4 sinais de que o freio do seu carro está falhando

Pedais do carro

Cuidar do carro é uma missão de qualquer dono, e entender eventuais sinais de que algo não está certo é essencial neste processo. São diversos os sistemas de um veículo, sendo difícil analisar tudo, mas alguns pontos são possíveis de serem percebidos.

Não precisamos explicar o quão importantes são os freios e, portanto, ter total cuidado e mantê-los em pleno funcionamento é uma necessidade. Fique atento aos sinais que mostraremos a seguir e garanta a sua segurança, de sua família e de todos que possam estar dividindo a rua com você.

Sinais do pedal

O pedal de freio é um elemento capaz de trazer muitos sinais de que o sistema pode ter falhas. Por exemplo, o pedal duro já pode ser uma mostra de que algo não está certo.

Se o motorista tem dificuldade para pisar e acionar o freio, precisando fazer mais força do que o normal, existe erro no acionamento ou no funcionamento dele. O hidrovácuo é o responsável por este processo, que deixa o pedal mais leve. Logo, se o componente fica rígido, é sinal de que há algum erro, sendo necessária uma revisão.

O fator contrário também pode ser sinal de problema. Se o freio estiver mole demais, também pode haver algum erro. Claro, não pelo mesmo motivo do pedal pesado. Mas o certo é que é preciso haver equilíbrio na hora de pisar.

Geralmente, no caso do pedal mais mole, pode acontecer um desgaste natural da peça. Portanto, se o carro já é mais usado e não contou com manutenção recente, a tendência é de que este problema realmente apareça.

Por fim, ainda quanto aos pedais, outro sinal de erro são as famosas trepidações, que muitos donos de veículos reclamam. Quando o componente é acionado, pode acontecer de o motorista sentir que o carro está trepidando, o sinal é bastante claro e perceptível.

Vale destacar, neste caso, que a trepidação pode ser natural, em casos nos quais a frenagem é mais brusca por algum motivo. Porém, quando o processo é feito de maneira mais normal, em uma situação natural da direção, aí a tremida não é normal e, logo, representa uma possibilidade de que algo esteja equivocado no sistema de freio.

Estes são alguns dos sinais que o pedal do freio pode passar. É fundamental que o motorista fique muito atento, pois esta é uma das principais formas de perceber o problema, já que está diretamente relacionado às sensações durante a utilização do veículo. Manter a atenção no que está sendo sentido pelo pé no freio é fundamental para o diagnóstico de eventual problema.

Barulhos estranhos

Mecânico consertando o freio de um carro

Outra maneira de conseguir perceber eventuais problemas no freio é estando atento aos barulhos que possam ser feitos e que não sejam naturais do funcionamento do carro.

Ao acionar o freio, não é normal que haja um “apito” muito fino e longo. Algum tipo de barulho até pode acontecer, sem ser sinal de erro, mas se o som é mais intenso e dura por tempo maior, é sinal de algo que está equivocado, valendo uma avaliação profissional.

Ainda há a possibilidade de o freio apresentar chiados, que podem indicar que as pastilhas do freio já não funcionam como antigamente. Isso é um sinal bastante comum quando há o desgaste pelo longo período de uso. Se não tiver acontecido uma manutenção recente, vale a pena ir ao mecânico e verificar a necessidade de reparos.

Se isso não for feito, o que acontece é a piora constante dos freios, até que algum problema sério possa ocorrer. Não é uma boa ideia assumir este risco e, portanto, assim que vierem os barulhos e chiados é necessário passar por uma revisão.

Problemas no alinhamento

Motorista dirigindo seu carro antigo

Quando o carro está sendo utilizado, é importante o motorista perceber se a máquina não “puxa” muito para um dos lados, sem manter a centralização, mesmo que o motorista não mexa no volante. Isso, de maneira geral, está relacionado ao alinhamento do carro.

Porém, pode ser sinal de problema no freio também. Portanto, se esta questão se apresentar, é importante abrir o leque de opções quanto às possibilidades de qual será o erro. Se o sistema de alinhamento estiver em dia, pode ser o freio.

Isso pode acontecer porque, se os freios não estiverem com pleno equilíbrio, um dos lados pode funcionar melhor e, portanto, o carro não mantém a retidão em seu caminho, pendendo para um dos lados.

Luzes acesas no painel do carro

Por fim, mais um sinal possível de problema no freio é o acendimento das luzes no painel. A prática de prestar atenção no que o painel aponta é essencial para os mais diversos sistemas do veículo, inclusive para a frenagem.

Caso alguma luz relacionada a este componente fique ligada, é preciso checar do que se trata, pedindo ajuda a quem entende melhor o que pode significar aquele sinal.

Os motivos podem ser desde o desgaste natural pela longa utilização dos freios ou falta de algum elemento, como o líquido que serve para deixar o freio em boas condições e que, com o tempo, pode acabar evaporando e levando à perda de rendimento dos freios do carro.

Estes são alguns dos principais sinais de que algo pode estar errado com os freios do carro. O motorista precisa estar atento a muitos aspectos, desde a rigidez ou moleza dos pedais, passando pelas luzes do painel e chegando a outros elementos, como sons e barulhos estranhos.

Apesar de toda a atenção que o motorista pode ter com seu carro, sabemos que problemas e imprevistos podem aparecer. Por isso, você deve contar com os serviços da Cadê Guincho.

Somos um aplicativo que permite a localização dos melhores serviços de guincho, a qualquer hora e local. Se algum problema ocorrer, basta acessar a plataforma e pedir seu serviço. Por isso, não perca tempo e baixe nosso aplicativo, garantindo sua segurança, a qualquer hora e lugar!

Deixe um comentário