Conheça 4 truques para economizar combustível

Carro sendo abastecido

Ter carro é um sonho, mas, ao mesmo tempo, também exige organização e planejamento do orçamento. Afinal, são vários custos, que vão além do valor investido na compra. Há o seguro, a manutenção e, claro, o gasto de combustível, que leva a constantes idas ao posto para abastecimento.

Não há como evitar esta situação, claro. Mas é possível economizar combustível? Sim, não há dúvidas quanto a isso. Sabendo alguns truques, dá para diminuir o uso de gasolina (ou outro tipo de combustível) e garantir um gasto menor. Em longo prazo, com economias constantes, fará uma boa diferença no orçamento do dono do veículo.

A seguir, mostraremos algumas destas ações que, certamente, ajudarão no controle do uso de combustível do veículo. Seguindo estes passos, é possível minimizar gastos e aproveitar ainda melhor o carro.

Controle da velocidade do carro

carro em alta velocidade

Os primeiros ajustes que podem ser feitos dizem respeito ao controle do ritmo e da velocidade do carro quando este está em uso. Dentro deste tópico, há alguns truques e dicas que podemos passar.

Por exemplo: o ideal é buscar, ao máximo, não alterar bruscamente a velocidade. Sabemos que isso é complicado, principalmente em grandes centros, por conta do trânsito que surge do nada e obriga a utilização do freio com uma frequência grande.

Porém, o truque aqui é buscar sempre manter uma constância, pois isso diminui o uso de combustível. Quando há uma série constante de aceleração e freio, o gasto acaba sendo muito maior. Então, ao perceber que haverá trânsito, o ideal é já encaminhar uma parada mais suave, tirando o pé aos poucos e garantindo menor gasto.

Além disso, é importante manter uma boa ordem na hora da troca de marcha, sabendo que isso também influencia na velocidade e no consumo de combustível.

Fazer a rotação de maneira mais suave, sem gerar tantos trancos, e também não forçar tanto o pé no acelerador são truques importantes na hora de economizar e garantir maior eficiência na utilização do combustível do carro.

Aquecimento de motor e uso de ar-condicionado

ar-condicionado veicular aumentando o consumo de combustível

Uma outra dica diz respeito a uma prática antiga, que talvez tenha sido passada de geração em geração de uma família: o famoso esquentamento do motor sem que o carro esteja engatado.

Não era raro passarmos por uma casa e ouvirmos o barulho do motor, mesmo com o portão da garagem fechado e sem indicação de que o carro entraria em movimento. Isso era uma maneira, nos carros antigos, de esquentar o sistema para o uso posterior.

Isso não é necessário nos dias de hoje, só causa, na prática, o gasto de combustível sem a menor objetividade. Então, se os pais ou avós passaram esta dica, ignore. A injeção eletrônica e as tecnologias atuais permitem o pleno funcionamento do veículo no frio, no calor, na chuva, etc. Podemos dizer que o truque aqui é não ouvir nada sobre práticas desatualizadas.

Além disso, ainda falando sobre sistemas internos, outro truque é não valorizar demais o uso constante do ar-condicionado. Claro que em alguns dias é necessário, porém, há pessoas que naturalizaram o uso da ferramenta e ligam o ar assim que entram no carro. Isso não é uma boa pedida para quem quer economizar combustível.

O sistema é “pesado” e exige bastante do veículo. Com isso, o consumo geral se torna muito maior. Sendo assim, a ideia é perder o hábito de, ao sentar no carro, apertar o botão do ar. Se for muito necessário pelo clima, ok. Se não, controle a tentação. Sabemos que o conforto é enorme ao ter o automóvel na temperatura ideal, com os vidros fechados e menos barulho.

Mas se o objetivo aqui é economizar combustível, o truque é não cair nesta grande tentação. Se necessário, é possível se motivar já antes de entrar. Sinta a temperatura e coloque na cabeça: “hoje eu não preciso de ar-condicionado”.

Evite o carregamento excessivo do carro

Outro truque interessante é sempre tentar diminuir ao máximo a quantidade de peso no carro. Cargas que ultrapassem o básico, chegando a 10 kg ou 15 kg, já terão uma influência, pois a máquina precisará se esforçar mais para andar.

É como quando andamos a pé. Se estamos com uma mala ou mochila mais pesada, naturalmente o esforço físico é maior, certo? O mesmo vale para o carro.

De novo, sabemos que em alguns casos é inevitável, como em uma viagem. Mas sempre que possível, evite. Uma maneira de fazer isso é tentar visualizar antes o tamanho da carga necessária e entender o que pode ser deixado em casa.

Se tiver uma balança na residência, ainda melhor, dá até para pesar de verdade e tentar diminuir para menos de 10 kg, o menor peso possível.

Manutenção do carro e dos pneus

mecânico fazendo manutenção

Quando pensamos em manutenção, não imaginamos que isso também influencia na economia de combustível. Mas influencia, sim!

Ter o alinhamento em dia, garantir que todos os sistemas estão funcionando corretamente, perceber que não há vazamentos de óleo ou combustível… Tudo isso faz a diferença. Aqui, o truque é simples: sempre tenha o carro no estado perfeito, fazendo as manutenções necessárias.

Outro detalhe: os pneus também são relevantes. Eles sempre precisam estar com a calibragem correta, porque os compostos murchos acabam causando mais atrito com as vias em que andam e, a partir disso, exigem mais do carro. Consequentemente, gasta-se mais combustível.

Estes são alguns truques e dicas sobre o que é possível fazer para que o consumo de combustível seja otimizado. Investir em um carro já é um investimento grande, quanto mais economias adjacentes forem possíveis, melhor.

Para finalizar, gostaríamos de lembrar também que ter um carro pode trazer imprevistos. Mas para este tipo de situação, a Cadê Guincho é a solução. Independentemente da hora e do local em que o problema acontecer, é possível acionar o serviço ideal, escolhido pelo usuário do aplicativo, garantindo eficiência e velocidade.

Por isso, não perca tempo e faça o download do nosso aplicativo. Assim, você garante maior segurança durante seu passeio de carro, sabendo que estará coberto por nossos serviços em caso de qualquer imprevisto.

Deixe um comentário