Pneu de moto furado: o que fazer e como evitar esse problema

Pneu de moto

Ter o pneu de moto furado é uma situação que nenhum motociclista deseja passar, afinal, além do gasto não planejado e da dor de cabeça, tal contratempo pode gerar um grave acidente – tanto com o condutor (e seu passageiro, se houver) quanto com pessoas que estiverem próximas no momento em que o problema acontecer.

Sendo assim, para te ajudar a evitar essa adversidade e te auxiliar caso essa situação aconteça, nós separamos no artigo de hoje algumas dicas e informações valiosas a respeito do assunto.

Portanto, se você pilota uma moto e quer evitar problemas relacionados a pneu furado, confira este artigo até o fim!

O que fazer com um pneu de moto furado

Todo proprietário de um veículo precisa ter em mente que problemas e imprevistos podem acontecer durante uma condução. E um grande exemplo disso é o pneu furado.

Isso porque devido às condições de muitas vias (buracos, principalmente), a objetos e detritos nas pistas (como pregos, cacos de vidro, entre outros itens), o pneu de uma moto ou de um carro pode acabar furando.

Agora, se você tem um carro e esse tipo de situação acontece, ok, basta pegar o estepe e fazer a troca. Não tem muito estresse e nem muita dor de cabeça.

Porém, e no caso de uma moto? Se o pneu furar, não há estepe que você possa pegar e fazer a troca. 

Sendo assim, o que fazer nessa situação?

Vá até uma oficina próxima

Profissional realizando a troca do pneu de moto

A primeira orientação (e também a mais simples, segura e prática) para lidar com esse tipo de problema, é levar a sua moto até uma oficina próxima.

Isso porque, você não precisará fazer nada. Um profissional é quem irá realizar o serviço de troca ou reparo para você.

Basta guiar, com cuidado, a sua moto até o lugar de conserto.

E para isso, é importante se atentar a algumas dicas:

  1. Percebeu que o pneu furou enquanto estava pilotando? Não freie de maneira brusca. Controle a moto, vá desacelerando-a aos poucos e encontre um local seguro para parar.
  2. Não ande muito tempo com o pneu furado, pois ele pode acabar rasgando.
  3. Evite buracos, desníveis e qualquer outro obstáculo para que a situação não piore ainda mais.
  4. Desloque seu peso na moto para aliviar a carga sobre o pneu furado. Ou seja, posicione o seu corpo mais sobre a roda não furada.
  5. Nunca use o freio do pneu furado.

Chame um guincho ou invista em um kit de reparo de pneus

Motorista realizando reparo no pneu da moto

Dependendo das regiões que você costuma pilotar, pode não haver oficinas tão próximas.

E nesse caso, se o pneu da sua moto furar, vale a pena chamar um guincho para te auxiliar – especialmente se o furo estiver muito próximo da parede lateral do pneu.

Além disso, outra sugestão é carregar sempre com você um kit de reparo de pneus. Por exemplo, dentro do compartimento de armazenamento ou sob o banco da moto.

Hoje em dia, existem várias opções de kits e você pode encontrá-los na faixa dos R$100,00 ou até menos.

Dessa forma, se você tiver o mínimo de habilidade em mecânica, você poderá fazer um reparo pontual sozinho e seguir de maneira mais segura até uma oficina.

Utilize um spray reparador

Outro caminho que você pode seguir para lidar com um pneu de moto furado, é utilizar um spray reparador (também conhecido como “vacina de pneu”).

Você pode encontrá-lo na internet ou em lojas específicas para motos por cerca de R$30,00.

Basicamente, você irá utilizar o spray no local do furo, de modo que o material aplicado funcione como um selante. Não tem muito segredo.

Agora, vale ressaltar que o uso desse item deve ser feito apenas em situações de emergência para que você consiga chegar até uma oficina. 

Tenha em mente que o spray não serve como uma solução definitiva.

Como evitar que o pneu da moto fure

Inspeção

Pneu de moto conservado

Se você utiliza a moto diariamente, é importante que, no final do dia e seguindo a mesma frequência, você faça uma inspeção nos dois pneus para verificar se estão em bom estado ou se estão muito desgastados.

Isso porque, quanto mais novos e conservados os pneus estiverem, menores serão as chances deles furarem. E quanto mais gastos eles estiverem, maiores serão as chances deles furarem. 

Portanto, não espere os pneus ficarem carecas para trocá-los.

Além disso, a mesma situação vale para a câmara de ar. Troque-a ou leve-a até uma oficina para ser trocada, caso esteja desgastada.

O importante é agir de forma preventiva, fazendo uma inspeção diária ou pelo menos semanal em sua moto.

Com segurança não se brinca!

Pressão dos pneus

Se você pilota regularmente e os níveis de pressão dos pneus estão baixos, a tendência é que haja um desgaste maior, assim como um eventual furo.

Por isso, para evitar um pneu de moto furado, certifique-se de que os níveis de pressão dos pneus da sua moto estão adequados – nem muito cheios, nem muito vazios. 

Mantenha sempre a calibragem indicada pelo fabricante.

Pneus usados/recondicionados

Apesar dos pneus usados/recondicionados serem atrativos para muitas pessoas por conta do preço, eles não são a opção mais recomendada se você quer evitar furos e outros problemas relacionados a sua moto.

Isso porque, esses pneus já circularam antes e podem ter sofrido danos que não são visíveis – o que, consequentemente, pode se tornar uma grande dor de cabeça para você depois.

Portanto, para evitar maiores transtornos, procure utilizar pneus novos (e adequados) em sua moto.

Produtos de limpeza

produtos utilizados na limpeza do pneu da moto

Para manter a moto conservada, limpa e com aquela aparência de nova, bem cuidada, é normal que motoristas utilizem certos produtos para limpá-la e embelezá-la.

Porém, é importante ressaltar que, dependendo da qualidade do produto utilizado, algumas substâncias podem acabar ressecando/rachando a borracha do pneu.

Portanto, como última dica para evitar problemas de pneu de moto furado, tenha atenção aos produtos que você utiliza em seu veículo, ok?

E caso você tenha alguma outra dica, sugestão ou comentário a fazer, aproveite o espaço logo abaixo. Adoraríamos ouvir o que você tem a dizer!

melhor aplicativo de guincho do Brasil

Deixe um comentário