Motores flex: pode misturar os combustíveis?

Bomba de combustível

Os motores flex são predominantes em carros no Brasil. E grande parte dos motoristas prefere essa alternativa, afinal, ela permite escolher entre dois combustíveis na hora de abastecer: etanol ou gasolina.

Contudo, existem algumas dúvidas e questões que envolvem esse tipo de motor — por exemplo, se pode ou não misturar esses dois combustíveis no mesmo tanque.

Afinal, será que pode? É uma ação segura? Ou será que ela pode comprometer o desempenho e a vida útil do motor, e o certo a se fazer é algum tipo de limpeza na divisão caso decida trocar um pelo outro?

Se você também tem essas dúvidas e quer entender se carros com motores flex podem misturar etanol e gasolina, não deixe de conferir as informações a seguir!

O que são motores flex e como eles funcionam?

Conforme explicado logo no começo do artigo, os motores flex são um tipo de motor que pode utilizar tanto gasolina quanto etanol como combustível. 

Por conta dessa flexibilidade, os proprietários de veículos têm mais opções de abastecimento e, com isso, podem, inclusive, economizar — o que é sempre bem-vindo, não é mesmo?

E como funciona exatamente esse tipo de motor? O funcionamento dos motores flex é relativamente simples. No caso, eles conseguem ajustar automaticamente a quantidade de combustível injetada no motor com base no tipo de combustível utilizado. 

Isso é feito por meio de um sensor chamado sonda lambda (também conhecido como sensor de oxigênio), que reconhece o combustível utilizado, assim como a proporção de etanol e gasolina presente no tanque.

Esse sensor ainda informa à central eletrônica do veículo que controla a quantidade de combustível injetado no motor, de modo a garantir que ele opere de maneira eficiente e segura.

Afinal, pode misturar etanol e gasolina em um motor flex?

Como você acompanhou na explicação anterior, o funcionamento dos motores flex ocorre por meio de um sensor que detecta se há etanol, gasolina ou a mistura de ambos no tanque. 

Então, respondendo a pergunta, sim, pode misturar esses dois combustíveis. Se você estiver, por exemplo, com etanol no tanque e quiser completar com gasolina (ou vice-versa), pode fazer isso sem medo.

O motor flex tem revestimentos apropriados para resistir à corrosão causada pelo etanol e também pela gasolina, e os tempos de queima da mistura são eletronicamente controlados, se adaptando à proporção do combustível usado no momento.

Agora, é válido ressaltar que embora exista essa flexibilidade, é fundamental sempre abastecer com combustível de qualidade para evitar maiores problemas. Portanto, dê preferência para postos de confiança e com boa reputação, ok?

A mistura de combustíveis de qualidade duvidosa, além de poder afetar o desempenho do motor, pode causar danos ao sistema de injeção eletrônica.

Qual a proporção certa de etanol e gasolina para motores flex?

Bomba de combustível

Um assunto que também costuma surgir quando se fala sobre motores flex diz respeito à proporção que cada combustível deve ter no tanque de um veículo.

Porém, vale destacar que os motores flex foram desenvolvidos para trabalharem com qualquer um dos dois combustíveis, em qualquer proporção. 

Não há uma proporção certa. Tudo dependerá da sua preferência por autonomia, desempenho ou economia.

Por isso, é essencial conhecer as características de cada combustível. A gasolina, em geral, oferece mais autonomia, ou seja, rende mais. Já o etanol, por sua vez, ajuda a melhorar o desempenho do veículo.

Sendo assim, se você deseja garantir uma relação desempenho-eficiência, pode considerar a proporção de 50% de etanol e 50% de gasolina.

Como escolher o melhor combustível para o seu veículo flex?

Com base nas informações que você acompanhou até aqui, é natural que esteja se perguntando: afinal, qual combustível escolher? Qual é o melhor: etanol ou gasolina?

Antes de tudo, é importante levar em consideração as características de cada tipo de combustível. 

O etanol é uma alternativa renovável e tem um preço mais baixo em relação à gasolina. Já a gasolina é mais estável em relação à sua composição, o que garante uma performance mais uniforme no motor.

Ademais, para escolher o melhor combustível para o seu veículo flex, é preciso considerar alguns fatores, como:

  • preço do combustível;
  • tipo de uso do veículo;
  • recomendações do fabricante.

Embora o etanol normalmente seja mais barato que a gasolina, a sua eficiência energética é menor. Por isso, é necessário fazer cálculos para saber qual combustível oferece a melhor relação custo-benefício para o seu veículo.

Cálculo para descobrir qual combustível compensa mais

Para calcular qual combustível compensa mais entre etanol e gasolina, você precisa fazer a seguinte conta:

Divida o preço do litro do etanol pelo preço do litro da gasolina. Se o resultado for igual ou inferior a 0,7, então o etanol é mais vantajoso. Já se o resultado for superior a 0,7, então a gasolina vale mais a pena.

Isso ocorre porque o poder calorífico da gasolina é, em média, 30% maior do que o do etanol, então o valor padrão usado para o cálculo é 0,7. 

A fórmula matemática é:

preço do litro do etanol/preço do litro da gasolina = resultado

Para entender essa fórmula de maneira prática, acompanhe o exemplo: suponha que você tenha ido abastecer o seu veículo. No caso, o preço do litro do etanol era R$4,50 e o preço do litro da gasolina R$5,40. Sendo assim, o cálculo a se fazer é:

4,50/5,40 = 0,83

Nesse caso, o resultado é superior a 0,7, o que significa que a gasolina é mais vantajosa.

Outros fatores relevantes

Pessoa lendo um manual de instrução

Além do aspecto acima, é importante considerar o seu tipo de uso com o veículo para escolher o combustível que compensa mais. 

Se você utiliza o carro principalmente em percursos urbanos, o etanol tende a ser uma opção mais interessante. 

Já se você costuma utilizar o veículo em estradas, rodovias e em velocidades mais elevadas e constantes, a gasolina pode ser mais indicada devido ao seu maior poder energético.

Por último, além desses pontos, vale ressaltar que é relevante você consultar o manual do proprietário para saber as especificações do motor do seu veículo. Isso inclui a proporção ideal de etanol, gasolina e a octanagem recomendada. 

Seguir as indicações do fabricante é essencial para garantir o melhor desempenho do veículo e evitar danos ao motor.

Neste post, você aprendeu que, sim, pode misturar combustíveis nos motores flex. Além disso, conheceu os principais fatores que influenciam na escolha por etanol, gasolina ou ambos.

Para encerrar e continuar se abastecendo de conhecimento, confira este outro post sobre carro gastando muito combustível? 7 motivos para isso!

Deixe um comentário