10 sinais de que seu carro precisa de manutenção

Check list sendo realizado em veículo

É comum para qualquer motorista, quando ouve um barulho estranho no veículo, já pensar “o que está acontecendo?”, afinal, esse é o mais comum dos sinais de que seu carro precisa de manutenção. Mas sabia que há uma série de situações imperceptíveis que demandam a mesma atenção?

Afinal, não é apenas por questões sonoras e visuais que nossos automotores dão pistas de que estão precisando de uma boa revisão. Atentar-se a isso é, primordialmente, gastar menos futuramente e, claro, evitar acidentes mais graves pela falta de uma boa manutenção.

Pode até parecer pouco, mas cerca de 10% dos acidentes são causados por falha mecânica, segundo a Sindirepa (Sindicato da indústria de reparação de veículos). Contudo, em um universo de dezenas de milhares – e até centenas de milhares – de acidentes, esse número chama muito a atenção.

Pensando nisso, trazemos 10 sinais de que seu carro precisa de manutenção. Acompanhe as dicas Cadê Guincho!

1. Instabilidade no volante

Motorista segurando volante de carro

Um grande problema que muitos motoristas negligenciam é a instabilidade no volante. Aqui a manutenção não é apenas uma opção: ela torna-se necessária para evitar alguns contratempos que podem até mesmo gerar a perda total do controle do carro, quando se compromete o eixo.

O caso mais “clássico” é a falta de alinhamento entre as rodas, quando o veículo pende para um lado com o volante solto. A calibragem dos pneus também pode contribuir nesse sentido.

2. Barulho agudo ao frear

Só quem passou por isso sabe: nada pode ser pior do que aquele barulho agudo quando se pisa no freio. Isso requer uma rápida ida ao mecânico, porque o problema é claro: as pastilhas de freio estão com algum tipo de desgaste – ou, até mesmo, estão comprometidas.

É indispensável citar que a falta de frenagem está entre os principais riscos à vida dos motoristas. Por isso, se você ouvir ruídos agudos ao pisar no pedal do freio, vá ao mecânico.

3. Luz do óleo acesa no painel

Aqui podemos ter uma série de problemas. Por isso, é importante nunca deixar a manutenção para depois se a luz do óleo estiver acesa, porque isso pode causar sérios danos ao seu carro.

Às vezes, apenas completar o óleo já é o suficiente, mas isso deve ser feito o mais rápido possível. Já outros problemas podem estar relacionados à bomba de óleo comprometida e até mesmo a algum entupimento no motor, que pode fundir e causar um estrago.

4. Falhas no motor

Motor de carro

Há uma fatia considerável de motoristas e proprietários de veículos que não procuram uma oficina mecânica quando o motor apresenta falhas. Esse é um erro fatal que pode comprometer todo o carro.

Novamente, há situações fáceis de contornar, como um combustível adulterado. Outras situações, porém, podem estar nos bicos injetores, velas, ou nos mais diversos componentes. Não brinque com a sorte nesse sentido: a manutenção é aliada do seu motor.

5. Motor aquecendo muito

Essa é outra situação que entra em sintonia com o que falamos acima. Geralmente, há problemas com a ventilação do motor do carro, mas outros podem ser imperceptíveis para quem não é especializado na área.

Um motor superaquecido pode fundir e você pode perder seu veículo. Para isso, é preciso sempre acompanhar se está tudo correto e, a qualquer sinal de uma temperatura acima do normal, levar o carro para a manutenção.

6. Barulho ao passar por desníveis

Aqui entramos na necessidade de corrigir problemas de suspensão e/ou dos amortecedores. Se passar por lombadas, travessias elevadas ou até mesmo por buracos se seu carro fizer algum barulho estranho, temos um sinal de que é preciso levar o automóvel até o mecânico.

Situações desse tipo colocam sua segurança em risco, desgastam os pneus, consomem mais combustível, dão instabilidade no volante e podem custar caro se você não deixar o veículo o quanto antes na manutenção.

7. Injeção eletrônica: luz acesa

Novamente, o problema pode ser um combustível de má qualidade, incompatível com o veículo ou adulterado. Mas, caso a luz da injeção eletrônica se mantenha acesa mesmo ao trocar o álcool ou gasolina que você utiliza, vá aos profissionais especializados para verificar.

Os problemas podem ser os mais variados, mas resolver isso o quanto antes te ajuda a evitar outras situações que vêm agregadas – como falaremos abaixo.

8. Ruídos e tremores no volante

Diferentemente do nosso primeiro sinal, que é causado por situações específicas, aqui fica quase impossível listar todas as causas que geram ruídos ao virar o volante e os tremores que são causados quando se acelera, mesmo que a rua não tenha nenhum desnível.

Felizmente, apesar de vários problemas que podem causar isso (injeção eletrônica, óleo, freios, rodas, o próprio volante, entre outros), é facilmente identificável quando você opta por uma manutenção preventiva ou assim que identificar sinais do gênero.

9. Mau cheiro no ar-condicionado

Botões do ar condicionado no carro

É claro que isso também deve ser levado em conta, principalmente pelo alto risco de exposição que temos ao ficarmos com o ar-condicionado ligado por muito tempo. Se o cheiro que vem desse componente é ruim, procure ajuda profissional.

Isso garante um ar mais limpo e elimina odores desagradáveis de forma rápida e prática. Por isso, nunca negligencie a manutenção de um ar-condicionado – a sua saúde e de todos os passageiros está em jogo.

10. Barulhos sem identificação

Para complementar, há uma série de barulhos que precisam que você conte com a ajuda da manutenção. Por exemplo, quando parece que há uma peça solta no seu carro, isso pode comprometer o desempenho dele.

Outros ruídos estão diretamente ligados a suspensão e os amortecedores, principais “campeões” em barulhos estranhos. Ou seja, ao ver que há um barulho que você não consegue identificar, procure seu mecânico de confiança.

O melhor remédio é a prevenção

Carro na oficina mecânica

Contudo, nenhum dos sinais de que seu carro precisa de manutenção é mais importante que a seguinte dica: faça sempre uma consulta ao mecânico de forma preventiva. Isso garante mais economia e segurança.

Por isso, nunca deixe de levar seu carro para a manutenção. E, para você que irá viajar, confira o checklist necessário para fazer uma viagem segura.

Deixe um comentário