Manutenção preventiva no carro: quando deve ser feita?

Check list da manutenção preventiva no veículo

 Qual é a importância que você dá para os cuidados com o seu veículo? Se isso nunca foi uma preocupação para você, está na hora de colocar isso entre as suas prioridades. Afinal de contas, se prevenir é sempre melhor do que remediar, não é verdade?

Para se ter uma maior segurança e melhorar a durabilidade e performance do veículo, é preciso garantir que tudo esteja em perfeito estado de funcionamento. Apesar disso, muitos proprietários de automóveis acabam deixando essa questão de lado por conta da falsa sensação de estar fazendo economia.

Mas, como sabemos, o barato pode sair caro. Os gastos com o conserto podem ficar mais caros do que os custos com a troca de peças, por exemplo.

É importante ressaltar que esses cuidados valem tanto para os modelos mais antigos (seminovos), quanto para os novos e zero quilômetro.

Sabendo disso, um questionamento muito comum nessas horas é quanto à manutenção preventiva. Afinal, quando ela deve ser feita? De quanto em quanto tempo é preciso levar o seu automóvel até uma oficina mecânica de confiança? Neste artigo, vamos tirar as suas dúvidas.

O que é manutenção preventiva?

Assim como o nosso corpo, que precisa ter um acompanhamento regular médico para garantir que estamos bem, a saúde do seu veículo também depende de cuidados especiais.

Como o próprio nome já diz, a manutenção preventiva é o conjunto de procedimentos que têm como finalidade se precaver de problemas que podem surgir em curto, médio e longo prazo. Por isso, é importante que o proprietário conheça bem o seu veículo. Só assim ele será capaz de identificar alguns sinais no dia a dia que indicam que algo não está dentro da normalidade.

Ele deverá saber também quais são os períodos nos quais precisa buscar uma assistência. Essa avaliação deverá ser feita sempre por um profissional qualificado: somente um especialista poderá fazer o controle e monitoramento dos equipamentos, assim como definir se é necessário fazer a troca de alguma peça, pneus ou óleo, por exemplo.

Os benefícios de ser um motorista precavido

Motorista dirigindo com responsabilidade

Ter um carro não é simplesmente comprá-lo e sair por aí rodando. A pessoa precisa ter consciência que será uma decisão acompanhada de responsabilidades e gastos ao longo de sua vida.

Embora a manutenção seja importante, muitos proprietários de veículos acabam ignorando isso. Esse é um dos maiores erros que podemos cometer. Isso porque, quando ela é feita regularmente, você consegue evitar avarias, desgastes e quebras de peças.

Veja, a seguir, alguns dos principais benefícios que esses cuidados podem lhe proporcionar:

  • Economia – uma das principais vantagens de ser uma pessoa precavida é justamente a questão financeira. Um diagnóstico preventivo custa muito menos do que um reparo. Como já mencionamos, um carro bem conservado vai ter menos chances de apresentar problemas mais graves;
  • Maior eficiência – a manutenção preventiva não tem como objetivo apenas fazer a substituição de peças e óleos. Pelo contrário, os benefícios vão muito além disso: esse cuidado é essencial para garantir o funcionamento do veículo. Um carro regulado apresenta um menor consumo de combustível, maior desempenho do motor e também reduz a emissão de poluentes;
  • Menor depreciação – um carro bem conservado tende a sofrer menos desvalorização em uma revenda. Além de garantir o melhor preço, maiores serão as chances de atrair um comprador na hora de negociar;
  • Segurança – todos sabemos que o trânsito é repleto de imprevistos, porém, um veículo bem conservado tem menos chances de apresentar problemas. Isso, de certa maneira, reduz as chances de acidentes nas ruas e também nas estradas.

O que deve ser verificado?

A manutenção preventiva consiste na checagem de todos os itens do carro, a fim de garantir que tudo vai funcionar adequadamente. Na hora de fazer o check-up, veja quais componentes não podem ficar de fora da lista:

  • Motor – esse é o componente mais importante. Sem ele, o carro não funciona. Na hora de fazer uma manutenção preventiva, este ícone deve receber uma atenção especial. Garanta que itens como os óleos, as velas de ignição, os filtros, o sistema de injeção, a correia dentada, entre outros, serão verificados pelo profissional;
  • Freios- quando o assunto é segurança, todo o cuidado é pouco. Quando gastos, os freios podem não funcionar e resultar em graves acidentes. Nesse caso, o profissional deve garantir que eles estão em perfeito estado. Caso o contrário, deverá ser feita a substituição. Além disso, verifique também outros itens do sistema, como as pastilhas, os discos, os tambores e os fluídos;
  • Alinhamento e balanceamento – o uso contínuo faz com que o carro fique desalinhado. Nessas horas, garantir esse tipo de serviço aumenta a sua segurança, além de aumentar a vida útil do sistema de suspensão e desgastar menos os pneus. Isso também te proporciona um maior conforto ao dirigir;
  • Pneus – embora um bom alinhamento e balanceamento aumente a vida útil dos pneus, eles acabam se desgastando com o tempo. A manutenção preventiva deverá ser feita tanto para o rodízio (em média a cada 8 mil quilômetros), a sua troca por novos ou até mesmo uma simples calibragem;
  • Sistema de arrefecimento – para garantir que a temperatura do veículo vai estar sempre dentro da normalidade, é importante avaliar componentes como o radiador, sensores, bombas d’água, entre outros.

Manutenção preventiva: quando fazer?

Manutenção preventiva sendo realizada no veículo

Agora que você já entendeu a importância da manutenção preventiva e tudo que precisa ser avaliado nessas horas, chegamos à pergunta principal: quando devo fazê-la?

Primeiramente, é preciso entender que o período no qual cada componente precisará ser avaliado (e talvez substituído) não é definido de forma aleatória. Por conta disso, em hipótese alguma se baseie nos outros.

Isso porque esse período vai variar conforme vários fatores, dentre eles o modelo do carro, quilometragem, tempo de uso, local onde circula (terrenos com depressões, cidade, estradas etc.).

Geralmente isso é feito respeitando as indicações do fabricante, que costumam ser de seis em seis meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados. Fique atento também ao fato de que cada componente tem o seu tempo de vida útil e, por isso, a manutenção de cada um poderá ocorrer em momentos distintos.

Para que isso não seja feito de maneira equivocada, deve-se sempre olhar no manual do proprietário. Nele você terá uma base, conforme estudos de durabilidade das peças e conforme o tempo de uso de cada tipo de automóvel.

Esse prazo também poderá ser alinhado com a oficina. Por isso, é sempre importante contar com um mecânico de confiança nessas horas. Além de conhecer o seu veículo, ele não tentará agir de má-fé.

Além disso, garanta também a revisão anual do seu veículo. Caso tenha dúvidas a respeito, confira nosso artigo sobre revisão de veículos.

Para finalizarmos, quando for pegar a estrada, também é importante fazer um check-up preventivo. Isso vai te proporcionar maior tranquilidade durante a viagem. Verifique os pneus, óleo, filtros, suspensão, freios, entre outros.

Cuidar bem do seu carro é cuidar da sua segurança, da sua família e das demais pessoas no trânsito.

Deixe um comentário