Como saber se a quilometragem foi alterada: dicas essenciais

velocímetro de um veículo

Como saber se a quilometragem foi alterada antes de adquirir um veículo? Essa é uma pergunta que muitas pessoas se fazem ao negociar a compra de um automóvel usado.

E sabe por quê? Porque apesar de condenável e ilegal, essa é uma prática que ainda está bastante presente em nossa sociedade e, infelizmente, muitas pessoas acabam sendo enganadas e passadas para trás. 

Por isso, para você não ser prejudicado na hora de comprar um veículo usado/seminovo, nós separamos no artigo de hoje dicas sobre como saber se a quilometragem foi alterada. Veja!

Dicas essenciais sobre como saber se a quilometragem foi alterada

Ter o carro próprio é o sonho de inúmeros brasileiros. Porém, por conta da situação econômica do país, dos preços elevados dos carros, entre outros fatores, comprar um automóvel novo, 0 km, acaba ficando distante da realidade de muita gente.

Sendo assim, como alternativa, cada vez mais pessoas têm optado por veículos usados e seminovos.

Agora, como estamos falando sobre um veículo que já teve um ou mais donos, e que foi dirigido por outras pessoas, é importante que, antes de fechar o negócio, você se atente para alguns aspectos, como:

  • Procedência (histórico);
  • Documentação;
  • Números do chassi;
  • Desgaste dos pneus;
  • Ruído na frenagem;
  • Desgaste na pintura;
  • Estado dos bancos e forrações;
  • Funcionamento das lanternas e faróis;
  • Níveis de óleo;
  • Quilometragem;
  • Etc.

E sobre a quilometragem, que é o assunto do artigo de hoje, existem alguns cuidados que você deve ter para não ser enganado por um vendedor. Veja!

Por que analisar o hodômetro (medidor de quilometragem) é importante?

Carros na via

Primeiro, porque assim você evita adquirir um carro que rodou mais do que é mostrado no painel. 

Segundo, porque a quilometragem é algo que influencia no preço do automóvel, nas datas de revisões e manutenções, e nas trocas de peças.

E terceiro, porque a quilometragem está associada a longevidade que o veículo terá, isto é, a quanto tempo e quantos anos ele ainda terá pela frente em boas condições.

Ok, e como saber se a quilometragem foi alterada?

Condições gerais do carro

Marcador de quilometragem do carro

Imagine que você esteja negociando um carro que, supostamente, está com 28 mil quilômetros rodados. Porém, os pneus estão praticamente carecas, os estofados parecem que já foram muito utilizados e o volante, os batentes das portas e os pedais estão desgastados.

Pois então, considerando as condições desses e outros itens, é importante que você acenda um sinal de alerta.

E sabe por quê? Porque normalmente até 40 mil quilômetros rodados, os pneus ainda estão em boas condições. Além disso, os estofados, o volante, os batentes das portas e os pedais costumam ficar desgastados somente após 65 mil quilômetros rodados.

Portanto, para não ser enganado ao comprar um veículo usado/seminovo, avalie com atenção as condições gerais do veículo.

Se ele estiver com sinais que fazem com que aparente ter bem mais quilometragem do que está sendo mostrado no painel, desconfie.

Agora, para ter uma outra confirmação de que há uma possível fraude no hodômetro, considere a próxima dica.

Datas no manual do veículo

Todo carro possui um manual e dentro dele há diversas informações, inclusive sobre as revisões de fábrica. E esse tipo de registro é feito somente pelas equipes das concessionárias e oficinas autorizadas.

Sendo assim, como outra forma de saber se a quilometragem do veículo que você está querendo comprar foi alterada, verifique no manual do carro quais são as datas das revisões e da quilometragem dele em cada uma delas.

Dessa forma, você poderá comparar os números e verificar se “batem” com o que é mostrado no hodômetro.

E se a quilometragem mostrada no painel for inferior ao número da revisão mais recente, não feche negócio de forma alguma, pois o veículo em questão teve a quilometragem adulterada.

Além disso, caso o vendedor não forneça o manual ou caso não haja comprovantes e registros de revisões de fábrica nele, o indicado é que você busque outra opção.

Sinais de violação no hodômetro

Violar o hodômetro de um veículo sem deixar nenhum tipo de marca ou vestígio, é algo bastante difícil.

Por isso, além de conferir as condições gerais do veículo e as datas presentes no manual, é de suma importância que você avalie se há sinais de violação no painel do carro. 

Verifique, por exemplo, se há rachaduras, arranhões e parafusos soltos ou em falta.

Test drive

Mecânico avaliando o veículo

O test drive é algo que você deve sempre fazer quando for comprar um veículo, esteja você desconfiando da sua quilometragem ou não.

Isso porque, falar que o carro está em “perfeitas condições”, “sem nenhum tipo de problema”, é algo que normalmente todo vendedor costuma dizer. 

Agora, na prática, isto é, dirigindo, é que você vai comprovar se tais afirmações são de fato verdadeiras ou não.

E para isso, é essencial que você se atente a estabilidade do carro, a barulhos estranhos que possam surgir durante o teste, ao movimento do velocímetro, ao conforto ao dirigir, entre outros aspectos e detalhes que chamem a sua atenção.

Agora, caso você não tenha muita experiência para avaliar estes itens e não saiba exatamente como identificar um possível problema, procure então fazer o test drive com um mecânico de sua confiança ou com um amigo que entenda sobre o assunto.

Dessa forma, ele poderá auxiliá-lo e indicar eventuais problemas.

Verifique informações sobre o veículo no Detran

Graças à internet, hoje é possível pesquisar diversas informações sobre um veículo, desde multas até danos e acidentes.

Por isso, não deixe de verificar no Detran ou até mesmo em outros sites, se não há irregularidades e problemas referentes ao carro que você está considerando comprar.

E o que diz a lei sobre esse tipo de adulteração?

Recusa de práticas ilegais

Por fim, é importante que você saiba o que diz a lei sobre esse tipo de adulteração, e ela é bastante clara quando o assunto envolve fraudes:

Trata-se de crime de estelionato, artigo 171 do Código Penal Brasileiro.

Portanto, se você for vítima ou conhecer alguém que esteja investindo nessa prática, denuncie.

E caso você tenha gostado das dicas e informações deste artigo, compartilhe-o! 

Assim, a pergunta “como saber se a quilometragem foi alterada?” poderá ser respondida de maneira eficiente por cada vez mais pessoas e o número de motoristas enganados será cada vez menor!

Melhor buscador de guincho 24 horas

Deixe um comentário