Calibragem de pneus: qual sua importância e como fazer

Pessoa fazendo a calibragem dos pneus do carro

Ao ser proprietário de um veículo, é fundamental que você tenha certos hábitos e cuidados, afinal de contas, trata-se de um bem de alto valor. E algo muito importante que você deve dar atenção refere-se a calibragem de pneus.

Isso porque a calibragem está diretamente relacionada a sua dirigibilidade, estabilidade, segurança e até mesmo ao consumo de combustível do veículo.

Portanto, se você quer saber tudo de mais importante sobre calibragem de pneus, não deixe de conferir este artigo até o final. Boa leitura!

O que é calibragem de pneus e qual a sua importância

Ao dirigir um veículo, o único componente que fica diretamente em contato com o solo são os pneus. Sem eles, você simplesmente não conseguiria se locomover por aí.

Ou seja, trata-se de um item fundamental para qualquer tipo de veículo, desde carros e motocicletas até caminhões, ônibus e bicicletas. E para mantê-lo conservado, seguro e em um bom estado, você precisa fazer a sua calibragem.

A calibragem de pneus nada mais é do que uma simples ação que tem como objetivo ajustar a pressão do ar dentro desses componentes de modo a mantê-la adequada. 

Quando a pressão está baixa, é um indicativo de falta de ar nos pneus e isso é algo que os deixa descalibrados, desregulados.

E por que a calibragem é tão importante? Porque:

  • Garante uma boa dirigibilidade, estabilidade e aderência do veículo;
  • Gera um menor desgaste dos pneus;
  • Ajuda a economizar combustível.

Entenda a seguir sobre cada tópico.

Dirigibilidade, estabilidade e aderência

Pista com marcas de pneus no asfalto

Quando você dirige com os pneus calibrados, as suas ações, o seu controle e as respostas do seu veículo são mais eficientes — o que, inclusive, ajuda a tornar a sua condução mais segura.

Agora, se você dirige com os pneus descalibrados, fica mais difícil de manter a estabilidade e o controle do veículo, sem contar que as respostas que ele der às suas ações podem ser comprometidas

Por exemplo, em uma situação de frenagem, os pneus podem derrapar e deslizar e, dependendo da distância que você estiver de um outro veículo, pode não ser suficiente para pará-lo totalmente. Logo, pode haver uma colisão ou um acidente.

Além disso, em situações de chuva intensa e curvas (mesmo em dias de sol), também pode haver problemas, como aquaplanagem e perda de controle, por conta do desequilíbrio e baixa pressão dos pneus — o que, claro, você não quer, certo?

Desgaste dos pneus

Ao dirigir com os pneus murchos, com uma pressão abaixo do adequado, esses componentes acabam desgastando de forma mais rápida.

Com isso, eles podem estourar enquanto você dirige, gerar um acidente e/ou exigir que você faça uma troca deles talvez antes do previsto. 

Ou seja, haverá uma redução da vida útil desses componentes — o que também vai gerar gastos não planejados.

Economia de combustível

Quando o seu veículo está com os pneus calibrados, o peso dele é distribuído adequadamente. Assim, além de ficar mais estabilizado, você gasta menos com combustível.

De acordo com estudos, a cada uma libra a menos de pressão no pneu, o consumo pode aumentar em até 0,3% por quilômetro rodado. 

Pode parecer pouco, mas imagine se a pressão está baixa nos quatro pneus e acima de uma libra? Por conta disso, pode haver um aumento de até 15% no consumo de combustível, pois o motor precisará fazer mais força para movimentar o veículo.

Além do mais, como sabemos, o preço dos combustíveis não andam lá muito amigáveis, então, todo cuidado para evitar gastos desnecessários é bem-vindo.

E agora que você já sabe o que é a calibragem de pneus e qual a sua importância, confira a seguir as principais dúvidas e questionamentos sobre o assunto, além de algumas dicas valiosas!

Onde calibrar os pneus?

Existem basicamente três lugares que você pode calibrar os pneus do seu veículo. O primeiro (e também o mais conhecido), é em um posto de combustível. O segundo, é em uma loja que vende pneus. E o terceiro, em uma boa oficina mecânica.

Qual a pressão adequada para calibrar os pneus?

Segurando o calibrador de pneus

Antes de levar seu carro até um desses três lugares acima, você precisa saber qual é a pressão adequada para o seu veículo, afinal, isso varia de veículo para veículo.

Apenas para você ter uma ideia, a pressão adequada fica em torno de 30 libras. Porém, o recomendado é que você consulte essa informação no manual do seu veículo, ok?

Além disso, vale ressaltar que a pressão não será sempre a mesma. Dependendo da situação (trajeto a ser percorrido, peso a ser levado etc.), ela pode ser maior ou menor do que 30 libras.

Por isso, novamente, não deixe de conferir o que está escrito no manual do seu veículo.

Qual a frequência adequada para a calibragem de pneus?

Para muitas pessoas, calibrar os pneus só é necessário quando notar que eles estão mais baixos ou quando uma das luzes do painel acender indicando que há algo de errado com este componente.

Porém, isso não é o certo. De acordo com especialistas, o ideal é calibrar os pneus a cada 10/15 dias.

Isso porque, conforme você vai dirigindo, acelerando, freando e parando, os pneus perdem um pouco de pressão. Logo, caso você deixe isso acumular por muitas semanas, é só questão de tempo para que eles fiquem murchos.

Além disso, não esqueça do estepe, afinal, e se você precisar dele? Vai colocá-lo murcho em seu veículo? Então, a cada um mês, mais ou menos, verifique como está a pressão dele e, se necessário, calibre-o.

Existe um momento certo para calibrar os pneus?

Pneu sendo calibrado

Sim! De manhã, logo quando você sai da garagem, pois assim os pneus ainda estão frios. 

Quando você roda muito, a temperatura aumenta, o ar dentro do pneu expande e ao fazer a medição da pressão, vai aparecer um valor acima do que realmente é.

Então, faça a calibragem sempre com os pneus frios, ok? E para isso, leve o seu veículo a um posto ou oficina que esteja até 3 km da sua casa. Se você rodar mais que isso, os pneus já começarão a esquentar.

Como fazer a calibragem de pneus

Para finalizar, o mais importante: como calibrar os pneus.

O processo é simples. Basta levar o seu carro até um dos locais que citamos no tópico “Onde calibrar os pneus?” e estacioná-lo próximo do calibrador (máquina de calibragem).

Em seguida, digite no calibrador o número que você quer calibrar os pneus, por exemplo, 32 libras, e retire a mangueira dele.

Por fim, leve a mangueira até cada pneu, retire o bico (tampinha) de cada componente e conecte-a ao buraco. 

Nesse momento, é só aguardar o apito da bomba e quando escutá-lo basta desencaixar a mangueira e colocar o bico de volta.

Esperamos que as dicas e informações apresentadas tenham sido úteis. E se você gostou delas, não deixe de compartilhar este artigo com mais pessoas para ajudá-las também!

Deixe um comentário