5 Dicas infalíveis para Economizar Combustível

Quando o assunto é combustível, é unânime: Quanto mais economizar, melhor!

Ainda mais nesses últimos tempos com os preços subindo nos postos após a alta nas refinarias.

Antes de tudo aprenda calcular quanto seu carro consome

Para realizar o teste, assim que abastecer lembre-se de dividir os quilômetros percorridos pela quantidade de litros que a bomba marcou. Por exemplo se rodou 370km e no abastecimento colocou 33 litros (Km percorrido / Litro abastecido) significa que seu automóvel roda em média 11,21 km com um litro de combustível. Agora se você tem um carro flex e precisa saber qual combustível vale mais a pena, confira aqui no Cadê Guincho outro artigo para aprender como calcular qual é mais barato abastecer com etanol ou gasolina.

 

E agora sim, vamos as dicas:

1 Em viagens, deixe a janela fechada

No trânsito comum do dia a dia isso não interfere, por isso tanto faz se estiver com os vidros do seu carro aberto ou fechado. Já quanto pensamos em estradas, a coisa fica um pouquinho diferente. Andar com o veículo acima de 80km/h com os vidros abertos interfere e muito na aerodinâmica do veículo. Portanto dê preferência para mantê-los fechados quando estiver trafegando em uma via com alta velocidade.

2 Ar-condicionado

Muitas pessoas não conseguem ficar sem, ainda mais se a temperatura estiver elevada, mas em dias amenos deve-se evitar. Já que é operado pelo motor do carro, o ar condicionado tem ligação direta com o consumo. Um uso consciente do mesmo pode economizar em média 20% de gasolina.

3 Rodas muito bem alinhadas

Mais uma vez falando de aerodinâmica, o alinhamento dos pneus tem ligação direta com esse assunto também. Estando desalinhados o pneu pode causar um arrastamento enquanto os pneus giram. Isso gera alguns problemas, inclusive o gasto maior de combustível.

4 Evite de acelerar e frear de forma brusca

Frear e acelerar de forma agressiva, além de ser extremamente perigoso, não há nenhuma economia de combustível. Para que você garanta que seu veículo não se prejudique e muito menos tenha um gasto maior com gasolina, é importante que a troca de marchas seja feita no momento adequado e o acionamento do freio e do acelerador seja feito de forma bem suave, para não haver desperdícios.

5 O mito do ponto morto em descidas

Existe a história que a famosa “bangela” economiza combustível, porém esta prática não é recomendada. O veículo deve ficar engrenado, assim ele gasta menos do que se estivesse no ponto morto. Pois a injeção eletrônica verifica que não há aceleração e corta em imediato o gasto. Além disso, o ponto principal é que é mais seguro. Se o seu carro não estiver engatado e sem o auxílio do freio-motor, irá forçar mais o sistema de freios e consequentemente ele pode falhar.

Lembre-se: O cuidado com a sua vida e com a vida dos outros, está sempre em primeiro lugar!

 

Deixe um comentário