Problemas no vidro elétrico? Saiba como arrumar!

Carro com problemas no vidro elétrico

A janela elétrica é um componente muito comum nos carros atuais, na maioria deles. É uma peça que promove segurança e conforto, já que, além de exigir menos esforço no seu manuseio, pode ser travada e acionada à distância.

Porém, por se tratar de um componente elétrico, é suscetível a diversos problemas que, muitas das vezes, se tornam difíceis de encontrar e arrumar, tendo em vista a complexidade do circuito que opera.

Por isso, preparamos um artigo completo para você entender o que fazer quando o vidro elétrico der problema, além de entender as causas.

Boa leitura!

O vidro elétrico

O primeiro modelo desse sistema de janelas eléctricas em automóveis surgiu, inicialmente, em 1955, num Packard Custom Super Eight One-Eighty. Porém, nessa época, o sistema funcionava de forma eletro-hidráulica.

Nessa época, os carros que possuíam esse tipo de mecanismo eram considerados de luxo, por isso, ainda era uma raridade os carros com vidro elétrico.

Com o passar do tempo, esse modelo começou a ganhar popularidade e, com o avanço da tecnologia, também se tornou completamente elétrico, o que fez dele um grande avanço no automobilismo.

Mais à frente, o sistema de janelas elétricas ganhou tanta popularidade que, nas últimas décadas, passou a ser aplicado até em carros mais comuns e, hoje, vemos que a maioria dos carros acompanham esse sistema.

Ainda, com o crescente avanço da tecnologia automobilística, novas funcionalidades foram adicionadas às janelas elétricas, como o sistema antiesmagamento, que impede o vidro de fechar ao perceber uma obstrução entre ele.

Contudo, por mais que seja um dispositivo extremamente eficiente, é capaz de apresentar alguns problemas.

Identificando a causa do problema

Motorista analisando problemas no vidro elétrico

Quando o vidro elétrico apresentar problemas, a primeira coisa a se fazer é analisar a quantidade de janelas que ainda funcionam, ou se todas estão com problema. Caso todas as janelas estejam apresentando mau funcionamento, muito provavelmente o problema se encontra nos fusíveis. Isso acontece pois o fusível é o responsável por abrir todas as janelas ao mesmo tempo.

Os fatores que podem causar problemas nos fusíveis se baseiam na idade e conservação de tais, já que, se não for bem conservado, o fusível pode estar queimado. Porém, antes de focarmos nos fusíveis, é necessário compreender que há outros fatores mais simples que também podem ocasionar problemas, estes, por sua vez, são mais fáceis de resolver.

A princípio, conferir os botões de acionamento das janelas é o primeiro passo quando as janelas apresentarem problemas. Caso seja singular ou não-total, isto é, algumas janelas ainda funcionam, conferir os botões de todas pode trazer à tona um possível mau funcionamento em um dos botões. A causa é simples, se a janela está com problemas de funcionamento do botão , é provável que este tenha entrado água, comprometendo todo o circuito. Porém, caso o problema não esteja nos botões, ainda é possível que o problema seja outro: o motor de acionamento.

O motor de acionamento, como o nome diz, é o responsável por acionar todo o sistema da janela elétrica. Ele se encontra dentro da porta e, caso apresente falhas, diferentemente dos botões, pode comprometer mais de uma janela.

Por fim, caso não seja nenhuma dessas opções e, se as janelas falharem apenas quando o sistema de alarme funciona, é possível que haja uma má interferência entre o sistema de janelas e o de segurança. Neste caso, a falha está no dispositivo de segurança e pode ser resolvida com serviço especializado.

Um problema mais grave

Especialista em fusíveis para vidros elétricos

Como foi dito no tópico anterior, se o problema não for encontrado, muito provavelmente ele está nos fusíveis. Para comprovar isso, é necessário seguir uma série de procedimentos para encontrar o possível erro no fusível. 

Primeiramente, quando o erro está na central de comando, todas as janelas não funcionam, se o fusível for o problema, muito provavelmente ele estará queimado e ativar os botões de acionamento da janela não ocasionará nada. Caso a janela apresente sinais de tentativa de funcionar, mas, mesmo assim, não funcione, talvez seja um problema mecânico e, portanto, mais simples de ser resolvido. Caso não funcione de jeito nenhum, é necessária uma análise na caixa de fusíveis, e aqui vem um ponto muito importante: qualquer interferência na ordem dos fusíveis pode piorar toda a situação.

Se algum fusível for arrancado de forma errônea, é possível que a energia que vai para a Central de Injeção seja interrompida e, assim, todo o veículo e seus componentes eletrônicos podem ser afetados diretamente. Sendo assim, a melhor maneira de resolver o problema é consultar o manual do proprietário e, assim, identificar o possível fusível problemático.

Caso o problema permaneça, muito provavelmente algum conector da rede eletrônica do carro se encontra solto ou corroído por ação da água, como foi dito anteriormente.

Por fim, se há a necessidade de abrir a janela elétrica e todos os meios se apresentam indisponíveis, é possível abri-la manualmente. Neste caso, você deve manter a porta estável e pressionar a trava da porta (pelo lado de fora) contra você. Após isso, basta ‘’pegar’’ o vidro com as mãos e pressionar para baixo ou para cima, sempre manuseando com cuidado.

Solucionando o problema

Especialista em vidros elétricos

Em qualquer um dos casos citados, procurar por um serviço especializado, ao invés de tentar resolver o problema sozinho, é a melhor opção, já que o problema será encontrado e resolvido mais facilmente. 

Porém, para evitar que problemas com o vidro elétrico aconteçam frequentemente, é possível tomar algumas providências de segurança que garantem mais vida útil ao seu carro. Uma delas é fazer a lubrificação dos vidros frequentemente e corretamente. Para isso, é possível utilizar lubrificante em spray e graxa branca: retire o painel da porta, após isso, limpe a poeira e aplique os produtos. Tome muito cuidado pois, se os produtos entrarem em contato com outras áreas a não ser o vidro, pode danificar os componentes elétricos do carro.

Caso o problema envolve o próprio vidro, isto é, ele em si esteja quebrado, ou, além disso, os componentes de acionamento da janela estejam com problema, buscar serviços especializados em conserto é, também, a melhor opção.

Deixe um comentário