o celular ao dirigir.

Se precisar fazer uma ligação, mandar uma mensagem, um e-mail etc. estacione e o carro, encoste-o em algum lugar seguro e faça o que você precisa. 

O único ponto que vale ser observado é que você pode utilizar aplicativos de GPS, desde que, claro, o celular esteja corretamente fixado no painel do veículo ou no vidro por meio de um suporte. Afinal, se isso não fosse permitido, motoristas de aplicativo, como Ubers, seriam multados o tempo todo ao trabalhar.

Seja responsável, não utilize o celular no trânsito

Pessoa dirigindo com segurança

Como você viu ao longo deste artigo, usar o celular no trânsito é um grande problema, podendo gerar riscos para você, para outras pessoas, inclusive pessoas queridas, como familiares e amigos.

Além disso, você pode ser autuado e ter que pagar uma multa, além de levar pontos na carteira — o que pode suspendê-la, caso você já tenha outros pontos acumulados.

Portanto, para evitar essas situações, seja responsável e não utilize o celular quando estiver no trânsito — a menos, claro, que seja algo urgente, uma emergência.

E se você gostou das informações apresentadas, compartilhe este artigo para que mais e mais pessoas estejam conscientes sobre este assunto!

Deixe um comentário