Carro parado por muito tempo: Quais as consequências?

Carro antigo parado

Por conta de uma situação específica, como aconteceu recentemente com a pandemia de Covid-19, ou por causa de uma viagem longa, por exemplo, muitas pessoas acabam tendo que deixar o carro parado por muito tempo.

E essa é uma situação que merece bastante atenção, especialmente porque pode gerar diversas consequências e problemas no funcionamento e no desempenho do seu veículo.

Portanto, se você tem um carro e não quer ter dor de cabeça com ele, entenda a seguir porque você não deve deixá-lo parado por muito tempo!

Principais consequências ao manter o carro muito tempo parado

Ao contrário do que muita gente acredita, manter o veículo parado não significa necessariamente que ele vai durar mais tempo. 

Isso porque, nessa condição, muitos componentes, peças, materiais e acessórios sofrem deterioração, sem contar que o motor, quando muito tempo parado, começa a ter problemas, a não funcionar como deveria.

Portanto, para te alertar sobre este assunto, nós separamos a seguir quais são os principais itens que são afetados devido ao fato de o carro estar parado, assim como as suas principais consequências. Veja!

Bateria

Mecânico dando carga na bateria do carro

A bateria do carro é o primeiro componente que sofre com o tempo de inatividade. Isso porque, mesmo parado, há itens como alarme, ar-condicionado, faróis, rádio, rastreador etc. que consomem energia passivamente.

Logo, com o passar do tempo, a bateria vai descarregar. Com isso, na hora que você for tentar ligar o seu veículo, você não conseguirá. Ele simplesmente não dará partida.

E isso, claro, é uma situação que nenhum motorista deseja passar, afinal, de repente você precisa sair com o carro para trabalhar ou para ir a um compromisso importante, porém, o carro não liga.

Combustível 

Você sabia que, assim como produtos e mercadorias que você compra para sua casa, o combustível que você abastece o seu veículo possui validade? Pois é! E isso é algo que merece atenção, caso você mantenha o carro muito tempo parado.

Isso porque, segundo analistas, o prazo médio para a utilização da gasolina e do diesel é de três meses. A partir desse tempo, esses combustíveis começam a perder as suas propriedades e a degradar-se.

Apenas o etanol e as gasolinas premium possuem um tempo de vida útil maior.

Além disso, vale ressaltar que, por conta dessa degradação, o sistema de alimentação de combustível também pode ser afetado, causando possíveis entupimentos dos bicos injetores e também prejudicando o seu fluxo.

Fluidos e lubrificantes

Medição do óleo do carro

Deixar o carro parado na garagem durante muito tempo também significa comprometer os fluidos de freio e o óleo lubrificante do motor. Isso porque, eles oxidam e perdem as suas propriedades.

Consequentemente, o motor e o sistema de freio do veículo podem acabar sendo comprometidos — o que além de ser um risco, pode te gerar uma grande dor de cabeça depois.

Limpadores de para-brisa

Outro item que pode apresentar problemas caso o seu veículo permaneça muito tempo parado são os limpadores de para-brisa. 

Isso porque, eles podem ressecar, deformar e perder o efeito de raspagem quando forem utilizados posteriormente — o que significa que a eficiência deles será afetada, podendo te deixar na mão, além de ser um problema em dias de chuva e de temporais.

Pneus

Ao estarem em uma mesma posição durante muito tempo, os pneus do veículo começam a perder a pressão, ou seja, eles murcham e passam a ficar deformados, o que vai afetar o balanceamento e a calibragem deles.

Consequentemente, o carro trepidará quando você for conduzi-lo posteriormente e ainda haverá o risco de eles estourarem se você estiver em uma via a uma alta velocidade.

E tal situação, claro, além de poder gerar uma colisão com outros veículos na via, pode também ocasionar um grave acidente — coisa que ninguém quer.

Sujeira

Outra consequência ao manter o carro parado muito tempo é que se você não utilizar uma capa para protegê-lo, mesmo que ele esteja em uma garagem, ele ficará sujo, bastante sujo, seja por conta de poeira, folhas, galhos e até mesmo pequenos animais como gatos, pássaros etc.

Basicamente, essa é uma medida visando o ponto de vista estético do veículo e que vai ajudar a preservar a pintura dele, bem como a sua lataria.

Já pensou se você deixa o carro parado por muito tempo, desprotegido, e quando for utilizá-lo você se depara com ranhuras de gato, fezes de passarinhos e manchas de folhas e frutas de árvores? 

Seria uma surpresa bem desagradável, não é mesmo?

Além disso, dê atenção não só a parte externa, como também a parte interna do veículo. 

Isso porque, se você deixar o seu carro muito tempo parado e dentro dele houver restos de alimentos, embalagens, entre outros itens, quando voltar, além de estar com um cheiro, um odor não muito agradável, podem surgir fungos e bactérias.

Evite problemas: não deixe o carro parado por muito tempo

Homem dirigindo

De acordo com especialistas, o ideal é que donos de veículos dirijam pelo menos duas vezes por semana, mesmo que em distâncias curtas, por exemplo, para levar e buscar o filho na escola, para ir até o supermercado, ir até o shopping etc. 

Assim, você não sofrerá com as consequências e problemas que apresentamos ao longo deste artigo.

Agora, como sabemos, nem sempre será possível rodar nessa frequência, especialmente se você for viajar para outro país durante um mês ou mais, por exemplo.

Por isso, para esses casos em que você não conseguirá dirigir o seu veículo, fale com um familiar ou um amigo de confiança e peça para que ele conduza o seu veículo por algumas ruas, pelo menos uma vez por semana e durante 15/20 minutos, enquanto você estiver fora.

Assim, o seu carro não ficará parado por muito tempo, e o principal, você evitará problemas e dores de cabeça que poderiam custar muito dinheiro e te tirar o sono.

Além disso, claro, mantenha as manutenções e revisões do seu veículo em dia. Essa é a melhor forma de mantê-lo funcionando bem e em boas condições.

Agora, responda para a gente: gostou do post? Comente abaixo o que você achou! Queremos saber a sua opinião.

Deixe um comentário