Luzes do painel do carro: qual o significado de cada uma

Painel de um carro

Em algum momento, uma ou mais luzes do painel do seu carro podem acender, isso é fato. Todo motorista passa por isso uma hora ou outra. 

E justamente por conta dessa situação, é de suma importância que você saiba o significado de cada uma delas. Afinal, assim você saberá o que fazer e como agir, caso um desses alertas apareça no painel do seu veículo.

Sendo assim, para te ajudar, nós separamos no artigo de hoje os significados das principais luzes do painel do carro para que você os conheça e não tenha dúvidas quando uma delas aparecer em seu veículo.

Luzes do painel do carro – cores

Antes de explicarmos sobre cada símbolo especificamente, é importante que você saiba o significado de cada cor que aparece no painel do seu carro, pois essa informação indica o grau do problema em seu veículo.

Se a luz que aparecer for amarela/alaranjada, significa que o problema não é tão grave, porém, mesmo assim, é necessário ir até uma oficina para que um profissional possa verificá-lo. Nesse caso, você pode até rodar alguns quilômetros, mas nada além disso.

Agora, se a luz que aparecer for vermelha, significa que o problema é mais grave. Logo, você não deve ficar circulando com o veículo até que ele seja resolvido. O ideal, ao verificar essa cor no painel, é procurar uma oficina próxima ou chamar um guincho para poder levar o seu veículo até um local de conserto.

Por fim, se as luzes do painel estiverem nas cores verde, azul ou branca, é só uma indicação de que algum item, algum equipamento do carro está ligado e funcionando. Por exemplo, faróis altos e lanternas.

Ah! E um detalhe importante: quando você coloca a chave na ignição e a vira, todas as luzes do painel devem acender. Então, na próxima vez que for ligar o carro, observe isso e veja se não há alguma luz queimada.

Agora vamos aos significados de cada luz!

Significados das luzes do painel do carro

Luz de abastecimento

Luz do painel combustível no fim

A primeira luz que separamos, é uma bem conhecida: a luz de abastecimento. E o que ela indica? Que o combustível está acabando. 

Normalmente, ela aparece na cor amarela/alaranjada e é representada por um símbolo de uma bomba de combustível.

Luz do freio ABS

Assim como a luz anterior, a luz do freio ABS também aparece na cor amarela/alaranjada. E o que ela indica? Que o sistema de freio ABS não está funcionando adequadamente. 

Você não ficará sem freio, mas o sistema ABS estará desativado. Logo, em frenagens mais bruscas, de emergência, as chances do carro derrapar são maiores. Por isso, não deixe de procurar ajuda quando possível.

Luz da bateria

Indicada por um símbolo de bateria com polo positivo (+) e negativo (-), a luz da bateria, quando acesa, é um alerta de mau funcionamento em relação ao sistema elétrico do carro. 

Não significa, necessariamente, que a bateria está com defeito. Talvez possa ser algo na correia, no alternador ou nos fios. E como esse problema envolve uma parte mais crítica do veículo, a luz que aparece é na cor vermelha.

Luz do cinto de segurança

Luz do painel, indicando passageiro sem cinto de segurança

Outra luz que é bastante conhecida pelos motoristas, é a do cinto de segurança. Ela também aparece na cor vermelha, simbolizada por uma pessoa sentada com cinto, e indica que um dos ocupantes do veículo não colocou o acessório de segurança.

Logo, para apagá-la, é necessário que o ocupante coloque o cinto. Além disso, vale mencionar que em diversos carros, é emitido um aviso sonoro também, além da luz no painel.

Luz da injeção eletrônica

Toda vez que você dá a ignição no carro virando a chave, a luz da injeção eletrônica acende no painel para mostrar que está funcionando adequadamente. E logo após a partida, se estiver tudo ok, ela se apaga. 

Entretanto, se mesmo após a partida, ela permanecer acesa ou piscando, significa que pode haver sujeira no sistema ou algum defeito no motor. Pode ser nas velas, no catalisador ou nos bicos injetores.

Além disso, se essa luz aparecer após você abastecer, é sinal de que foi colocado combustível adulterado no veículo.

Luz do óleo

Luz no painel indicando problema no óleo

A luz do óleo, indicada pela cor vermelha, é uma das mais perigosas entre todas que aparecem no painel.

Isso porque, ela indica que há algum problema no sistema de lubrificação do motor. Consequentemente, as chances dele fundir, isto é, superaquecer, travar e parar de funcionar, são grandes.

Portanto, se você ver essa luz que parece um símbolo de lâmpada mágica em seu painel, pare o veículo imediatamente e busque ajuda. 

O mesmo vale para a luz de temperatura do motor. Não prossiga, caso ela apareça, pois ela indica que em pouco tempo o carro vai ferver.

Luz do freio

Outra luz vermelha que você deve ter muita atenção, é a luz do freio que pode ser indicada no painel pela letra “P” dentro de um círculo, por um ponto de exclamação (!) ou ainda pela palavra “Brake”.

Ela pode indicar que o freio de mão está acionado (ou que você não o baixou totalmente), ou também uma situação mais grave, mostrando que o sistema de freio está com algum problema. 

Normalmente, nesse segundo caso, a luz vai permanecer acesa no painel enquanto você dirige, e claro, é necessário levar o veículo até uma oficina para resolver o problema. Com freio não se brinca.

Luz de airbag

Luz de airbag acesa no painel do carro

Caso a luz de airbag apareça no painel do seu veículo, indicada pela cor vermelha ou amarela, e representada por uma pessoa sentada com cinto e um círculo na frente dela, é porque o sistema de airbag está com problema e caso uma batida aconteça, eles não serão ativados, ou seja, eles não irão funcionar.

Então, não arrisque, vá até uma oficina e resolva esse problema. Apesar dele não impedir você de dirigir, ele está relacionado a sua segurança, a sua integridade.

Luz de porta aberta

O símbolo no painel já diz tudo. Quando essa luz está acesa, é porque uma ou mais portas estão abertas, ou mal fechadas. 

Além disso, vale mencionar que em alguns carros, essa luz pode indicar que o capô e/ou o porta-malas também está aberto.

Luz de ESC

A luz de ESC, indicada por essa sigla na cor amarela ou por um símbolo de carro derrapando (com duas faixas curvilíneas), está relacionada ao controle de estabilidade.

Ela pode aparecer para indicar que o sistema está ativado naquele momento (geralmente a luz fica piscando ou acende e apaga logo em seguida), ou ela pode ficar acesa o tempo todo e, nesse caso, indicar que há algum problema no sistema.

Além disso, vale pontuar que alguns carros permitem que você desligue, desative o controle de estabilidade. Nesse caso, a luz aparece com “off” escrito no painel.

Luz de EPS

Luz EPS do painel de um carro

Indicada pela sigla EPS ou por um símbolo de volante, a luz de EPS aparece em veículos que possuem direção elétrica e indica que há algum desregulamento no volante ou problema mais sério na caixa de direção.

Por isso, para não ter a dirigibilidade comprometida e correr riscos, procure uma oficina assim que possível. Essa também é uma luz que aparece na cor amarela.

Luz do imobilizador

Por fim, temos a luz do imobilizador, que pode ser indicada por um desenho de carro com uma chave ou de um carro com um cadeado.

Nesse caso, se a luz aparecer e permanecer no painel, é porque a chave do veículo está com algum problema. Ela indica que está havendo uma falha de comunicação entre a chave e o sistema, o que pode afetar e impedir a partida do carro.

Por isso, claro, se essa luz amarela aparecer em seu painel, procure um mecânico!

Deixe um comentário