Vidro com sistema antiesmagamento: entenda sua importância!

Crianças na janela do banco de trás do veículo

A cada ano que passa os veículos se tornam mais modernos, equipados e tecnológicos. Por conta disso, os carros estão cada vez mais eficientes, confortáveis, conectados e seguros.

Nesse cenário, vale abordar sobre um sistema que contribui para a segurança de todos os ocupantes de um veículo: o sistema antiesmagamento presente nos vidros elétricos dos automóveis. Você já ouviu falar sobre ele?

Se você tem interesse em saber mais sobre o assunto, confira a leitura a seguir. Ao longo dela, você entenderá o que é o sistema antiesmagamento, como ele funciona e mais!

O que é um vidro com sistema antiesmagamento?

O vidro é um elemento importante em veículos, afinal, ele é responsável por proteger os ocupantes do veículo de fatores externos como chuva, vento, objetos em movimento e ruídos do tráfego.

Contudo, em alguns contextos específicos, ele pode ser um risco. Por exemplo, quando há crianças e animais, como cachorros, presentes no carro.

Imagine que você tenha um filho pequeno de 6 anos e vocês estão no drive-thru esperando o veículo da frente prosseguir. Ele está no banco de trás do carro e começa a mexer no botão que aciona o vidro. 

De repente, ele pode acionar o vidro e acabar prendendo o dedo ou a mão. Ou pior, ele pode colocar a cabeça para fora e, sem querer, ativar o vidro ao esbarrar uma parte do corpo como o joelho (já foram noticiados acontecimentos como esse).

Nessas circunstâncias, pode acontecer um acidente grave. Por isso, é essencial que os vidros do seu veículo tenham um sistema antiesmagamento. Mas afinal, o que ele é exatamente?

Esse sistema consiste em um tipo de tecnologia que, assim que o vidro, ao subir, encontra qualquer obstáculo, ele para imediatamente e volta. Assim, contribui para a segurança de todos e evita maiores contratempos.

Como funciona esse sistema?

Cachorro com o rosto apoiado no vidro da janela do carro

Conforme você acompanhou acima, o sistema antiesmagamento de vidros elétricos é um importante mecanismo de proteção — tanto para condutores quanto para seus passageiros. Agora, como ele funciona na prática?

O funcionamento desse sistema é simples e ocorre por meio de um sensor inteligente conectado diretamente ao motor elétrico da janela. 

Este sensor detecta a força necessária para levantar o vidro e, dessa forma, fechá-lo por completo. 

Sem barreiras pela frente, a força exigida é menor do que quando há obstáculos. Por outro lado, quando há algo no caminho, o sensor detecta a variação de força e, como consequência, interrompe o processo de fechamento do vidro.

O vidro pode ser tanto aberto integralmente, isto é, descer por completo, quanto apenas voltar para o ponto onde começou a subida automática. Isso varia de carro para carro.

Vale destacar que todos os veículos fabricados atualmente e que possuem vidros elétricos são obrigados a ter esse sistema, segundo o Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

De acordo com o órgão, o dispositivo deve inverter o movimento antes de exercer uma força de aperto superior a 100 N dentro de uma abertura de 4 mm a 200 mm acima da extremidade da janela.

Como saber se o seu veículo tem sistema antiesmagamento?

Após entender o que é e como funciona o sistema antiesmagamento, vale a pena saber se o veículo possui ou não essa tecnologia.

Para esse propósito, você pode fazer um teste simples: pegue uma caneta, um livro ou um caderno, por exemplo, e posicione o objeto na parte superior do vidro de modo que uma parte dele fique para fora.

Agora, acione o botão para que o vidro suba. Se o seu veículo tiver o sistema antiesmagamento, ele encostará no objeto e logo em sequência descerá.

Por outro lado, se o vidro não retornar é porque o seu carro não tem esse sistema. Ou até pode ter, mas talvez ele esteja com algum tipo de problema. 

Por isso, nesse caso, é válido levar o seu automóvel até uma boa oficina mecânica para que um profissional qualificado possa verificar e resolver a situação.

É importante observar que os vidros elétricos podem ser instalados fora da fábrica ou da concessionária. Então, se você comprar um usado, por exemplo, vale a pena fazer esse teste para avaliar se o veículo tem ou não esse sistema.

Qual a importância desse tipo de sistema?

Com base nas informações apresentadas até aqui, dá para imaginar porque o sistema antiesmagamento é importante, não é verdade?

Ele é de grande relevância, pois ajuda a evitar danos, machucados, acidentes e situações mais graves, como sufocamento e esmagamento — especialmente de crianças e animais. 

Agora, vale ressaltar que você não deve depender somente desse sistema. Até porque ele pode falhar.

Sendo assim, além de contar com ele em seu veículo, é importante orientar os passageiros, especialmente crianças, para não ficarem mexendo e brincando com o botão que aciona o vidro. Também mantenha a atenção nelas (e no trânsito, claro).

Por último, vale observar ainda que muitos carros possuem um sistema que bloqueia o comando dos vidros traseiros. 

Portanto, se você estiver com uma criança ou com um cachorro no veículo, é interessante acioná-lo para evitar maiores problemas.

Observação importante: além dos cuidados acima, é válido saber que a condução de pessoas ou animais com a cabeça para fora do carro consiste em uma infração grave.

Então, se você for autuado nessa situação, terá que pagar uma multa de R$ 195,23 e ainda receberá 5 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Apenas os vidros podem ter um sistema antiesmagamento?

Criança no teto solar do veículo

Como você viu ao longo do artigo, o sistema antiesmagamento é uma ferramenta essencial em termos de proteção e segurança. Agora, será que ele só pode ser utilizado nos vidros elétricos?

Na verdade, não. O teto-solar, as portas de correr (como as de vans e minivans) e o porta-malas também podem contar com esse tipo de sistema.

Entendeu o que é, como funciona e qual a importância do vidro com sistema antiesmagamento? Esperamos que as informações apresentadas tenham esclarecido as suas dúvidas sobre o assunto!

Se quiser conferir mais conteúdos como esse, acesse nosso blog! Falamos sobre diversos assuntos que envolvem o universo automotivo!

Deixe um comentário