Quando devo trocar o óleo do motor do meu carro?

Troca de óleo

O óleo do motor é uma substância líquida e viscosa fundamental para a conservação e proteção de componentes em um carro. 

Afinal de contas, ele tem como principal função manter a lubrificação do motor, evitando que peças entrem em atrito e se desgastem/estraguem precocemente.

Um motor sem a lubrificação adequada, além de aumentar o consumo de combustível, pode fazer com que ele se funda, ou seja, superaqueça, trave e pare de funcionar — o que, claro, é algo que nenhum motorista deseja.

Por isso, se você tem um carro e quer evitar problemas e dores de cabeça com o motor e seus componentes, é de suma importância que você saiba quando trocar o óleo do motor!

Quando trocar o óleo do motor?

Mecânico realizando a troca de óleo

Com o passar do tempo, o óleo tem as suas propriedades alteradas. Com isso, ele acaba não sendo mais tão eficiente e, consequentemente, acaba não garantindo a proteção adequada às peças e aos componentes do motor — o que também afeta o desempenho ideal do carro.

Por isso, fazer a troca deste tipo de lubrificante é algo essencial! Agora, quando? 

Bom, existem basicamente dois caminhos para você avaliar se está na hora ou não de trocar o óleo do motor:

O primeiro, é observar no manual do proprietário os prazos referentes a quilometragem. E o segundo, é considerar o tempo de uso do veículo. 

Vamos às explicações!

Troca de óleo com base na quilometragem

Grande parte das pessoas faz a troca de óleo do motor com base na quilometragem, ou seja, com base no número que é indicado pela montadora no manual do veículo — geralmente, a cada 10 mil quilômetros rodados.

Contudo, é importante destacar que existem duas ressalvas em relação a este aspecto:

A primeira delas é que o tipo de óleo utilizado no veículo pode influenciar esse prazo. 

Carros que utilizam óleo sintético/semissintético podem seguir o prazo de 10 mil quilômetros rodados conforme citado, porém, carros que utilizam óleo mineral devem passar por uma troca em menos tempo, a cada cinco mil quilômetros ou menos.

E a segunda ressalva é que se em 12 meses você não atingir os 10 mil quilômetros rodados (ou cinco mil), é importante que você faça a troca mesmo assim.

Sabe por quê? Porque o óleo funciona à base de aditivos, ou seja, ele perde a validade e a eficiência com o passar do tempo. É como se fosse um remédio, depois de alguns meses ou anos, eles vencem.

Troca de óleo com base no tempo de uso

Motoristas que utilizam bastante o carro, isto é, todos os dias, seja para ir ao trabalho, fazer viagens de negócios, etc., precisam ter mais atenção em relação à troca de óleo do motor.

Isso porque, devido ao uso recorrente, é natural que eles enfrentem mudanças bruscas de temperaturas e exijam mais do motor.

Logo, para esses casos, o indicado é fazer trocas em um espaço de tempo menor, a cada cinco mil quilômetros rodados ou menos, e o mesmo vale para quem mora em locais muito quentes (devido ao clima, o óleo se deteriora mais rapidamente).

Sendo assim, deixar para fazer a troca de óleo apenas com 10 mil quilômetros ou mais nesses casos, pode acabar sendo um risco e virar uma grande dor de cabeça depois.

Portanto, esteja atento a estes aspectos que mencionamos e não passe transtornos por causa do óleo do motor.

Além disso, sempre que for fazer esse tipo de troca, não esqueça de substituir o filtro de óleo do motor também.

Como verificar o nível do óleo

Verifique o manual do proprietário e atente-se a superfície

De tempos em tempos, a cada 15 dias ou a cada um mês, é interessante que você verifique como está o nível de óleo do motor do seu carro. É um processo simples e fácil.

Primeiro, pare o veículo em uma superfície plana, nivelada. Não faça a verificação em um local inclinado, em uma ladeira, por exemplo, pois nessas condições o óleo não estará perfeitamente distribuído no cárter e, com isso, a medição não será precisa.

Segundo, veja no manual do proprietário de que forma a montadora indica que você deve fazer a verificação do óleo em seu veículo, com o motor quente ou com o motor frio.

Terceiro, abra o capô do carro e puxe a vareta de medição (geralmente ela tem uma ponta amarela, laranja ou vermelha). Após pegá-la, limpe-a bem com um pano limpo ou um papel toalha, removendo o óleo lubrificante presente.

Quarto, com a vareta de medição limpa, coloque-a novamente no mesmo lugar que você a retirou. Depois, pegue-a mais uma vez, agora para analisá-la.

Por fim, com a vareta de medição em mãos, verifique como está a marca do óleo nela. Observe o último ponto que o óleo está presente de forma consistente. Esse é o ponto que indica o nível do óleo do motor!

E se a vareta de medição indicar que o óleo está abaixo do nível mínimo, é essencial que você complete o óleo para mantê-lo no nível que a montadora considera normal.

Qual óleo escolher para o seu carro?

Troca do óleo do motor

Para finalizar, se ao verificar o nível de óleo em seu carro, você perceber que ele está abaixo do nível mínimo, é necessário completá-lo imediatamente. E nessa hora, pode surgir a dúvida: ok, mas qual óleo comprar? Qual devo escolher?

Bom, para isso, existem alguns fatores que você precisa levar em consideração:

O primeiro deles, nós já até mencionamos neste artigo: você precisa verificar qual o tipo de óleo utilizado em seu carro. É sintético, semissintético ou mineral? Verifique no manual do carro.

O segundo deles, é verificar a classificação (SJ, SL, SM, SN, etc.) e a viscosidade (0W20, 5W30, 15W40, 20W50, etc.) do lubrificante. 

Ambas precisam ser as mesmas indicadas pelo fabricante no manual do proprietário, nem maior, nem menor. Você deve respeitar as especificações e características técnicas determinadas.

E terceiro, mas não menos importante, opte por uma marca de qualidade, isto é, que já é conhecida pelo mercado, como Lubrax, Castrol, Shell, Petronas e Esso/Mobil. 

Não queira economizar neste aspecto comprando de uma marca desconhecida, pois você pode se arrepender depois!

Deixe um comentário